1
19 de junho de 2018

O processo seletivo para o ProUni (Programa Universidade para Todos) na próxima semana, dia 26, e oferece 174 mil bolsas em todo país para o segundo semestre de 2018.

 

O programa vai ofertar ao todo 174.289 vagas, desse total, 68.884 são bolsas integrais e 105.405 são bolsas parciais. Os estudantes que desejam se candidatar devem realizar as inscrições na página do ProUni.

 

Atenção aos pré-requisitos para participar da seleção:

 

  • É necessário ter feito o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2017
  • Possuir nota mínima de 450 pontos
  • Não possuir nota zero na redação
  • Não possuir curso superior
  • Ter cursado o ensino médio completo na rede pública ou como bolsista integral na rede privada

 

*Deficientes físicos e professores da rede pública também podem participar da seleção

 

 

Bolsa integral

 

  • Possuir renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio

 

 

Bolsa parcial (50%)

 

  • Possuir renda familiar per capita de até três salários mínimos

 

As inscrições serão realizadas de 26 de junho de 2018 até as 23 horas e 59 minutos de 29 de junho de 2018 (horário de Brasília).

 

O resultado será divulgado no dia 2 de julho, na página do ProUni, a segunda chamada é divulgada no dia 16 de julho.

 

Fonte: Midiamax


enem1
18 de junho de 2018

O Ministério da Educação (MEC) divulga hoje (18) o resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Nesta edição, o programa oferece 57.271 vagas em 68 instituições públicas de ensino superior em todo o país. O resultado será divulgado na página do programa na internet.

Os estudantes selecionados deverão fazer a matrícula nas instituições de ensino entre 22 e 28 de junho. Aqueles que não foram selecionados poderão participar da lista de espera. O prazo para que isso seja feito é de 22 a 27 de junho. A convocação dos candidatos em lista de espera será de 3 de julho a 21 de agosto.

Podem concorrer às vagas os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2017 e obtiveram nota acima de zero na redação.

As vagas serão oferecidas em oito instituições públicas estaduais, uma faculdade pública municipal e 59 instituições públicas federais, com dois centros de Educação Tecnológica, 27 institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia e 30 universidades.

 

Fonte: Exame


1
17 de maio de 2018

Presidente do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia, suspendeu amento de 10,5% aos professores da rede estadual de SP.

 

Mostrando mais uma vez sua cara reacionária, o STF decidiu suspender o aumento de professores que havia sido determinado pela justiça. A autora do despacho foi a presidente do supremo, a ministra Cármen Lúcia.

 

A decisão suspende temporariamente uma decisão em primeira e segunda instância da justiça do estado de São Paulo, que atendeu uma ação da AEOPESP – Sindicato dos professores do estado de São Paulo – que pedia que toda a categoria recebesse um aumento no valor de 10,5%.

 

Atendendo ao pedido da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo, Cármen Lúcia fundamenta sua decisão afirmando que a manutenção da decisão da Justiça paulista significaria “grave risco de lesão à ordem e à economia públicas”.

 

Interessante que para a ministra golpista os salários dos professores são considerados um “grave risco à economia pública”, mas não os altíssimos salários dos juízes e seus benefícios que fazem do judiciário brasileiro um dos mais caros do mundo.

 

A categoria do magistério público é a que recebe menores salários, dentre aqueles que exigem ensino superior. Em média, os professores recebem salários 80% menores do que as demais profissões. Agravando esse quadro, Geraldo Alckmin promoveu uma política de arrocho salarial por quase 4 anos, o que resultou em uma grande desvalorização dos salários.

 

Essa é mais uma demonstração do caráter arbitrário e reacionário do judiciário brasileiro que foi um pilar da consumação e continuidade do golpe institucional.

 

Não é a primeira vez que o STF ataca a educação público e os professores. A mesma corte já rasgou o direito de greve previsto na constituição e autorizou o desconto de salários em greves, mesmo que considerada legal. Também rasgou o princípio da laicidade, ao autorizar que o ensino confessional (religioso) fosse realizado no ensino público. Além disso, deu parecer desfavorável a aplicação integral a lei do piso, descumprida por quase todos os estado e municípios.

 

A APEOESP, através de seus boletins e na figura de sua presidência, Maria Izabel Noronha, vinha cantando vitória em base a decisão em segunda instância da justiça paulista. Frente à paralisia que a própria direção do sindicato impôs a categoria, a aposta em ações judiciais serve apenas para semear a ilusão de que essa justiça reacionária pode conceder alguma conquista ou benefício aos professores.

 

Na realidade, a direção majoritária da APEOESP, que está há anos nas mãos do PT, tenta esconder as derrotas que promove na categoria, com ações jurídicas que em sua maior parte não resolvem nenhum dos problemas da educação pública.

 

Seremos os primeiros a denunciar as arbitrariedades dessa casta de toga, no entanto os professores precisam se contrapor à essa política de sua direção sindical que submete demandas que só podem ser arrancadas com mobilizações e planos de luta, aos fóruns do degradado sistema judicial brasileiro.

 

 

Por Danilo Magrão

Professor de sociologia da rede pública


1
11 de maio de 2018

Isso mesmo, não é mentira! Adquira as habilidades digitais necessárias para fazer crescer a sua marca e a sua carreira. O Google disponibiliza um plano de aprendizagem pessoal totalmente gratuito! Veja a seguir mais informações.

 

Aperfeiçoe as suas habilidades digitais para desenvolver a sua empresa, a sua vida profissional ou simplesmente aumentar a sua confiança. Saiba mais logo abaixo.

 

Os especialistas do Ateliê Digital do Google vão ajudá-lo a ter sucesso online. Todas as pessoas podem se estudantes, independentemente do nível de habilidades, dos objetivos ou da experiência no mundo digital.

 

Veja também:

Fundação Bradesco Lança Novos cursos Online Gratuitos

Governo Oferece curso Online gratuito de Inglês e Espanhol 

 

 

Crescimento dos negócios digitais. 

 

Atualmente a possibilidade e o potencial de crescimento de pequenas e médias empresas e de novos profissionais é realmente surpreendente, quando aprendem a aproveitar ao máximo todo o potencial da Web.  O objetivo do desse curso online é que todos tenham as habilidades digitais necessárias para aproveitar a revolução tecnológica e compartilhar esse crescimento.

 

Detalhes sobre a estrutura do curso. 

 

O nível de desenvolvimento desse curso online é totalmente ilimitado. Depois de visualizar tutoriais em vídeo de especialistas que já estiveram no seu lugar, irá consolidar competências para promover a sua empresa online. Você  também aprenderá a captar a atenção das pessoas certas e a aproveitar ao máximo o potencial da Web para alcançar os seus objetivos.

