Revista Colaborativa Rio Claro Online Contato WhatsApp: +55 19 9 9801.7240 | 3597.0881 contato@rioclaroonline.com.br


1
19 de junho de 2018

MP vs José Basílio Lemes Neto e Município de Rio Claro /SP – evento clandestino de halterofilismo


MP vs José Basílio Lemes Neto e Município de Rio Claro /SP – evento clandestino de halterofilismo – ACP – Juiz determina que o MP demonstre a sua legitimidade ativa bem como aponte o doc. da taxa de inscrição de 50 reais.

 

1

 

Entenda o caso.

Seguem anexos.

 DOWNLOAD – CLIQUE AQUI

 

 

“A luta do MP continua, em defesa dos direitos e interesses dos consumidores”.

Dr. Gilberto Porto Camargo

Promotor de Justiça do Consumidor de Rio Claro​

 

Vara da Fazenda Pública da Comarca de Rio Claro – SP.

Processo Digital n° 1002276-19.2017.8.26.0510.

 

 

Mm. Juiz:

 

 

 

 

  1. Fl. 444: quanto “à necessidade deste representante do Ministério Público esclarecer acerca de sua atuação nestes autos, especificadamente na defesa de qual interesse defende”, consigna-se que a propositura da presente Ação Civil Pública pelo membro do Parquet está respaldada nas disposições contidas nos artigos 127, caput e 129, inciso III, da Constituição Federal de 1988.

 

 

Em sede infraconstitucional, a legitimidade do Ministério Público para ajuizar ações em defesa dos direitos transindividuais dos consumidores está sedimentada nos artigos 81 c/c 82, I da Lei nº 8.078/90.

 

 

Sustenta-se, ainda, tal legitimidade no art. 1º, inciso II, art. 5º, art. 11 e art. 12 todos da Lei nº 7.347/85, que regulamenta as Ações Civis Públicas por ofensa aos direitos assegurados ao consumidor.

 

 

No mesmo sentido, prevê a Lei nº 8.625/92 – Lei Orgânica Nacional do Ministério Público, em seu art. 25:

 

 

“Art. 25. Além das funções previstas nas Constituições Federal e Estadual, na Lei Orgânica e em outras leis, incumbe, ainda, ao Ministério Público:

(…)

 

IV – promover o inquérito civil e a ação civil pública, na forma da lei: a) para a proteção, prevenção e reparação dos danos causados ao meio ambiente, ao consumidor, aos bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico, e a outros interesses difusos, coletivos e individuais indisponíveis e homogêneos;”

 

 

Da mesma forma, estipula a Lei Complementar Estadual 734/93 – Lei Orgânica do Ministério Público do Estado de São Paulo, em seu art. 103, inc. VIII:

 

 

“Art. 103. São funções institucionais do Ministério Público, nos termos da legislação aplicável:

(…)

 

VIII – promover o inquérito civil e a ação civil pública, para a proteção, a prevenção e a reparação dos danos causados ao patrimônio público e social, ao meio ambiente, ao consumidor, aos bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico, e a outros interesses difusos, coletivos, homogêneos e individuais indisponíveis;

 

 

Os atos normativos ora mencionados, portanto – sobremaneira a Constituição Federal -, evidenciam a atribuição do Ministério Público para o exercício da Ação Civil Pública e assentam a adequação dessa via para a defesa de direito transindividual a ser resguardado.

 

 

Desta forma, em hipóteses como a vertente, a legitimidade do Ministério Público resta inconteste e decorre do fato de se tratar de ofensa a direito transindividual a ser defendido por meio de ação civil pública.

 

 

A presente questão merece análise aprofundada das consequências dos atos ilícitos expostos na lide, haja vista a coletividade de atletas consumidores envolvidos com o esporte que tiveram a saúde e a integridade física expostas a risco e seus esforços físicos e econômicos em vão, diante da invalidade de campeonatos para os quais investiram tempo, suor e recursos financeiros.

 

 

Portanto, constatando tratar-se de lesão a direito transindividual de atletas consumidores, incumbe ao Ministério Público o dever de zelar pelo efetivo respeito a esse direito, posto que se trata de matéria de relevância pública e de interesse social.

