Revista Colaborativa Rio Claro Online Contato WhatsApp: +55 19 9 9801.7240 | 3597.0881 contato@rioclaroonline.com.br


animais
23 de janeiro de 2019

Garantir comida e água para animais de rua vira lei em Itapevi, SP


O presidente da Câmara de Itapevi, Professor Rafael (Pode) promulgou na última sexta-feira, 18, o projeto de lei, de autoria do vereador Denis Lucas de Oliveira (PRB), que autoriza o poder público a fazer parceria para a colocação de comedouros e bebedouros para animais de rua no município. Denominada AlimentaCão, a nova lei tem por objetivo garantir a proteção e o bem-estar dos animais que vivem na rua, aproveitando a disposição da sociedade para colaborar com a ideia, sem que haja custos para a prefeitura. De acordo com o projeto, a construção dos comedouros e bebedouros públicos, bem como seu abastecimento, limpeza e manutenção não serão de responsabilidade da municipalidade, devendo ser realizada pela comunidade, instituições privadas, sociedade de proteção animal, Ongs, ou por pessoas físicas comprometidas com a causa animal previamente selecionadas e cadastradas pelo órgão responsável.

 

Além disso, caberá a essas entidades zelar pela conservação e higiene dos equipamentos, que serão fiscalizados pelo poder públicos. Para a implementação do projeto poderão ser firmadas parcerias com escolas, presídios, instituições de recuperação de jovens, sejam públicas ou privadas. A aquisição de insumos, como ração, também poderá ser feita por meio de parcerias, com campanhas de arrecadação para o abastecimento dos comedouros.
O projeto também prevê penalidades para quem for pego danificando os recipientes.

 

O comprometimento total ou parcial dos equipamentos por meio de vandalismo será punido com multa de R$ 500, e o valor será revertido para a causa animal. A medida foi promulgada pela Câmara porque não foi analisada pelo prefeito Igor Soares no prazo regimental, após aprovação pelos vereadores. Caso o presidente do Legislativo não adotasse a medida, o projeto de lei poderia ser inviabilizado.

 

 

Por Júlio Rezende
Fonte: www.olharanimal.org


1
30 de julho de 2018

Cães são resgatados de canil clandestino em Rio Claro


A Guarda Civil Municipal de Rio Claro em ação conjunta com o Departamento de Proteção Animal regataram na última sexta-feira (27), 14 cães em um canil clandestino na cidade. A responsável pelo local foi detida.

 

No local, as autoridades encontraram os animais, maioria fêmeas, e duas cadelas também estavam grávidas.

 

O Departamento de Proteção Animal alerta que os cães seriam usados para comércio ilegal.

 

Os animais foram recolhidos e estão no Canil de Rio Claro.

 

A mulher foi encaminhada para a delegacia, ouvida e liberada.


6
5 de julho de 2018

Rio Claro/SP receberá veículo de Castramóvel para castração de cães e gatos


A vereadora Maria do Carmo Guilherme realizou pedido junto ao deputado federal Ricardo Izar (PP), solicitando emenda para a compra de um veículo “Castramóvel”.

 

“Após diversas conversas com protetores de animais e pessoas envolvidas com a causa animal, verificamos a necessidade de ter um “Castramóvel” em nosso município”, disse a vereadora.

 

“Infelizmente o abandono de animais é uma realidade, o controle populacional de cães e gatos tem que ser encarado como um trabalho de política pública. A castração é parte do trabalho feito para conscientização da posse responsável”.

 

A verba no valor de R$ 120 mil já está na conta da Fundação Municipal de Saúde, que será a responsável por abrir o edital para aquisição do veículo adaptado e equipado conforme as normas de saúde.

 

Finalmente Rio Claro/SP poderá atender a demanda que não é pouca na cidade, elaborando assim, um cronograma de atendimento por regiões. Os serviços serão gratuitos.

