Revista Colaborativa Rio Claro Online Contato WhatsApp: +55 19 9 9801.7240 | 3597.0881 contato@rioclaroonline.com.br


senac
26 de setembro de 2018

Capacitação em Libras proporciona inclusão de pessoas com deficiência auditiva


5,1% da população brasileira é deficiente auditiva; intérprete do Senac Rio Claro fala da importância da profissão para a inclusão social no Dia Nacional do Surdo

 

O Senac Rio Claro comemora o Dia Nacional do Surdo e a Luta pela Inclusão, em 26 de setembro, com uma boa notícia. No próximo ano, oferecerá os cursos livres Língua Brasileira de Sinais 1 e Língua Brasileira de Sinais 2, cada um contará com 45 horas de duração. As capacitações ensinam Libras, segunda língua oficial no Brasil desde 2012, proporcionando a comunicação profissional e interação social entre as pessoas com ou sem a deficiência. De acordo com uma estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2017*, cerca de 9,7 milhões de brasileiros possuem deficiência auditiva, o que representa 5,1% da população do país.

 

Para Jéssica Pereira, intérprete de Libras da unidade, a língua de sinais é fundamental na vida dessa parcela da população, que compreende o mundo e as informações por meio de experiências 100% visuais. “Nem todos os deficientes auditivos comunicam-se de forma oral ou conseguem fazer uso da leitura labial. Por isso, o intérprete de libras torna-se peça-chave nos espaços sociais. A pessoa com deficiência auditiva deve ter seus direitos e deveres garantidos.”

 

Atuação profissional

 

Para ampliar esse movimento, o Decreto de Lei 5.626/05, que insere a Libras como disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de educadores, tem impulsionado a abertura de novos postos de trabalho, com possibilidades de atuação do profissional como professor, instrutor e intérprete.

 

“Isso significa que todos os cursos de licenciatura, pedagogia e de educação especial, tanto das instituições públicas quanto privadas, devem formar mestres capazes de educar alunos com deficiência auditiva.”

 

Jéssica explica ainda que o profissional pode atuar em diferentes esferas: educacional (escolas e instituições de ensino); conferência (palestras, eventos, congressos e audiências públicas); comunitário (órgãos públicos, serviços públicos e área de saúde) e corporativo (empresas).

 

Para os interessados em atuar no setor ou que tenham interesse em comunicar-se com pessoas deficientes auditivas, em breve as inscrições serão abertas. Basta ficar de olho no Portal Senac: www.sp.senac.com.br/rioclaro para mais informações.

 

Senac  é uma das melhores empresas para trabalhadores com deficiência

 

O Senac São Paulo conquistou o 2º lugar na edição de 2018 do prêmio Melhores Empresas para Trabalhadores com Deficiência, promovido pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, em parceria com o Centro de Tecnologia e Inclusão. Em 2016, recebeu, também, o Reconhecimento Global de Boas Práticas para Trabalhadores com Deficiência, na sede da ONU, em Nova York. Na ocasião, o Senac foi tido pela sua excelência em todas as práticas avaliadas: recrutamento e seleção, acessibilidade, cultura organizacional, e protagonismo e gestão

 

*https://censo2010.ibge.gov.br/noticias-censo.html?busca=1&id=1&idnoticia=2965&t=pns-2013-dois-anos-mais-metade-nascimentos-ocorreram-cesariana&view=noticia

 

**http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm

 

Serviço:

Senac Rio Claro

Endereço: Avenida Dois, 720 – Centro – Rio Claro/SP

Informações e inscrições: www.sp.senac.br/rioclaro