 

 

 

No mesmo sentido o entendimento do Colendo Superior Tribunal de Justiça:

 

 

 

“O Ministério Público tem legitimidade para a defesa de direitos individuais homogêneos, desde que a dimensão dos interesses defendidos seja socialmente relevante” (AGRESP 201301705209, MARCO AURÉLIO BELLIZZE, STJ – TERCEIRA TURMA, DJE DATA:01/06/2015).

 

 

Destarte, o Ministério Público se encontra suficientemente autorizado para constar no polo ativo desta ação, estando a pretensa medida judicial, inclusive, amparada em seguras provas colhidas em procedimento investigatório.

 

  1. Quanto “ao dever de indicar qual documento, juntado aos autos comprova o pagamento da indicada taxa de R$ 50,00 (cinquenta reais) para a participação no evento”, justifica-se que este valor está explicitamente demonstrado no documento a fl. 50, bem como nas declarações do próprio denunciante Sr. Gerverson Eduardo Ramos[1], em sua representação às fls. 45/46, prova esta que o autor pugnou também produzir na fase instrutória a fl. 429, agora na qualidade de prova testemunhal, submetendo-a ao crime do devido processual legal, contraditório e ampla defesa, ao postular a sua oitiva em Juízo, na medida em que as suas testemunhas arroladas a fl. 429 possuem pleno conhecimento da clandestinidade do evento impugnado nestes autos, com a ciência e adesão da Prefeitura Municipal de Rio Claro/SP, à época dos fatos.

 

 

 

 

 

 

Diante do exposto, reitere-se o pedido de fl. 429.

 

 

Rio Claro, 15 de junho de 2018.

 

 

 

 

Gilberto Porto Camargo

  5º Promotor de Justiça

 

[1] Representante da Federação Paulista de Levantamentos Básicos do Interior.


lago-azul
7 de novembro de 2017

Espaço Livre Lago Azul Proíbe a Entrada de Animais e Bicicletas


O Espaço Livre do Lago está proibindo a entrada de animais e a circulação de bicicletas.

 

A medida não divide opiniões, a balança pesa apenas de um lado mesmo, a sociedade civil não está sendo consultada em relação a essas medidas que estão sendo impostas para a população, e é evidente a revolta dos cidadãos e a pergunta que fica é, o que está acontecendo com essa cidade e com os seus gestores?

 

A população já não tem muitas opções de lazer em um cidade falida que é Rio Claro/SP, e as suas estruturas precárias e os poucos locais que ainda se pode pensar em passear sem gastar muito, tem esse tipo de restrições ridículas e lamentáveis por que?!

 

A situação só piora em diversas esferas e segmentos na cidade de Rio Claro/SP, a propaganda da gestão atual na TV está linda, mas infelizmente a realidade do município é totalmente outra, só não vê quem não quer!

 

A mídia continua divulgando o que lhe é paga para divulgar, a população não aguenta mais esse descaso!

 

Por Leila Pizzotti


003
11 de outubro de 2017

RÚSSIA 2018: Classificação das Equipes Sul-Americanas


Brasil, Uruguai, Argentina, Colômbia estão classificadas para a Copa do Mundo 2018, na Rússia. Na última rodada das Eliminatórias sul-americanas, realizada nesta terça-feira, 10 de outubro, a seleção brasileira, comandada pelo técnico Tite, derrotou o Chile, que está fora do Mundial. Já a equipe do Peru vai tentar a classificação na repescagem diante da Nova Zelândia.

 

Veja os resultados dos jogos desta terça-feira e a tabela de classificação das equipes sul-americanas para a Copa do Mundo de futebol do ano que vem:

 

Resultados dos jogos da 18ª rodada (1o de outubro)

Brasil 3 x 0 Chile

Paraguai 0 x 1 Venezuela

Equador 1 x 3 Argentina

Peru 1 x 1 Colômbia

Uruguai 4 x 2 Bolívia

 

CLASSIFICAÇÃO:

Brasil (41 pontos) – classificado

Uruguai (31 pontos) – classificado

Argentina (28 pontos) – classificado

Colômbia (27 pontos) – classificado

Peru (26  pontos) – vai para repescagem contra a seleção da Nova Zelândia

Chile (26 pontos) – fora do Mundial

Paraguai (24 pontos)

Equador (20 pontos)

Bolívia (14 pontos)

Venezuela (12 pontos)

 

003

 

Fonte: El País


logo-gremio-belavista-original-2017
2 de outubro de 2017

Conheça o Novo Website Grêmio Bela Vista – Desde 1965


O Grêmio Recreativo Cultural Bela Vista, ou simplesmente Grêmio Bela Vista, é uma associação civil, pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos e que tem como objetivo desenvolver atividades de lazer, recreação, culturais, bem como, possibilitar a boa prática de eventos de cunho beneficente e assistencial, atendendo seus associados e a sociedade.