 

6


1
19 de fevereiro de 2018

Conheça a Campanha Adote no Canil 2018, para ajudar e somar forças com o Canil Municipal


A Primeira Agência de Publicidade e Marketing da Cidade de Rio Claro/SP e Região, a Agência Interativa Nautilus Publicidade desenvolveu a Ideia da Campanha Adote no Canil para ajudar e somar forças com o Canil Municipal, e esse ano de  2018 a campanha está no seu segundo ano promovendo a conscientização e importância da Adoção Responsável, a Campanha estará sendo divulgada nas redes sociais.

 

“A ideia dessa importante Campanha é justamente viabilizar novas ações e divulgações para chamar a atenção da população em geral para a demanda de animais abandonados e carentes que se encontram no Canil Municipal. Esse ano de 2018 a nossa Agência completa 40 Anos, e para comemorar e também mostrarmos a consciência social da empresa realizando algumas Campanhas e Eventos a fim de trazer mais adeptos, empresas, parceiros e amigos, para se aproximarem das causas sociais na cidade de Rio Claro/SP, ações bem planejadas e empregadas em parceria com a comunidade e com o poder público, resultam em efetivas ações de melhorias para a cidade,  tudo é viável se as pessoas tiverem vontade de ver a mudança acontecer e se estiverem dispostas a praticar cidadania diariamente!”, afirma a Diretora Executiva da Agência Leila Pizzotti”.

 

A Campanha Adote no Canil é uma Parceria do Canil Municipal e da Agência Interativa Nautilus Publicidade.

 

CAMPANHA #ADOTENOCANIL – CANIL MUNICIPAL

 

Para adoção o horário de atendimento é das 7 às 17h e se for apenas para visitação: das 13 às 17h.
Sábados, Domingos e Feriados: das 7 às 12h.

 

Todos os animais são castrados, vacinados, vermifugados e Chipados.
Levar um documento para adoção.

 

Os interessados também podem entrar em contato pelo telefone: (19) 3532.4115

 

O município de Rio Claro aposta na posse responsável para reduzir o número de animais nas ruas. Antes de adotar um animal é preciso considerar o espaço físico, custos de alimentação e características da raça.

 

 Levar um documento para adoção.

Muitos animais domésticos vivem abandonados nas ruas das cidades brasileiras. Para ajudar a reduzir esse problema, em Rio Claro a Secretaria Municipal de Meio Ambiente faz orientação sobre alguns cuidados importantes antes de se optar pela adoção ou compra de um animal de estimação. E também oferece castração gratuita de cães e gatos para reduzir a procriação indesejada.

 

O Departamento Municipal de Proteção Animal ressalta que, antes de decidir ter um animal em casa, é preciso considerar aspectos como o espaço físico disponível, os recursos para alimentar e cuidar da higienização do animal e a empatia dos membros da família em relação ao bicho de estimação. Também é necessário ter opções para não haver abandono caso a família viaje.

 

Um importante aspecto a ser considerado é a característica da raça escolhida. Algumas são dóceis, outras temperamentais, algumas mansas, serenas e outras, hiperativas. Por isso, não basta escolher apenas pelo aspecto visual do animal.

 

O departamento de Proteção Animal usa como exemplo de raça que costuma gerar muitos abandonos é a ChowChow. Por serem fortes e territorialistas, cães dessa raça podem ter problemas com pessoas fora do convívio familiar e rotineiro, e também com outros animais. Acabam muitas vezes sendo abandonados.

 

Outra ação do município de Rio Claro para diminuir o número de animais nas ruas é a castração gratuita de cães e gatos. O serviço é feito no Centro Cirúrgico do Centro de Controle de Zoonoses. O agendamento é feito pelos telefones (19) 3535-4441 e 3533-7155, de segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas.

 

Canil Municipal

 

Os interessados em adotar podem visitar o canil municipal de Rio Claro, que abre ao público diariamente. Localizado na Rua Alfa, sem número, ao lado do Centro de Controle de Zoonoses, o canil atende de segunda a sexta-feira das 7 às 17 horas, e aos sábados, domingos e feriados das 8 às 12 horas.