 

Vantagens ao fazer o curso em Marketing Digital do Google

 

Nós sabemos que existem muitas formas de utilizar a Web para expandir a sua empresa ou desenvolver a sua vida profissional, desde que tenha os professores certos que lhe mostrem como fazer.

 

Os  especialistas do google vão ajudá-lo em cada passo ou desafio ao longo do caminho, com tutoriais em vídeo, atividades e recursos. Vai aprender com a experiência e adquirir competências digitais do mundo real que pode começar a aplicar desde já.

 

O curso do Google oferece certificação?

 

Sim, tem certificação. Você receberá o certificado por e-mail após concluir toda a Biblioteca de tópicos. O indicador de progresso no seu painel de controle indica o que já concretizou e quais tópicos necessita concluir para obter o seu certificado.

 

Onde faço a minha inscrição para o curso em Marketing Digital?

 

Para fazer sua inscrição clique aqui.  Ou acesse learndigital.withgoogle.com

 

 

Fonte: O Martelo de Nietzsche


senac
10 de abril de 2018

As aulas, realizadas em parceria com a UDAM, iniciam a partir do dia 14 de maio

 

Estão abertas as inscrições para os cursos de Qualificação Profissional – Jardineiro, Cuidador de Idosos e Cuidador Infantil –, para qualificar profissionais e agilizar sua inserção no mercado do trabalho. Essa oferta, totalmente gratuita, é uma parceria entre o Senac Rio Claro e a UDAM (União de Amigos) – instituição que há mais de 50 anos colabora com crianças, adolescentes e seus familiares em situação de vulnerabilidade social. Os interessados podem se matricular na sede da própria UDAM.

 

O Senac será responsável pelas aulas teóricas e práticas e a UDAM, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social de Rio Claro, cederá o local para a realização dos cursos. De acordo com Regiane Cassab, coordenadora técnica da UDAM, o projeto é realizado pela segunda vez em parceria com o Senac Rio Claro: “Como as aulas são oferecidas pelo Senac, uma instituição de credibilidade no ensino, a inserção dos alunos no mercado de trabalho é facilitada e isso é muito gratificante para nós”, explica.

 

O curso Jardineiro capacita os alunos para classificar plantas, preparar o solo para o plantio, formar, manter e reformar jardins e vasos. Eles aprendem, ainda, técnicas de nutrição, poda e tratamento, sempre levando em conta o respeito ao meio ambiente. Serão ofertadas 20 vagas, com início para o dia 14 de maio.

 

Os interessados pelo Cuidador de Idosos são preparados para acompanhar e auxiliar os idosos em sua rotina, melhorando a qualidade de vida deles. Os alunos vão entender as necessidades desse público, auxiliando na preservação e valorização da convivência social e familiar. Com 20 vagas disponíveis, esse curso começa também no dia 14 de maio.

 

Já o Cuidador Infantil capacita pessoas que querem atuar com crianças de zero a seis anos; para isso aprendem diferenças e peculiaridades de cada faixa etária. O curso, que inicia em 4 de junho, também, prepara os alunos para prestar atendimentos individualizados. Estão sendo ofertadas 20 vagas.

 

As inscrições podem ser realizadas na UDAM, em Rio Claro, na avenida 30, 1210, bairro Santana. Mais informações são obtidas no Portal Senac: www.sp.senac.br/rioclaro.

 

Serviço:

Jardineiro

Data: 14 de maio a 17 de agosto de 2018

Horário: de segunda, terça e sexta-feira, das 8 às 12 horas

Local: UDAM, avenida 30, 1210 – Santana – Rio Claro/SP

 

Cuidador de Idosos

Data: 14 de maio a 16 de julho de 2018

Horário: de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas

Local: UDAM, avenida 30, 1210 – Santana – Rio Claro/SP

 

Cuidador Infantil

Data: 4 de junho a 9 de agosto de 2018

Horário: de segunda a quinta-feira, das 13h30 às 17h30

Local: UDAM, avenida 30, 1210 – Santana – Rio Claro/SP

 

 

Senac Rio Claro

Endereço: Avenida Dois, 720 – Centro – Rio Claro/SP

Informações e inscrições: www.sp.senac.br/rioclaro


1
3 de abril de 2018

Número de famílias que devolvem os filhos depois da adoção mais que dobrou nos últimos anos na capital federal

 

Os casos de famílias que adotaram uma criança e depois devolveram mais que dobraram nos últimos anos na capital federal. Em 2016 foram duas desistências, já no ano passado os casos subiram para oito devoluções. Neste ano, em três meses, já foram três ocorrências.

 

Os dados foram obtidos pelo Destak junto à Vara da Infância, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), responsável pelos processos de adoção na capital. Segundo o tribunal, os principais argumentos dos pais que devolvem crianças são que os pequenos apresentam rebeldia, questionamentos de regras, dificuldades escolares, indisciplina, oposição às figuras de autoridade, presença de fortes vínculos com a família biológica.

 

O tribunal, porém rebate os argumentos destes pais. Para os servidores do órgão que acompanham o período de adaptação das famílias com as crianças, falta vontade e persistência por parte dos pais adotivos. “Percebemos uma baixa resiliência por parte dos postulantes diante das dificuldades previsíveis, que são intrínsecas ao processo de sedimentação dos laços parentais. Falta de manejo no enfrentamento das crises que fazem parte da adaptação dos adotandos a um novo contexto familiar”, afirma o tribunal, por meio de nota.

 

Desistir de uma adoção só é permitido durante o estágio de convivência, fase que tem duração mínima de 30 dias e prazo fixado pela Justiça caso a caso – um projeto no Senado quer determinar tempo máximo de um ano para essa fase.
Para a psicóloga e presidente da Organização da Sociedade Civil (OSC) Aconchego, Soraya Pereira, as famílias não podem ter dúvidas quando decidirem adotar.

 

“As pessoas, antes de tomarem uma decisão por adotar, elas devem estar certas daquilo, pois as crianças podem não atender os anseios de seu interesse. Elas não podem ser consideradas mercadorias que podemos trocar”, diz.

 

Dados da Vara de Infância mostram que o DF têm em média 130 crianças disponíveis para pouco mais de 500 famílias cadastradas para adoção.

   

Fonte: Destak Jornal
Foto: Estadão Conteúdo


senac-rioclaro
27 de março de 2018

As vagas gratuitas são para os cursos técnicos; as aulas iniciam em diferentes datas a partir de 2 de abril

 

O Senac Rio Claro está com inscrições abertas de bolsas de estudo para cursos técnicos na área de Meio Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho. As vagas são destinadas a pessoas que buscam qualificação profissional e um rápido ingresso no mundo do trabalho. Mais informações no Portal Senac: www.sp.senac.br.