 

Poucos têm conhecimento, mas o Grêmio Bela Vista surgiu com a iniciativa da antiga Companhia Paulista de Estrada de Ferro, que tempos depois se tornou a empresa Fepasa. A empresa nos idos de 1900 desmembrou uma fração de suas terras (Horto Florestal), onde cultivava Eucaliptos para confecção de dormentes, com fins de dar lugar ao loteamento hoje conhecido como Vila Bela Vista e que esse popular bairro de Rio Claro, fosse acomodação para os inúmeros de seus trabalhadores, trazendo maior comodidade com a proximidade da Estação Ferroviária e das suas oficinas. 

 

Atualmente estamos buscando a revitalização do Grêmio, todavia, adotando uma postura mais aberta às parcerias para atingirmos nosso objetivo, pensando no bem da sociedade e pensando no coletivo como um todo. Colocamos como princípio básico a responsabilidade social que temos que ter e o espaço que ocupamos dentro deste contexto. Atualmente estamos buscando a revitalização do Grêmio, todavia, adotando uma postura mais aberta às parcerias para atingirmos nosso objetivo, pensando no bem da sociedade e pensando no coletivo como um todo. Colocamos como princípio básico a responsabilidade social que temos que ter e o espaço que ocupamos dentro deste contexto.

 

O Grêmio da Bela Vista através do seu Departamento de Marketing e de sua Assessoria de Imprensa está desenvolvendo um projeto de Marketing inovador e eficiente para que sua mensagem publicitária seja vista e absorvida por milhares de cabeças.

 

Desde a presença da sua empresa, serviços e produtos em nossos muros externos, até o desenvolvimento de projetos e parcerias com o Clube da Bela Vista.

 

Entre Em Contato Agora Mesmo E

Venha Somar Forças Conosco!

 Atendimento Grêmio Bela Vista (19) 3534.7092

Email: contato@gremiobelavista.com.br 

Assessoria de Imprensa

Contato: (19) 9 9801.7240 – WhatsApp

Email: contato@rioclaroonline.com.br

Acesse: www.gremiobelavista.com.br

associados-gremio (3)

 


1a
24 de julho de 2017

Velo Clube vai a Piracicaba, mas perde para o XV pela Copa Paulista


O Velo Clube foi a Piracicaba no último sábado (22) em busca da reabilitação na Copa Paulista, mas não obteve êxito. Diante do XV de Piracicaba, o rubro-verde acabou, de virada e no “apagar das luzes”, derrotado pelo placar de 3 a 2. A equipe rio-clarense ocupa a quarta posição de seu grupo. Diante o XV, foi o segundo revés consecutivo da agremiação de Rio Claro.

 

A próxima tentativa de reabilitar-se dentro do certame se dará quando do próximo sábado (29), oportunidade em que o Velo irá enfrentar, diante de sua torcida, no Benitão, o Linense.

 

O rubro-verde buscou e reabilitação mas, de virada, acabou derrotado em Piracicaba (Foto – Michel Lambstein/ XV de Piracicaba)


1
20 de fevereiro de 2017

Basquete Feminino da UNESP de Rio Claro precisa de apoio de rioclarenses e apoiadores do esporte para participarem da Liga Metropolitana de Basquete


Fala galera, somos a equipe de basquete feminino da UNESP Rio Claro, equipe de uma Universidade Pública e que não possui incentivo financeiro. Para esse ano nos programamos para participar da Liga Metropolitana de Basquete e estamos tentando arrecadar fundos para taxas de inscrição (R$400), arbitragem (R$120 por jogo) e deslocamento (+/- R$ 100 dia) para os jogos.
 