 

O Canil Municipal possui fanpage no Facebook no endereço www.facebook.com/canilrioclaro, na qual a comunidade pode ver quais são os animais abrigados a espera de adoção.

 

canil

canil

canil01

 


1
4 de fevereiro de 2018

Departamento de Proteção Animal tem novo Diretor


O advogado Ricardo Gobbi e Silva é o novo diretor do Departamento Municipal de Proteção Animal de Rio Claro, em substituição a Solange Mascherpe, que estava no cargo há um ano.

 

“Reconhecemos o trabalho até aqui realizado, porém fizemos a mudança para implantar uma nova dinâmica nos serviços, capaz de fortalecer e aproximar o trabalho da prefeitura aos grupos de proteção pensando sempre no bem-estar dos animais”, afirma o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. De acordo com o prefeito, em 2018 os serviços do setor deverão ser ampliados, com normas rigorosas no funcionamento do canil municipal e novos investimentos nos serviços de castração e chipagem. “Também vamos trabalhar para a estruturação da recolha dos animais de grande porte”, informa.

 

O departamento tem entre suas funções coordenar o canil municipal e os serviços de atendimento aos animais em sofrimento. “O desafio do trabalho é grande na preservação dos direitos dos animais”, comenta Ricardo Gobbi e Silva.

 

O novo diretor tem 42 anos, formou-se em Direito pela Unimep, foi um dos fundadores da Comissão de Direito Ambiental da OAB/Rio Claro, tem inúmeros cursos de direito ambiental e é docente cadastrado no Centro de Estudos Ambientais da Unesp.

 

IMPRENSA DA PREFEITURA DE RIO CLARO – SP

Foto: Rio Claro Online


1
17 de novembro de 2017

Cão macho, com o órgão genital mutilado é encontrado na Estrada de Itapé


Munícipes encontraram um cachorro jogado na estrada de Itapé na chuva e com uma corda no pescoço, duro sem movimento de tanta dor, abandonado para morrer, imediatamente o socorreram, levando-o no Dr Geraldo Wiechmann da Clínica Veterinária Bela Vista há cerca de uma semana atrás de madrugada.

 

2

 

A maldade foi tanta que cortaram o órgão genital do cachorro no osso e provavelmente levou também uma pancada forte nas costas, Dr Geraldo fez as injeções, internando assim o cachorro. O seu dono e tutor Leandro Martinez reconheceu o cachorro, e a pedido de Leandro o cachorro foi transferido para Araras onde não resistiu e morreu.

 

Mais um caso de maldade do homem a um ser que não sabe se defender da crueldade humana 

 

O cachorro ganhou o nome de Menino Bom durante o tempo que estava ainda tentando lutar por sua vida.

 

A situação lamentável ocorrida com os munícipes Cah Rodrigues, Taynan Rodrigues, Tamires Rodrigues, que acharam o cachorro e imediatamente se mobilizaram para tentar salvá-lo, (assim como Marcinha Ferrari Maia e outros voluntários que ajudaram na divulgação e compartilhamento do caso nas redes sociais para que o seu possível tutor fosse localizado) só confirma que o tamanho descaso, indiferença e ignorância humana da pessoa que fez essa crueldade com o cachorro, não pode ficar impune!

 

 

  QUE BARBÁRIE COMETIDA!!!

1


1
4 de setembro de 2017

Prefeito da Cidade de Rio Claro/SP realiza reunião sobre as Denúncias de maus tratos com os Animais no Canil Municipal


O Prefeito Juninho da Padaria realizou uma reunião na tarde de hoje (04) para esclarecimentos sobre a Sindicância e Denúncias de maus tratos com os Animais do Canil Municipal.