 

Meio Ambiente para Técnico em Segurança do Trabalho

Capacita o aluno a participar de ações que identificam o controle de aspectos ambientais, com o objetivo de minimizar os impactos causados à natureza. A qualificação colabora com o processo de licenciamento ambiental de organizações e promove ações de educação ambiental.

Data: de 2 de abril a 4 de setembro de 2018.

Horário: de segunda a quinta-feira, das 19 às 22h30.

Bolsas: 12 vagas.

 

Especialização Técnica em Segurança do Trabalho na Construção

Possibilita ao aluno avaliar canteiros, frentes de trabalho e riscos potenciais, com base no conhecimento de processos e projetos construtivos que possam gerar situações de trabalho inadequadas aos trabalhadores e no entorno das obras.

Data: de 7 de abril de 2018 a 9 de fevereiro de 2019.

Horário: aos sábados, das 8 às 17horas.

Bolsas: 28 vagas.

 

Técnico em Segurança do Trabalho

Capacita o profissional para atuar na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais em empresas privadas, públicas e órgãos públicos de administração direta e indireta. Contribui, ainda, para a manutenção da saúde e da integridade física dos funcionários e da sustentabilidade da empresa que precisa cumprir com as exigências legais e gerenciar situações de risco.

Data: de 19 de agosto de 2018 a 3 de dezembro de 2020.

Horário: de segunda a quinta-feira, das 19 às 22horas.

Bolsas: 5 vagas.

 

 

Serviço:

Senac Rio Claro

Endereço: Avenida Dois, 720 – Centro

Informações e inscrições: www.sp.senac.br/rioclaro


1
20 de março de 2018

MEC divulgou os espelhos dos textos nesta segunda-feira

 

RIO- O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta segunda-feira os espelhos de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017. Os estudantes terão acesso à versão digitalizada do texto que escreveram e também às notas atribuídas a cada uma das cinco competências que são avaliadas na prova. O GLOBO reuniu algumas redações que tiveram nota maior que 950, leia abaixo.

 

Na última edição, o Enem pedia que os alunos escrevessem sobre “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”, um dos temas mais complexos já abordados nos últimos anos, segundo especialistas.

 

Aluno do Colégio e Vestibular de A a Z, Antônio Pedro Fortuna alcançou 980 pontos na redação e conseguiu obter o 1º lugar do curso de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

 

Antônio Pedro Fortuna, 19 anos, tirou 980 na redação:

 

 

 

O estudante Thiago Saback, aluno do Descomplica, conseguiu o 2º lugar no curso de Física da UFRJ após tirar 980 na prova de redação.

Thiago Saback, 23 anos, tirou 980 na redação:

 

 

 

João também quer Medicina e usará sua boa nota no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do segundo semestre. O candidato registrou 960 pontos na redação.

 

João Antônio Ferreira, 18 anos, tirou 960 na redação:

 

 

  

Fonte: O Globo

Foto: Abertura dos portões para a prova do Enem 2017, na Uninove da Barra Funda

Paulo Pinto / Agência O Globo


1
19 de fevereiro de 2018

A Primeira Agência de Publicidade e Marketing da Cidade de Rio Claro/SP e Região, a Agência Interativa Nautilus Publicidade desenvolveu a Ideia da Campanha Adote no Canil para ajudar e somar forças com o Canil Municipal, e esse ano de  2018 a campanha está no seu segundo ano promovendo a conscientização e importância da Adoção Responsável, a Campanha estará sendo divulgada nas redes sociais.

 

“A ideia dessa importante Campanha é justamente viabilizar novas ações e divulgações para chamar a atenção da população em geral para a demanda de animais abandonados e carentes que se encontram no Canil Municipal. Esse ano de 2018 a nossa Agência completa 40 Anos, e para comemorar e também mostrarmos a consciência social da empresa realizando algumas Campanhas e Eventos a fim de trazer mais adeptos, empresas, parceiros e amigos, para se aproximarem das causas sociais na cidade de Rio Claro/SP, ações bem planejadas e empregadas em parceria com a comunidade e com o poder público, resultam em efetivas ações de melhorias para a cidade,  tudo é viável se as pessoas tiverem vontade de ver a mudança acontecer e se estiverem dispostas a praticar cidadania diariamente!”, afirma a Diretora Executiva da Agência Leila Pizzotti”.

 

A Campanha Adote no Canil é uma Parceria do Canil Municipal e da Agência Interativa Nautilus Publicidade.

 

CAMPANHA #ADOTENOCANIL – CANIL MUNICIPAL

 

Para adoção o horário de atendimento é das 7 às 17h e se for apenas para visitação: das 13 às 17h.
Sábados, Domingos e Feriados: das 7 às 12h.

 

Todos os animais são castrados, vacinados, vermifugados e Chipados.
Levar um documento para adoção.

 

Os interessados também podem entrar em contato pelo telefone: (19) 3532.4115

 

O município de Rio Claro aposta na posse responsável para reduzir o número de animais nas ruas. Antes de adotar um animal é preciso considerar o espaço físico, custos de alimentação e características da raça.

 

 Levar um documento para adoção.

Muitos animais domésticos vivem abandonados nas ruas das cidades brasileiras. Para ajudar a reduzir esse problema, em Rio Claro a Secretaria Municipal de Meio Ambiente faz orientação sobre alguns cuidados importantes antes de se optar pela adoção ou compra de um animal de estimação. E também oferece castração gratuita de cães e gatos para reduzir a procriação indesejada.

 

O Departamento Municipal de Proteção Animal ressalta que, antes de decidir ter um animal em casa, é preciso considerar aspectos como o espaço físico disponível, os recursos para alimentar e cuidar da higienização do animal e a empatia dos membros da família em relação ao bicho de estimação. Também é necessário ter opções para não haver abandono caso a família viaje.

 

Um importante aspecto a ser considerado é a característica da raça escolhida. Algumas são dóceis, outras temperamentais, algumas mansas, serenas e outras, hiperativas. Por isso, não basta escolher apenas pelo aspecto visual do animal.

 

O departamento de Proteção Animal usa como exemplo de raça que costuma gerar muitos abandonos é a ChowChow. Por serem fortes e territorialistas, cães dessa raça podem ter problemas com pessoas fora do convívio familiar e rotineiro, e também com outros animais. Acabam muitas vezes sendo abandonados.