A equipe adulta feminina de basquetebol da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Campus de Rio Claro é formada por alunas de graduação, mestrado e doutorado e ex-alunas graduadas pela presente Instituição de Ensino. A equipe existe desde meados dos anos 2000, com finalidade de integrar os estudantes da Universidade através da prática esportiva e promover a disputa em diversos campeonatos. Nossa equipe está vinculada à Associação Atlética Acadêmica “Ayrton Senna da Silva”, uma entidade universitária sem fins lucrativos, que tem por objetivo promover, organizar e difundir a prática esportiva entre os alunos da UNESP do Campus de Rio Claro, bem como levar representantes desta universidade para competições esportivas municipais, estaduais, etc. É uma das Atléticas participantes da Liga “Inter Cidade” (anteriormente chamada de INTERUNESP) de Esportes Universitários, responsável pela organização dos Jogos Inter Cidade, competição que desde 2001 promove a integração dos alunos dos mais de 20 campi da Unesp. A Atlética está situada dentro das dependências do Campus de Rio Claro, na Av. 24 A, 1515, Bela Vista, Rio Claro, São Paulo, Brasil.

 

A comissão técnica é constituída pelo seu técnico Thiago Padovan Macedo e a Auxiliar Técnica Dryelli Caroline Ceccato Meneghin. Ambos estão ligados à equipe desde 2013 e exercem trabalho voluntário.

 

 

PROPOSTAS E OBJETIVOS PARA 2017

 

Os objetivos da equipe para o ano de 2017 será manter a equipe em condições de disputar campeonatos. Nossa equipe alcançou bons resultados nos últimos anos, além de conquistar em 2015, a Copa Universitária Paulista, 3º lugar nos Jogos Regionais de Santa Barbara D’oeste, Jogos Inter Araraquara. Em 2016, Fase Regional da FUPE, Jogos Inter Prudente; nossa principal conquista foi o Vice-campeonato Paulista Universitário, conquistado através da Fase Estadual da FUPE em São Paulo, com isso, nossa equipe obteve a vaga para a Liga do Desporto Universitário (LDU), organizado pela CBDU (Confederação Brasileira do Desporto Universitário), que será realizado entre maio e junho de 2017, em Curitiba-PR.

 

Diante disso, é preciso salientar as dificuldades em manter uma equipe esportiva atuante em nosso país. As dificuldades estão resumidas principalmente nos recursos financeiros que são necessários para a prática esportiva de alto rendimento.

 

Como citado anteriormente, além da LDU 2017, nossa equipe tem interesse em disputar outros campeonatos regionais, tais como, a Associação Regional de Basquetebol (ARB); Liga Metropolitana de Basquete (LMB); Jogos Regionais do Estado de São Paulo e também campeonatos universitários. Na presente vakinha nosso intuito é arrecadar verba para disputar o campeonato da Liga Metropolitana de Basquete.

 

Vale ressaltar o cenário que o Basquetebol feminino brasileiro se encontra atualmente. Encontra-se em profunda decadência, que se reflete no baixo número de equipes profissionais atuantes na Liga de Basquete Feminino (LBF) e também em competições estaduais e regionais.

 

Portanto, ao investir no Basquetebol Feminino da UNESP-Rio Claro, você também estará contribuindo para o desenvolvimento da pratica esportiva, apoiando o Basquetebol Feminino e diversas atletas envolvidas nesse projeto.

 

Agrademos a atenção!

https://www.facebook.com/basquetefemunesprc/

 

O Basquete Feminino Unesp Rio Claro precisa de apoio de rioclarenses e apoiadores do esporte para participarem da Liga Metropolitana de Basquete. A vaquinha estará aguardando seu apoio até o dia 15/5.

 

Desejamos toda sorte para o time!

 

Clique aqui e ajude!

https://www.vakinha.com.br/vaquinha/uma-grana-pra-metropolitana

 


concult05
11 de fevereiro de 2017

Reunião CONCULT – 11/02/2017


O Conselho Municipal de Cultura (Concult) foi criado em 29 de outubro de 2012, quando a lei nº4409 foi publicada.

 

Na manhã desse sábado (11), as nove horas, 70 pessoas estiveram reunidas para a Sessão Ordinária do Conselho Municipal de Política Cultural. Pela primeira vez desde a posse, a equipe de governo esteve presente, juntamente com os conselheiros recém-nomeados no Diário Oficial do Município de ontem (10/02).

 

As atividades iniciaram com uma explanação sobre o Sistema Nacional de Cultura e a importância da elaboração do Plano Municipal de Cultura para que Rio Claro possua uma política cultural alicerçada em princípios democráticos. Após uma rodada de apresentações, a Secretária Municipal de Cultura expôs a situação encontrada pela atual gestão e os procedimentos aplicados para a estruturação de sua pasta.