 

No último domingo (3), representantes da ONG GARC OPERACIONAL “Guardiões dos Animais de Rio Claro” denunciaram casos de supostos maus tratos de animais atendidos pelo Canil Municipal. Representantes da sociedade civil, e membros da UPARC e demais associações da Causa Animal na cidade também se posicionaram horrorizados com a situação.

 

A denúncia foi embasada em imagens captadas pelas próprias câmeras de segurança do Canil e por outras situações observadas por cuidadoras da cidade, que revelam comportamentos agressivos de funcionários do Canil no tratamento com alguns animais.

 

A ONG GARC OPERACIONAL constatou que no caso de um cachorro que foi castrado, as evidências (fotos e vídeos) deixam claro a negligência de cuidados cabíveis.

 

O Ministério Público também está ciente e em primeira instância, solicitou ação da Polícia Militar Ambiental.


1
18 de agosto de 2017

Adoções no Canil Municipal Dobram em Julho


Quarenta e quatro animais que estavam no canil municipal de Rio Claro foram adotados em julho. A quantidade, recorde, é o dobro da média mensal de adoções registrada no primeiro semestre deste ano. Uma das ações recentes da prefeitura para fazer do canil referência para quem quer adotar é a implantação de microchips nos animais que serão adotados. “É um procedimento que auxilia na identificação dos animais e contribui para inibir maus tratos e abandonos”, explica a diretora do diretora do departamento municipal de Proteção Animal (DPA), Solange Mascherpe.

 

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, a quantidade de animais adotados no canil municipal varia mês a mês, mas o crescimento em julho foi bastante significativo. Nos seis primeiros meses deste ano, 132 cães e gatos do canil foram adotados – 22 por mês, em média, metade do registrado no mês passado.

 

Os animais recolhidos no canil municipal são bem cuidados e quem adotar levará para casa cães e gatos clinicamente saudáveis. No canil são aplicadas vacinas antirrábica e V-8 (que previne contra cinomose, parvovirose e leptospirose) e realizados procedimentos como vermifugação e castração, além de exames clínicos e de sangue. O canil municipal possui baias individuais, coletivas e as especiais, para cães e gatos em recuperação, além de centro cirúrgico, ambulatórios veterinários e área de soltura.

 

Adoção

 

É fundamental ficar atento a alguns cuidados ao se decidir ter animal de estimação. A prefeitura destaca que é preciso considerar aspectos como o espaço físico disponível, os recursos para alimentar e cuidar da higienização do animal, a empatia dos demais membros da família e as opções para não haver abandono caso a família viaje.

 

Os interessados em adotar podem visitar o canil municipal, que abre diariamente e abriga cerca de 130 animais entre cães e gatos. Localizado na Avenida das Indústrias, sem número, no Distrito Industrial, o canil atende de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas e aos sábados, domingos e feriados, das 7 às 12 horas. É necessário levar um documento de identificação.

 

A fanpage do canil municipal no Facebook está no endereço www.facebook.com/canilrioclaro e é opção para a comunidade ver quais os animais abrigados a espera de adoção.

 

Os interessados também podem entrar em contato pelo telefone 3532-4115.


canil02
20 de julho de 2017

Campanha #ADOTENOCANIL 2017 – Causa Animal


A Primeira Agência de Publicidade e Marketing da Cidade de Rio Claro/SP e Região, a Agência Interativa Nautilus Publicidade desenvolveu a Ideia da Campanha Adote no Canil para ajudar e somar forças com o Canil Municipal, a Campanha estará sendo divulgada nas redes sociais e em material impresso.