 

Outra ação do município de Rio Claro para diminuir o número de animais nas ruas é a castração gratuita de cães e gatos. O serviço é feito no Centro Cirúrgico do Centro de Controle de Zoonoses. O agendamento é feito pelos telefones (19) 3535-4441 e 3533-7155, de segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas.

 

Canil Municipal

 

Os interessados em adotar podem visitar o canil municipal de Rio Claro, que abre ao público diariamente. Localizado na Rua Alfa, sem número, ao lado do Centro de Controle de Zoonoses, o canil atende de segunda a sexta-feira das 7 às 17 horas, e aos sábados, domingos e feriados das 8 às 12 horas.

 

O Canil Municipal possui fanpage no Facebook no endereço www.facebook.com/canilrioclaro, na qual a comunidade pode ver quais são os animais abrigados a espera de adoção.

 

canil

canil

canil01

 


unesp
15 de fevereiro de 2018

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) divulgou hoje (15/2), nos endereços vestibular.unesp.br e www.vunesp.com.br, a segunda chamada para matrícula do Vestibular 2018, com oferta de 7.365 vagas em 173 cursos de 23 cidades. O exame foi aplicado em duas fases e registrou 107.753 inscritos. As provas foram aplicadas em 31 cidades paulistas, além de Brasília/DF, Campo Grande/MS e Uberlândia/MG.

 

As matrículas são feitas primeiramente de forma virtual, conforme as orientações publicadas no Manual do Candidato, disponível para consulta no site da Vunesp. As matrículas virtuais em segunda chamada serão realizadas a partir das 10 horas de hoje (quinta-feira, 15/2) e se encerram às 16 horas de amanhã, sexta-feira (16/2).

 

A terceira e a quarta chamada serão divulgadas nos dias 20 e 23 de fevereiro (terça e sexta), respectivamente. Todas as chamadas para matrícula só incluirão nomes de candidatos que tenham confirmado no site interesse por vaga, cujo prazo foi dos dias 2 a 5 deste mês.

 

As provas da Unesp foram aplicadas em 31 cidades paulistas (além das 23 onde há cursos, os exames acontecerão em Americana, Campinas, Guarulhos, Jundiaí, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santo André e Sorocaba) e ainda em Brasília (DF), Campo Grande (MS) e Uberlândia (MG).

 

As cidades para as quais há oferta de carreiras neste vestibular são Araçatuba (170 vagas), Araraquara (855), Assis (405), Bauru (1.045), Botucatu (600), Dracena (80), Franca (410), Guaratinguetá (310), Ilha Solteira (310), Itapeva (80), Jaboticabal (280), Marília (475), Ourinhos (90), Presidente Prudente (640), Registro (40), Rio Claro (490), Rosana (80), São João da Boa Vista (40), São José do Rio Preto (460), São José dos Campos (120), São Paulo (185), São Vicente (80) e Tupã (120).

 

A Unesp destina mínimo de 50% das suas vagas por curso ao Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública. Este índice era de 45% no último exame, quando a porcentagem de ingressantes oriundos de escolas públicas foi de 52,6%.

 

BAIXE AGORA MESMO A LISTA DOS CONVOCADOS PARA A SEGUNDA CHAMADA

CLIQUE AQUI!

 

 

Sobre a Unesp

 

A Unesp, Universidade Estadual Paulista, é uma universidade pública, gratuita, que está entre as maiores e melhores do País. Está presente em 24 cidades do Estado de São Paulo com 34 faculdades e institutos, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão em todas as áreas do conhecimento. Fundada em 1976, a instituição oferece 182 cursos de graduação e 146 programas de pós-graduação. Tem 51.311 alunos (37.770 na graduação, 13.541 na pós stricto sensu), 3.826 professores e 6.782 servidores técnico-administrativos. Possui cerca de 1.900 laboratórios e 30 bibliotecas, com mais de 1,3 milhão de livros. Oferece cursos pré-vestibulares gratuitos em suas unidades, bem como diversos programas de extensão de serviços à comunidade. Três escolas de ensino técnico são mantidas pela Universidade: o Colégio Técnico Industrial em Bauru, o Colégio Técnico Industrial em Guaratinguetá e o Colégio Técnico Agrícola em Jaboticabal.

 

Mais informações:

 

Informações sobre todos os cursos da Universidade no Guia de Profissões, em www.unesp.br/guiadeprofissoes

Assista um vídeo sobre a Unesp em www.unesp.br/unespvideos

Disque Vunesp – (11) 3874-6300 (de segunda a sábado, das 8 às 20 horas)

Sites – http://vestibular.unesp.br e www.vunesp.com.br


unesp
8 de fevereiro de 2018

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) divulgou hoje (7/2), nos endereços vestibular.unesp.br e www.vunesp.com.br, a primeira chamada para matrícula do Vestibular 2018, com oferta de 7.365 vagas em 173 cursos de 23 cidades. O exame foi aplicado em duas fases e registrou 107.753 inscritos. As provas foram aplicadas em 31 cidades paulistas, além de Brasília/DF, Campo Grande/MS e Uberlândia/MG.

 

As matrículas são feitas primeiramente de forma virtual, conforme as orientações publicadas no Manual do Candidato, disponível para consulta no site da Vunesp. As matrículas virtuais em primeira chamada serão realizadas a partir das 10 horas de hoje (quarta-feira, 7/2) e se encerram às 16 horas de amanhã, quinta-feira (8/2).

 

A segunda e a terceira chamada serão divulgadas nos dias 15 e 20 de fevereiro (quinta e terça), respectivamente. Todas as chamadas para matrícula só incluirão nomes de candidatos que tenham confirmado no site interesse por vaga, cujo prazo foi dos dias 2 a 5 deste mês.

 

As provas da Unesp foram aplicadas em 31 cidades paulistas (além das 23 onde há cursos, os exames acontecerão em Americana, Campinas, Guarulhos, Jundiaí, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santo André e Sorocaba) e ainda em Brasília (DF), Campo Grande (MS) e Uberlândia (MG).

 

As cidades para as quais há oferta de carreiras neste vestibular são Araçatuba (170 vagas), Araraquara (855), Assis (405), Bauru (1.045), Botucatu (600), Dracena (80), Franca (410), Guaratinguetá (310), Ilha Solteira (310), Itapeva (80), Jaboticabal (280), Marília (475), Ourinhos (90), Presidente Prudente (640), Registro (40), Rio Claro (490), Rosana (80), São João da Boa Vista (40), São José do Rio Preto (460), São José dos Campos (120), São Paulo (185), São Vicente (80) e Tupã (120).

 

A Unesp destina mínimo de 50% das suas vagas por curso ao Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública. Este índice era de 45% no último exame, quando a porcentagem de ingressantes oriundos de escolas públicas foi de 52,6%.