 

A fala foi aberta aos presentes, onde ficou clara a necessidade do estabelecimento de um diálogo mais amplo e o fortalecimento do Conselho enquanto instância de pactuação e articulação.

 

O cenário que se descortina é a necessidade de realização de uma Conferência Municipal de Cultura, instância máxima de representatividade popular, aberta a todos os cidadãos, onde uma temática pré-definida busca oferecer subsídios para a elaboração das políticas públicas.

 

A próxima reunião do Conselho acontecerá no dia 22/02 (quarta-feira), as 19 horas, no Centro Cultural Roberto Palmari.

 

A participação é aberta a todos os interessados, lembrando que o Estado republicano se constrói com participação social.

 

concult04

concult03

concult02

concult01

concult05


aulao super ferias (2)
26 de janeiro de 2017

Neste sábado, tem aulão gratuito de zumba no Shopping Rio Claro


A partir das 17h, os clientes poderão praticar gratuitamente exercícios que visam o bem-estar e a saúde

 

Neste sábado, 28 de janeiro, a programação do Super Férias do Shopping Rio Claro terá mais uma aulão de zumba, jump, step e ginástica funcional a partir das 17h. O aulão é gratuito e ministrado por monitores da Faculdade Asser e do Floridiana Tênis Clube, e acontece no estacionamento alternativo sul do Shopping.

 

O destaque do aulão é a zumba, que está na moda porque promove muitos benefícios para a saúde. As aulas são uma mistura de ginástica com movimentos de dança embalados por ritmos latinos, criada na Colômbia e que rapidamente conquistou o público. A zumba queima de 500 a 1.000 calorias em uma aula, dependendo da intensidade do treino, é indicada para o sistema cardiovascular devido aos movimentos de respiração que ocorrem durante os exercícios, auxiliando na saúde do coração. Ela também trabalha os músculos inferiores, fortalecendo-os. E, por fim, é um ótimo exercício para a memória, já que os passos da zumba devem ser memorizados.

 

O step é um exercício praticado com o uso de uma pequena plataforma com acompanhamento de coreografias, com grande adesão nas academias. O Fit+ é um conjunto de exercícios aeróbicos dinâmicos que são feitos com agachamento, dentre outros. Já o jump é um treino realizado sobre pequenas camas elásticas ou trampolins e mistura dança e aeróbica para a perda de peso.

 

Todos os treinos serão feitos com exercícios básicos e acompanhamento de professores especializados na área.

 

“Com tantos benefícios, convidamos os monitores e professores da Faculdade Asser e do Floridiana Tênis Clube para ministrarem aulas com esses exercícios para os nossos clientes durante o Super Férias do Shopping Rio Claro, incentivando as pessoas para a prática diária de exercícios como forma de manter a saúde em dia”, destaca Sibelly Paganotti, Analista de Marketing.

 

Serviço Super Férias Shopping Rio Claro

AULÃO DE ZUMBA – JUMP – STEP – GINÁSTICA FUNCIONAL

Horário: das 17h às 19h

Data: 28 de janeiro

Local: estacionamento alternativo sul


1
8 de dezembro de 2016

Unesp Rio Claro é vice-campeã da FUPE e disputará Liga Nacional Universitária


Campeã da fase regional da FUPE, a equipe da Unesp Rio Claro disputou no último final de semana a fase estadual da competição, e em uma campanha brilhante, estreou no sábado (03) pelas quartas de finais, batendo a equipe da Faculdade de Direito de Santos, por 46 a 21, no domingo (04) de manhã, superou a forte equipe da Faculdade de São Paulo/ Zumbi de Palmares por 30 a 27, virando o jogo nos minutos finais de partida, obtendo  a classificação para a grande final, onde enfrentou a fortíssima equipe de UniSantana, composta por algumas atletas federadas e várias ex- atletas de grandes equipes do basquete feminino ( Bradesco, Centro Olímpico e Ourinhos, entre outros), e apesar de fazer um jogo disputado, foi derrotada por 78 a 35, ficando com o vice-campeonato da competição.

 

Embora não tenha conquistado o título, a equipe da Unesp Rio Claro obteve a classificação inédita para a LDU – Liga do Desporto Universitário, que deve ser realizada em maio do ano que vem.