 

“A ideia dessa importante Campanha é justamente viabilizar novas ações e divulgações para chamar a atenção da população em geral para a demanda de animais abandonados e carentes que se encontram no Canil Municipal. Esse ano de 2017 a nossa Agência completa 40 Anos, e para comemorar e também mostrarmos a consciência social da empresa estamos realizando algumas Campanhas e Eventos a fim de trazer mais adeptos, empresas, parceiros e amigos, para se aproximarem mais das causas sociais na cidade de Rio Claro/SP, ações bem planejadas e empregadas em parceria com a comunidade e com o poder público, resultam em efetivas ações de melhorias para a cidade,  tudo é viável se as pessoas tiverem vontade de ver a mudança acontecer e se estiverem dispostas a praticar cidadania diariamente!”, afirma a Diretora Executiva da Agência Leila Pizzotti”.

 

A Campanha Adote no Canil é uma Parceria do Canil Municipal e da Agência Interativa Nautilus Publicidade.

 

CAMPANHA #ADOTENOCANIL – CANIL MUNICIPAL

 

Para adoção o horário de atendimento é das 7 às 17h e se for apenas para visitação: das 13 às 17h.
Sábados, Domingos e Feriados: das 7 às 12h.

 

Todos os animais são castrados, vacinados, vermifugados e Chipados.
Levar um documento para adoção.

 

Os interessados também podem entrar em contato pelo telefone: (19) 3532.4115

 

O município de Rio Claro aposta na posse responsável para reduzir o número de animais nas ruas. Antes de adotar um animal é preciso considerar o espaço físico, custos de alimentação e características da raça.

 

Muitos animais domésticos vivem abandonados nas ruas das cidades brasileiras. Para ajudar a reduzir esse problema, em Rio Claro a Secretaria Municipal de Meio Ambiente faz orientação sobre alguns cuidados importantes antes de se optar pela adoção ou compra de um animal de estimação. E também oferece castração gratuita de cães e gatos para reduzir a procriação indesejada.

 

O Departamento Municipal de Proteção Animal ressalta que, antes de decidir ter um animal em casa, é preciso considerar aspectos como o espaço físico disponível, os recursos para alimentar e cuidar da higienização do animal e a empatia dos membros da família em relação ao bicho de estimação. Também é necessário ter opções para não haver abandono caso a família viaje.

 

Um importante aspecto a ser considerado é a característica da raça escolhida. Algumas são dóceis, outras temperamentais, algumas mansas, serenas e outras, hiperativas. Por isso, não basta escolher apenas pelo aspecto visual do animal.

 

O departamento de Proteção Animal usa como exemplo de raça que costuma gerar muitos abandonos é a ChowChow. Por serem fortes e territorialistas, cães dessa raça podem ter problemas com pessoas fora do convívio familiar e rotineiro, e também com outros animais. Acabam muitas vezes sendo abandonados.

 

Outra ação do município de Rio Claro para diminuir o número de animais nas ruas é a castração gratuita de cães e gatos. O serviço é feito no Centro Cirúrgico do Centro de Controle de Zoonoses. O agendamento é feito pelos telefones (19) 3535-4441 e 3533-7155, de segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas.

 

Canil Municipal

 

Os interessados em adotar podem visitar o canil municipal de Rio Claro, que abre ao público diariamente e abriga 130 animais entre cães e gatos. Localizado na Rua Alfa, sem número, ao lado do Centro de Controle de Zoonoses, o canil atende de segunda a sexta-feira das 7 às 17 horas, e aos sábados, domingos e feriados das 8 às 12 horas.

 

O Canil Municipal possui fanpage no Facebook no endereço www.facebook.com/canilrioclaro, na qual a comunidade pode ver quais são os animais abrigados a espera de adoção.

 

canil

canil01


agitacao
3 de julho de 2017

Vem aí o 12º AgitaCão, com muitas atrações e prêmios para os melhores amigos!


Em parceria com a Contato Pet Center, o Shopping Rio Claro sedia em 03 de setembro, a partir das 9h00, a 12ª edição do AgitaCão, evento beneficente em prol da A.E.P.A. (Associação Educativa de Proteção Animal), com o objetivo de arrecadar ração. O evento acontecerá no Estacionamento do Shopping Rio Claro em frente à Praça de Alimentação.