 

Sobre a Unesp

 

A Unesp, Universidade Estadual Paulista, é uma universidade pública, gratuita, que está entre as maiores e melhores do País. Está presente em 24 cidades do Estado de São Paulo com 34 faculdades e institutos, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão em todas as áreas do conhecimento. Fundada em 1976, a instituição oferece 182 cursos de graduação e 146 programas de pós-graduação. Tem 51.311 alunos (37.770 na graduação, 13.541 na pós stricto sensu), 3.826 professores e 6.782 servidores técnico-administrativos. Possui cerca de 1.900 laboratórios e 30 bibliotecas, com mais de 1,3 milhão de livros. Oferece cursos pré-vestibulares gratuitos em suas unidades, bem como diversos programas de extensão de serviços à comunidade. Três escolas de ensino técnico são mantidas pela Universidade: o Colégio Técnico Industrial em Bauru, o Colégio Técnico Industrial em Guaratinguetá e o Colégio Técnico Agrícola em Jaboticabal.

 

Mais informações:

Informações sobre todos os cursos da Universidade no Guia de Profissões, em www.unesp.br/guiadeprofissoes

Assista um vídeo sobre a Unesp em www.unesp.br/unespvideos

Disque Vunesp – (11) 3874-6300 (de segunda a sábado, das 8 às 20 horas)

Sites – http://vestibular.unesp.br e www.vunesp.com.br


1
4 de fevereiro de 2018

Mais de 20 mil alunos voltam às aulas na segunda-feira (5) nas escolas municipais de Rio Claro. Os estudantes retornam à sala de aula após período de férias. Professores e funcionários retomaram atividades na quinta-feira (1º), quando foi realizada a aula inaugural que marcou o início do ano letivo na rede municipal de ensino. Na sexta-feira (2) as escolas fizeram reuniões de planejamento do ano letivo.

 

As escolas terão tempo de adaptação para os novos alunos e também para quem vai retomar as atividades escolares. “É fundamental que as escolas planejem a volta às aulas com o objetivo de integrar os novos alunos, acolher aqueles que retornam e garantir o melhor ambiente para a convivência de todos”, comenta o secretário da Educação, Adriano Moreira.

 

Os alunos do Ensino Fundamental terão horário reduzido na segunda-feira (5). As escolas vão funcionar das 7 às 9 horas no período da manhã e das 13 às 15 horas no período da tarde. Na terça-feira (6), o funcionamento será em horário normal. O mesmo vale para as crianças atendidas pelo Projeto Presença Esperança. “O período de adaptação é muito importante para as crianças se sentirem mais seguras com a nova rotina”, afirma Osmar Arruda Garcia, diretor do Departamento Pedagógico da Secretaria da Educação.

 

Na Educação Infantil, etapas 1 e 2 (creche e pré-escola), haverá três dias de adaptação, com duas horas de aula em cada um. Na segunda e terça-feira as crianças atendidas em período integral terão aulas das 7 às 9 horas ou das 7h30 às 9h30. Nesses dois dias os alunos deverão estar acompanhados dos pais ou responsável.

 

Na quarta-feira, dia 7, será adotado o mesmo horário com a diferença de que as crianças ficarão sem acompanhantes. “O responsável deve deixar as crianças na escola e buscá-las depois de duas horas”, explica Keila Pinto, coordenadora da Educação Infantil Etapa 1.

 

Para os alunos da Educação Infantil que frequentam as aulas em apenas um período, será adotado o mesmo procedimento tendo apenas alteração no horário: das 7 às 9 horas no período da manhã e das 13 às 15 horas no período da tarde. A partir da quinta-feira (8), as aulas serão realizadas em horário normal.

 

Os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) das salas descentralizadas da Escola Marcelo Schmidt terão aulas das 7 às 9 horas na segunda-feira e horário normal a partir de terça-feira. Já os alunos da EJA do período noturno iniciam as aulas das 19 às 21 horas na segunda-feira e em horário normal a partir da terça-feira.

 

IMPRENSA DA PREFEITURA DE RIO CLARO – SP


unesp
2 de fevereiro de 2018

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) divulgou hoje (2/2), nos endereços vestibular.unesp.br e www.vunesp.com.br, o resultado final do Vestibular 2018, com oferta de 7.365 vagas em 173 cursos de 23 cidades. O exame foi aplicado em duas fases e registrou 107.753 inscritos. As provas foram aplicadas em 31 cidades paulistas, além de Brasília/DF, Campo Grande/MS e Uberlândia/MG.

 

De 2 a 5 de fevereiro (sexta a segunda), todos os candidatos classificados, inclusive o primeiro colocado de cada curso, deverão confirmar interesse por vaga, procedimento a ser realizado no site da Vunesp por quem pretende se matricular. A primeira lista de convocados será divulgada no dia 7 de fevereiro, quarta-feira, somente com os nomes de candidatos que tenham declarado interesse por vaga.

 

As matrículas são feitas primeiramente de forma virtual, conforme as orientações publicadas no Manual do Candidato, disponível para consulta no site da Vunesp. As matrículas virtuais em primeira chamada serão realizadas nos dias 7 e 8 (quarta e quinta) deste mês. A segunda e a terceira chamada serão divulgadas nos dias 15 e 20 de fevereiro (quinta e terça), respectivamente. Todas as chamadas para matrícula só incluirão nomes de candidatos que tenham confirmado no site interesse por vaga.

 

As provas foram aplicadas em 31 cidades paulistas (além das 23 onde há cursos, os exames acontecerão em Americana, Campinas, Guarulhos, Jundiaí, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santo André e Sorocaba) e ainda em Brasília (DF), Campo Grande (MS) e Uberlândia (MG).

 

As cidades para as quais há oferta de carreiras neste vestibular são Araçatuba (170 vagas), Araraquara (855), Assis (405), Bauru (1.045), Botucatu (600), Dracena (80), Franca (410), Guaratinguetá (310), Ilha Solteira (310), Itapeva (80), Jaboticabal (280), Marília (475), Ourinhos (90), Presidente Prudente (640), Registro (40), Rio Claro (490), Rosana (80), São João da Boa Vista (40), São José do Rio Preto (460), São José dos Campos (120), São Paulo (185), São Vicente (80) e Tupã (120).

 

A Unesp destina mínimo de 50% das suas vagas por curso ao Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública. Este índice era de 45% no último exame, quando a porcentagem de ingressantes oriundos de escolas públicas foi de 52,6%.

 

 

BAIXE AGORA MESMO A LISTA DOS CLASSIFICADOS UNESP 2018 – CLIQUE AQUI!