 

A UNESP/Rio Claro atuou com: Carol Campagni, Marina, Ana Lívia, Larissa,  Letícia, Ana Estela, Denise, Milena, Ayra, Bruna, Clara e Mayara. Comissão Técnica: Thiago Padovan e Dryelli Meneghin

 

Fonte: Luís Galletta (Central do Basquete Feminino)


1
29 de novembro de 2016

Acidente de avião com time da Chapecoense mata 76 na Colômbia


As autoridades colombianas confirmaram a morte de 76 pessoas no acidente aéreo com a delegação da Chapecoense na madrugada desta terça-feira (29), na cidade de La Unión, próximo a Medellín, na Colômbia. Ainda não há confirmação oficial do nome das vítimas.

 

Cinco pessoas foram resgatadas com vida do acidente, sendo três jogadores da Chapecoense: o lateral esquerdo Alan Ruschel, o goleiro Follmann e o zagueiro Neto. O jornalista Rafael Henzel e a comissária de bordo Ximena Suarez completam a lista de sobreviventes. As informações são de hospitais da região e de familiares dos jogadores.

 

Já o goleiro Danilo, herói da classificação da Chapecoense para a final da Copa Sul-Americana, foi retirado vivo dos destroços, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital.

 

Inicialmente o general José Acevedo Ossa, membro da polícia local e responsável pelo resgate, e o prefeito de Medellín, Federico Guitiérrez Zuluaga, divulgaram que cinco pessoas haviam sido encontradas vivas. Posteriormente, porém, o corpo de bombeiros divulgou o resgate do zagueiro Neto.

 

“Milagres existem. Temos que tirar todos da aeronave. Encontramos mais uma pessoa viva na aeronave”, disse um dos bombeiros envolvidos, sobre o resgate de Neto.

 

“Estamos trabalhando também para resgatar os corpos dos mortos e entregar às suas famílias. Conseguimos resgatar cinco pessoas com vida. Quando amanhecer, vamos retirar os corpos e iniciar o processo para enviar ao país de origem das pessoas. O procedimento do resgate de corpos estará a cargo da polícia”, disse Ossa.

 

“Socorristas trazem a informação deste lugar de muito difícil acesso. Estou fazendo a coordenação dos transladados dos corpos e chamando a polícia legal. São quase cinco da manhã. Vamos trabalhar toda a noite. Expressamos nossa solidariedade às famílias, estamos de luto. Algumas vítimas têm diferentes nacionalidades. Prestamos solidariedade total. Lamento muito, estamos solidários. É muito duro. Não cabe tanta gente que está querendo trabalhar nos resgastes. Não cabe mais ambulância, mais carros. Temos que valorizar o trabalho de toda essa gente”, disse Zuluaga.

 

O presidente do Atlético Nacional destacou solidariedade à Chapecoense à Telemedellín, TV colombiana. “Estamos falando com todos os departamentos administrativos e de crise que temos para ajudar e estamos trabalhando junto aos organismos de socorro. No momento podemos nos solidarizar. Desejamos o melhor. Creio que não temos cabeça no momento (para falar de jogo)”, comentou.

 

No voo estavam 81 pessoas, incluindo 72 passageiros e nove tripulantes. No total, eram 48 membros da Chapecoense, incluindo 22 jogadores, 21 jornalistas e três convidados, além da tripulação.

 

O modelo do avião é o Avro Regional Jet 85, também conhecido como Jumbolino, de matrícula CP-2933, produzido pela British Aerospace. O avião tem lugar para 95 pessoas, mas segundo as autoridades colombianas, tinha 72 passageiros e 9 tripulantes no momento do acidente.

 

Alguns atletas da Chapecoense não viajaram com a delegação. A lista inclui os seguintes jogadores: Neném, Demerson, Marcelo Boeck, Andrei, Hyoran, Martinuccio, Nivaldo e Rafael Lima. Eles não vinham sendo utilizados pelo treinador Caio Júnior. Entre todo o time, o goleiro Nivaldo é o mais antigo do elenco e está no grupo desde que a equipe estava na Série D.

 

Na lista de convidados da Chapecoense para a viagem à Colômbia, o prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, não estava no voo. Outros dois membros da delegação, Rodrigo Ernesto e Pablo Castro, também não estavam com o restante da equipe. Ambos cuidam da logística do time, chegaram antes a Medellín e estavam no aeroporto para o receptivo.

 

Fonte: Uol