 

O 12º AgitaCão reúne diversas atividades para os donos e seus animais. Assim como em suas edições anteriores, o evento promete reunir cães e seus donos em uma manhã repleta de atrações, incluindo a tradicional Cãominhada, pista de agility e o famoso CãoCurso. “Dentre tantos momentos de diversão, o principal objetivo do evento é a arrecadação de 2 toneladas de ração para a A.E.P.A., entidade conhecida pelo seu excelente trabalho com cães carentes em Rio Claro. Neste ano, o evento mantém firme seu principal objetivo de reunir os melhores amigos em um dia repleto de diversão, integrando pessoas, marcas patrocinadoras, órgãos públicos e instituições beneficentes em prol dos cães carentes da cidade”, destaca Samuel Machado Nunes, organizador do evento.

 

Além deste evento, o público poderá participar do Desfile de Cães para Adoção, que acontece no dia 02 de setembro no Shopping Rio Claro e contará com a presença de ONGs e instituições que resgatam e cuidam de cães abandonados em Rio Claro. Esta é uma oportunidade para todos os que amam animais de aumentar sua família e dar um novo lar a um cão abandonado.

 

Confira a programação do 12º AgitaCão:

 

Cãominhada

 

Nada mais saudável do que caminhar. Se for ao lado de seu “aumigão” então, melhor ainda! É por isso que a tradicional Cãominhada será promovida no 12º AgitaCão, onde todos os melhores amigos se unirão em um percurso pré-determinado no Estacionamento do Shopping Rio Claro.

 

Atenção: caso seu cão não tenha pique suficiente para cumprir todo o circuito, não o force. Sendo o dono, você conhece melhor do que ninguém os limites dele.

 

Agility

 

A animação entre os melhores amigos é garantida na pista de agility. Com obstáculos que apresentam baixo grau de dificuldade, todos podem brincar e cumprir cada etapa deste divertido desafio!

 

Atenção: ao brincar na pista de agility, acompanhe seu cão em todos os obstáculos. Caso você não seja o dono do cão que estiver passando pelo túnel, evite ficar próximo à saída deste obstáculo para não assustá-lo.

 

Cãocurso

 

Uma das atrações mais aguardadas do AgitaCão, o Cãocurso traz prêmios e certificados aos cães ganhadores de cada uma de suas cinco categorias. As inscrições serão abertas em breve através do site portalagitacao.com.br.

 

As categorias desse ano são:

 

Cão Fantasiado – Grande Porte

 

Envie uma foto do seu cão de grande porte fantasiado. Caso ele seja um dos três finalistas, você deverá levá-lo no dia do evento com a mesma fantasia da foto.

 

Cão Fantasiado – Médio Porte

 

Envie uma foto do seu cão de médio porte fantasiado. Caso ele seja um dos três finalistas, você deverá levá-lo no dia do evento com a mesma fantasia da foto.

 

Cão Fantasiado – Pequeno Porte

 

Envie uma foto do seu cão de pequeno porte fantasiado. Caso ele seja um dos três finalistas, você deverá levá-lo no dia do evento com a mesma fantasia da foto.

 

Cão Chique

 

Envie uma foto do seu cão tosado, penteado e com acessórios. Caso ele seja um dos três finalistas, você deverá levá-lo no dia do evento com o mesmo visual da foto.

 

Cão Cover

 

Envie uma foto do seu cão e informe com qual outro cão famoso ele é parecido. Exemplos: Vira-Lata (filme), K-9, Scooby-Doo, Frank (M.I.B.), Marley (Marley e Eu), Pongo (101 Dálmatas), Priscila (TV Colosso), etc.

 

Dentre as fotos enviadas, as três de cada categoria que mais receberem votos serão as finalistas e concorrerão ao título de “Cãopeão” no dia do evento.

 

Participe mobilizando seus amigos para a votação e partindo para a torcida!

 

Para mais informações, acesse: www.portalagitacao.com.br