Rio Claro Online – Revista Colaborativa

 

 

Sobre a Unesp

 

A Unesp, Universidade Estadual Paulista, é uma universidade pública, gratuita, que está entre as maiores e melhores do País. Está presente em 24 cidades do Estado de São Paulo com 34 faculdades e institutos, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão em todas as áreas do conhecimento. Fundada em 1976, a instituição oferece 182 cursos de graduação e 146 programas de pós-graduação. Tem 51.311 alunos (37.770 na graduação, 13.541 na pós stricto sensu), 3.826 professores e 6.782 servidores técnico-administrativos. Possui cerca de 1.900 laboratórios e 30 bibliotecas, com mais de 1,3 milhão de livros. Oferece cursos pré-vestibulares gratuitos em suas unidades, bem como diversos programas de extensão de serviços à comunidade. Três escolas de ensino técnico são mantidas pela Universidade: o Colégio Técnico Industrial em Bauru, o Colégio Técnico Industrial em Guaratinguetá e o Colégio Técnico Agrícola em Jaboticabal.

 

 

Mais informações:

 

Informações sobre todos os cursos da Universidade no Guia de Profissões, em www.unesp.br/guiadeprofissoes

Assista um vídeo sobre a Unesp em www.unesp.br/unespvideos

 

Disque Vunesp – (11) 3874-6300 (de segunda a sábado, das 8 às 20 horas)

Sites – http://vestibular.unesp.br e www.vunesp.com.br

 


cultura-rioclaro-sp
19 de janeiro de 2018

A Rio Claro Online através da sua Editora Chefe e cidadã Leila Pizzotti, que representa diversos movimentos sociais na cidade de Rio Claro/SP, deu entrada no mês de Dezembro de 2017 em 2 processos no Atende Fácil:

 

N° Processo: 42571
N° Processo: 42572

 

O que esses dois processos solicitam para a gestão atual? Segue abaixo:

 

Solicitação de Informações:
– Cópia das Atas de todas as reuniões do Concult que essa Secretaria se fez presente

 

– Cópia da agenda de reuniões com datas e horas do Concult 2017

 

– Cópia de todos os documentos relacionados ao Cuncult, ex: Estatuto, Lei 215 que foi para a Câmara e etc.

 

Solicitação de Valores/Recursos empregados em cada projeto desenvolvido pela Secretaria de Cultura no ano de 2017, assim como, a estimativa/detalhes de abordagens, técnicas utilizadas e público.

 

Segue abaixo alguns dos Projetos que a Rio Claro Online fez o levantamento independente que foram realizados no ano de 2017 pela Secretaria de Cultura, existem outros:

 

NOV – 26 – 2017
Fortalecendo a Cena: Belize e Bermudas, Blues et al., Sexy Jazz

 

NOV – 5 – 2017
Mobilização Cultural – Cultura Já!

 

SET – 23 – 2017
Oficina de Políticas Culturais

 

SET – 3 – 2017
Festival Paulista de Circo – Esquenta em Rio Claro

 

JUN – 24 – 2017
Show com Jeneci – Aniversário de Rio Claro SP (Oficial)

 

MAI – 27 – 2017
Mix Cultural – Rio Claro SP

 

MAI – 3 – 2017
Festival 100 Anos Dalva de Oliveira

 

ABR – 26 – 2017
Apresentações Culturais: Congada e Oro Ari | Roda de Capoeira

 

ABR – 25 – 2017
Oficina de Percussão | Apresentação de Dança Cia Afro Abayomi’n

 

ABR – 24 – 2017
Samba De Roda – Escola Cantar De Oxum e Palestra

 

ABR – 23 ao dia 28 – 2017
Semana “Ogum e Suas Origens Culturais”

 

MAR – 18 – 2017
Mostra Artística de Mulheres

 

O resumo dos processos são sobre solicitações á informações sobre documentos importante referentes ao CONCULT e sobre os Valores/Recursos, assim como a estimativa/detalhes de abordagens, técnicas utilizadas e público, dos Eventos realizados pela Secretaria de Cultura no ano de 2017, a cidadã não sendo respondida por email e nem pelo canal de comunicação da Prefeitura (Atende Fácil), solicitou ajuda ao sistema e-SIC e ao Órgão Destinatário: CGU – Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União para ter acesso as informações solicitadas através da Lei nº 12.527/2011 que regulamenta o direito constitucional de acesso às informações públicas.

 

Protocolo Acesso à Informação – e-SIC: 00075.000077/2018-43

 

A cidadã  e requerente das informações citadas, se posiciona da seguinte forma: “Se temos que implorar para os gestores nos repassarem informações básicas, que faz parte do nosso direito civil em buscar, a respeito do que se anda realizando e promovendo na cidade com o dinheiro dos nossos impostos, a dica para a população em geral que eu quero passar é, conforme a resposta fornecida (vide resposta na íntegra abaixo) pela responsável e secretária atual da secretaria de Cultura de Rio Claro/SP, a Sra. Daniela Ferraz , é mais fácil pedir informações e atendimento DIRETO para a Procuradoria Geral do Município, ou abrir Protocolo de Acesso à Informação no e-SIC mesmo (http://www.acessoainformacao.gov.br/), uma vez que o Atende Fácil, nesse caso e em muitos outros, serve apenas para repassar o problema sem apresentar solução, e de verdade eu achei que o Atende Fácil era para facilitar e integrar os serviços municipais, suas respectivas secretarias e a própria Procuradoria Geral do Município, acho que me enganei né?! Sem comentar o tempo que demora para obter respostas simples…

 

A prezada secretária é omissa e detentora de um total despreparo para continuar gerindo, liderando e ocupando um cargo em uma secretaria de extrema importância, que é a Secretaria de Cultura. Informações básicas que são necessárias e solicitadas pelos fazedores independentes de cultura na cidade, continuam sendo omitidas e escondidas debaixo dos panos…o que é que a população e as partes interessadas não podem saber? No momento continuamos sem um plano de cultura e sem uma luz no fim do túnel, é um escândalo atrás do outro, só não vê quem não quer, e de fato, é só isso que vemos e revemos na secretaria de Cultura de Rio Claro/SP infelizmente, pobre Cidade Azul…a sua Cultura continua abandonada para as traças, e o pior do pior, o dinheiro público está sendo queimado por uns e outros que apenas visam sua autopromoção”.

 

 

cultura


senac
16 de janeiro de 2018

Cursos estão com 30% de desconto e são indicados para quem está em busca de melhores oportunidades no mundo do trabalho

 

O Senac Rio Claro está com inscrições abertas para cursos de curta duração na área de tecnologia da informação. Além de contribuir para a reciclagem profissional, as qualificações podem fazer a diferença para quem está em busca de novas oportunidades na carreira.

