Revista Colaborativa Rio Claro Online Contato WhatsApp: +55 19 9 9801.7240 | 3597.0881 contato@rioclaroonline.com.br


jardim-publico-rioclaro
16 de abril de 2019

Falta de iluminação no Jardim Público é questionada


Não é de hoje que o local é alvo de reclamações, e por diversos fatores.

 

Há algum tempo, uma onda de furtos de fios de energia comprometeu a iluminação do Jardim Público e prejudicou até os comerciantes da área. Um deles precisou arcar com o prejuízo para reestabelecer a fiação elétrica e continuar trabalhando.

 

Andando pela praça, é possível constatar fios soltos e desencapados, com risco visível, além da falta de lâmpadas em vários postes. “Eu já acho complicado passar durante o dia, à noite evito porque tem vários pontos sem luz”, disse a vendedora Monalisa Cristina.

 

 

A publicitária Roberta Faria diz que sempre passa pelo centro à noite por ser seu trajeto e fica atenta. “Tem bastante árvore e sem iluminação fica complicado”, alegou.

 

O Jardim Público, que fica na região central, possui uma média de espécies de árvores. É utilizado para eventos culturais e, desde 2014, se tornou patrimônio histórico do estado. “O local é bonito, é gostoso ficar por aqui, mas merece mais atenção e iluminação é primordial”, avaliou o aposentado José Cristaldo.

 

PREFEITURA

 

A prefeitura, procurada pela reportagem, através de nota afirma que com relação ao Jardim Público, está fazendo levantamento de custos e de recursos para melhorar a iluminação. “Desde que assumiu a prefeitura em 2017, o governo municipal tem dado grande atenção à iluminação nas praças da cidade. Exemplos recentes são a praça Dalva, o Lago Azul, a praça da Vila Olinda, localizada nas ruas 14 e 15 com a Rua Jacutinga, e Avenida 52”, afiança.

 

A nota diz ainda que serviço semelhante foi feito na Vila Alemã, em trecho da Rua 3-A, entre as avenidas 32-A e 24-A, na praça Silvério Scatolin, na entrada da cidade pela Avenida Tancredo Neves, entre muitas outras.

 

PRAÇA DA LIBERDADE

 

O conteúdo encaminhado ao Centenário enfatiza que, tendo em vista uma parceria entre a Udam, Poder Judiciário e prefeitura, a Praça da Liberdade está recebendo ações de revitalização, que incluem melhorias na iluminação a partir de programa de eficiência energética com o uso de lâmpadas de led.

 

Esse investimento, de aproximadamente R$ 25 mil, é fruto de convênio entre a Udam e o Judiciário. “Já a prefeitura está realizando serviços de manutenção, como poda de árvores, reforço na pintura de faixas de sinalização no entorno da praça, limpeza e outros”, finaliza.

 

ADOTE UMA PRAÇA

 

Desde outubro do ano passado, a prefeitura lançou o Programa Adote uma Praça e já realizou algumas parcerias com empresas para manutenção e cuidado de algumas áreas. As empresas Álcool Safra e Indústria Barthmann foram duas das primeiras a aderirem. Recentemente, a BRK Ambiental adotou a praça São Benedito, uma das mais antigas e tradicionais de Rio Claro.

 

Rio Claro conta com 146 praças. As empresas, instituições e munícipes interessadas em adotar uma delas devem procurar, em horário comercial, a Secretaria Municipal de Governo, Desenvolvimento Econômico e Planejamento, que fica no paço municipal. O adotante recebe permissão de uso para instalar placa publicitária na praça, respeitando a padronização definida pela prefeitura.

 

Fonte: Diário do Rio Claro