 

Entre as formações ofertadas pela unidade, estão Ilustrator CC, Corel Draw X8 e Autocad 2018 Básico – Projetos em 2D. As aulas terão início em fevereiro e serão realizadas aos sábados. De acordo com Diego João de Ramos, docente da área de tecnologia da informação do Senac Rio Claro, os dois primeiros cursos permitem ao aluno aprender e desenvolver trabalhos de imagem vetorial, tais como criação de logomarca, cartazes, folders e projetos gráficos, essenciais para o cotidiano das empresas que atuam com comunicação.

 

O docente orienta que os interessados nessas qualificações precisam ter conhecimentos básicos em informática. Ele também explica que o Corel Draw é um software com uma interface mais simples e amigável para iniciantes que queiram trabalhar com edição gráfica. Já o Illustrator é um pouco mais complexo – pelo menos para quem não utiliza outros softwares da família Adobe. “O ideal é que o aluno tenha conhecimento em ambos. Hoje, o domínio desses programas é pré-requisito para se trabalhar em gráficas e agências de publicidade”, destaca.

 

Já o curso Autocad 2018 Básico – Projetos em 2D é indicado para quem precisa desenvolver projetos técnicos com medidas exatas. O programa é muito utilizado por profissionais das áreas de arquitetura, engenharias mecânica, elétrica, ambiental e civil, além de empresas de marcenaria que fabricam móveis planejados. Para se inscrever, é necessário ter conhecimentos em informática e desenho técnico.

 

“Estamos situados em uma região com grande potencial de empregabilidade nas áreas citadas, mas só vão se destacar aqueles profissionais que acompanharem as atualizações do mercado, finaliza Diego.

 

Para se inscrever, os interessados devem procurar a unidade ou acessar o Portal Senac: www.sp.senac.br/rioclaro. É possível, ainda, aproveitar a campanha do Senac São Paulo que oferece 30% de desconto em todos os cursos livres e técnicos presenciais.

 

 

Serviço:

 

Ilustrator CC

Data: de 3 de fevereiro de 2018

Carga horária: 36 horas

Horário: sábado, das 8h30 às 12h30

 

Autocad 2018 Básico – Projetos em 2D

Data: 3 de fevereiro de 2018

Carga horária: 42 horas

Horário: sábado, das 8h30 às 12h30

 

Corel Draw X8

Data: 10 de fevereiro de 2018

Carga horária: 34 horas

Horário: sábado, das 13 às 17 horas

 

Senac Rio Claro

Avenida Dois, 720 – Centro

Informações e inscrições: www.sp.senac.br/rioclaro


unesp
14 de dezembro de 2017

Serão realizadas nos dias 17 e 18 de dezembro, domingo e segunda-feira, as provas da segunda fase do Vestibular 2018 da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Estão convocados 53.014 candidatos, classificados entre os 107.753 inscritos, recorde histórico do exame. A consulta de local pode ser feita no site da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br), responsável pelas provas. Nos dois dias os candidatos responderão a 36 questões dissertativas e deverão elaborar uma redação.

 

Os portões dos prédios de prova serão fechados sempre às 14 horas. O exame terá duração de quatro horas e meia nos dois dias. Os candidatos devem se apresentar às 13 horas, portando documento original de identidade, lápis preto (proibido o uso de lapiseira), apontador, borracha, caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, e régua transparente.

 

As provas serão aplicadas em 31 cidades paulistas (além das 23 onde há cursos, os exames acontecerão em Americana, Campinas, Guarulhos, Jundiaí, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santo André e Sorocaba) e ainda em Brasília (DF), Campo Grande (MS) e Uberlândia (MG).

 

As cidades para as quais há oferta de carreiras neste vestibular são Araçatuba (170 vagas), Araraquara (855), Assis (405), Bauru (1.045), Botucatu (600), Dracena (80), Franca (410), Guaratinguetá (310), Ilha Solteira (310), Itapeva (80), Jaboticabal (280), Marília (475), Ourinhos (90), Presidente Prudente (640), Registro (40), Rio Claro (490), Rosana (80), São João da Boa Vista (40), São José do Rio Preto (460), São José dos Campos (120), São Paulo (185), São Vicente (80) e Tupã (120).

 

A Unesp destina mínimo de 50% das suas vagas por curso ao Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública. Este índice era de 45% no último exame, quando a porcentagem de ingressantes oriundos de escolas públicas foi de 52,6%.

 

 

Sobre a Unesp

 

A Unesp, Universidade Estadual Paulista, é uma universidade pública, gratuita, que está entre as maiores e melhores do País. Está presente em 24 cidades do Estado de São Paulo com 34 faculdades e institutos, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão em todas as áreas do conhecimento. Fundada em 1976, a instituição oferece 182 cursos de graduação e 146 programas de pós-graduação. Tem 51.311 alunos (37.770 na graduação, 13.541 na pós stricto sensu), 3.826 professores e 6.782 servidores técnico-administrativos. Possui cerca de 1.900 laboratórios e 30 bibliotecas, com mais de 1,3 milhão de livros. Oferece cursos pré-vestibulares gratuitos em suas unidades, bem como diversos programas de extensão de serviços à comunidade. Três escolas de ensino técnico são mantidas pela Universidade: o Colégio Técnico Industrial em Bauru, o Colégio Técnico Industrial em Guaratinguetá e o Colégio Técnico Agrícola em Jaboticabal.

 

 

Mais informações:

Informações sobre todos os cursos da Universidade no Guia de Profissões, em www.unesp.br/guiadeprofissoes

Assista um vídeo sobre a Unesp em www.unesp.br/unespvideos

Disque Vunesp – (11) 3874-6300 (de segunda a sábado, das 8 às 20 horas)

Sites – http://vestibular.unesp.br e www.vunesp.com.br


1
12 de dezembro de 2017

Quantidade recolhida é recorde. Encerramento será realizado quinta-feira (14) na Philarmônica.

 

Com número recorde de 20 escolas da rede municipal de ensino de Rio Claro, a Terceira Olimpíada Ambiental de Rio Claro chega ao fim nesta semana com recolhimento recorde de 70 toneladas de material reciclável, 400% a mais que no ano passado. Aliando jogos municipais estudantis com ações de conscientização e aprendizado sobre questões do meio ambiente, a atividade reuniu cerca de 6.500 estudantes em disputas esportivas, eventos culturais e gincanas ambientais.

 

Alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental participaram da Olimpíada Ambiental, que será encerrada em evento marcado para a próxima quinta-feira (14), às 18h30, na Philarmônica, com a divulgação das três primeiras colocadas do Ensino Infantil e Fundamental.

 

O recolhimento de recicláveis começou em agosto e na primeira semana de dezembro a arrecadação chegou a 1783 bags de materiais recicláveis, que serão destinados para a Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Material Reaproveitável de Rio Claro (Cooperviva) e para a Associação de Catadores de Material Reciclável Novo Tempo.

 

No total foram recolhidos 432 garrafas de dois litros com lacres de alumínio, 74 quilos de material de escrita, 1917 esponjas de limpeza, 92 quilos de tubos de pasta de dente vazios e 6142 litros de óleo, além de outros materiais recicláveis como papel, plástico e isopor. A arrecadação é recorde, já nas duas primeiras foram recolhidos nove e 14 toneladas, respectivamente.

“A conscientização ambiental foi um dos destaques das competições, com a participação efetiva de todos os envolvidos, alunos, professores e funcionários. Por conta deste interesse, uma das modalidades de maior mobilização foi a de recolhimento de material reciclável”, explica o secretário do Meio Ambiente, Antonio Penteado.

 

“Essa atividade é muito importante para a educação dos jovens, pois promove interação entre os alunos, e incentiva a prática de atividades sustentáveis e a conscientização da preservação do meio ambiente”, comenta o secretário de Educação, Adriano Moreira.

 

Divulgação Imprensa Rio Claro/SP


55
4 de dezembro de 2017

Há algumas semanas, a prefeitura de Rio Claro iniciou a construção de muro de proteção que vai contornar as escolas municipais “Isolina Huppert Cassavia”, no Jardim Brasília, e a “Jardim das Palmeiras – Caic”. A obra visa inibir a ação de marginais que por diversas vezes nos últimos anos invadiram as escolas. O muro ainda não está pronto.

 

Neste final de semana, novamente a Escola Municipal Isolina Huppert Cassavia, foi alvo de vandalismo. Desconhecidos invadiram o local, danificando a janela da sala do café, despejaram tintas pelo chão e paredes, quebraram painéis e enfeites de natal feitos pelos alunos e furtaram um ferro elétrico.

 

O prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, esteve na manhã de segunda-feira (04) na escola e verificou os danos. “Essas invasões nos preocupam. Quem invade escola é bandido. A comunidade pode nos ajudar e ligar para a Guarda Civil no 153 ou para a Polícia Militar no 190 quando notar algo de anormal em prédios públicos”, comentou. Funcionárias passaram toda a manhã fazendo a limpeza da escola, que conta com sistema de alarme e em breve passará a ter monitoramento eletrônico, conforme lembra Mônica Christofoletti, secretária interina da Educação.

 

O muro que está sendo construído terá 400 metros de extensão e mais de três metros de altura, sendo 2,60 metros de alvenaria mais proteção de alambrado na parte superior. Os trabalhos começaram pela Avenida 14, no fundo da escola Caic. O investimento é de R$ 224,7 mil com prazo de execução previsto de sete meses.

 

A construção do muro vinha sendo solicitada pela comunidade escolar e pais dos alunos desde a inauguração da escola Caic em 1996. “Com o muro iremos garantir mais tranquilidade, segurança e proteção para os alunos e profissionais que frequentam a instituição”, afirma Juninho.

   
Fonte: IMPRENSA DA PREFEITURA DE RIO CLARO – SP


rc
4 de dezembro de 2017

A Secretaria Municipal da Educação de Rio Claro vai manter todos os serviços em funcionamento na rede municipal de ensino neste final de ano. “Sabemos que muitos pais trabalham e, com as crianças em férias, é preciso mudar a rotina da casa. Portanto, o calendário escolar será cumprido até o último dia”, observa a secretária Interina da Educação Mônica Christofoletti.

As aulas nas escolas municipais vão até o dia 20 de dezembro com início das férias a partir do dia 21 para os estudantes da pré-escola, ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O calendário das creches é diferenciado e as aulas prosseguem até o fim de dezembro com fechamento das escolas em janeiro para concessão de férias para professores e funcionários. “O recesso de janeiro nas creches também permite que as crianças passem um tempo maior com as famílias”, afirma Mônica Christofoletti.

A secretária informa ainda que o serviço de transporte escolar irá funcionar normalmente até o fim do ano letivo, inclusive o fretamento realizado pela empresa responsável pelo transporte público. “Os alunos que utilizam o transporte escolar para frequentar a escola terão o serviço disponível até o último dia de aula”, esclarece Mônica.

Paulo Apolari, diretor de Planejamento da Secretaria da Educação, explica que as escolas são livres para escolher como farão o encerramento das atividades. “A forma de encerramento fica à critério da escola”, comenta Apolari lembrando que nos últimos anos foram realizadas festas de confraternização, formaturas, coral, apresentações culturais, entre outras atividades.

A rede municipal de ensino de Rio Claro tem 58 unidades e atende mais de 20 mil alunos na educação infantil (creche e pré-escola), ensino fundamental 1 (1º ao 5º ano) e Educação de Jovens e Adultos (EJA I e II).

   
Fonte: IMPRENSA DA PREFEITURA DE RIO CLARO – SP


concult-rioclaro-sp
30 de novembro de 2017

Estamos caminhando para a reta final da 4ª Conferência Municipal de Cultura 2017  que Promove Eleição dos Novos Conselheiros do CONCULT – 27 a 30 de Novembro

 

O Conselho de Cultura é extremamente importante para a comunidade, e a participação de toda a Sociedade Civil se faz necessária nesse momento.

 

É momento de Decisão,  onde escolheremos os nossos Representantes para o Conselho de Cultura do nosso Município para os próximos anos.

 

Gostaríamos de contar com a sua presença no dia de HOJE para as Eleições dos Delegados e Conselheiros de Cultura.

Obs.: Não precisa mais se credenciar para votar.

 

Para as representatividades municipais LGBT indicamos 3 candidatos e gostaríamos de pedir o seu apoio para eles!

Delegada: Leila Pizzotti
Conselheiro de Cultura: Caique Peixoto
Suplente: Bruno Santoro

 

É muito importante a sua presença nesse momento, onde podemos começar um novo momento em nossa Cultura Municipal.

 

Para participar da Eleição,  basta estar presente na Philarmonica (Rua 5, esq. Av 5, Centro), as 19h30, hoje, 30/11/2017 e participar da Plenária para as Eleições.

 

Contamos com o seu voto e com a sua confiança.

Movimento LGBT+ de Rio Claro/SP

Att, Caique Peixoto

concult