Revista Colaborativa Rio Claro Online Contato WhatsApp: +55 19 9 9801.7240 | 3597.0881 contato@rioclaroonline.com.br


foto
21 de agosto de 2015

Fotografias resgatam a memória de idosos


Olhar para uma fotografia, identificar seu tempo e o lugar onde foi clicada são atitudes comuns para a maioria das pessoas. Para outras nem tanto. A falta de memória ou a ausência total podem estar relacionadas a diversos fatores que precisam ser investigados e tratados por especialistas.

Os moradores do Bellatrix Residencial para Idosos, de São Pedro (SP), além do acompanhamento com profissionais especializados na área de saúde, recebem atenção especial com exercícios que ajudam a manter a memória ativa. Fotografias, músicas, oficinas de trabalhos manuais e atividades sociais, como passeios, estimulam e promovem a socialização.

“A fotografia, por exemplo, é uma grande aliada do trabalho que desenvolvemos”, conta a musicoterapeuta e especialista em psicomotricidade, Lívia Rocha Coelho. “Registramos quase todos os eventos realizados pelo Bellatrix e, depois de impressas, as fotos são mostradas aos participantes. Alguns, por causa do Alzheimer mais avançado, não se identificam, mas esta dinâmica é importante para integração dos moradores”, fala.

Outra ação positiva é o mural no corredor de entrada do residencial. “As fotos são trocadas com a ajuda de idosos e enquanto realizamos as mudanças conversamos sobre elas. É uma terapia cognitiva com o objetivo de também incentivar a sensibilidade e dialogar sobre o passado e o presente de cada um”, explica Lívia.

 

foto

 

NOVO CONCEITO DE MORADIA GERIÁTRICA

Moradia, acompanhamento médico, segurança, lazer, entretenimento, contato com a natureza e uma vista privilegiada da serra da Estância de São Pedro. Tudo isso faz parte do novo conceito de moradia geriátrica oferecido pelo Bellatrix Residencial para Idosos. Num espaço de 10 mil metros quadrados, rodeado de árvores e infraestrutura totalmente planejada para atender cerca de 30 moradores, o Bellatrix é uma das melhores opções para quem busca conforto, qualidade de vida e todo o suporte de uma Instituição de Longa Permanência.

Idealizado há 10 anos pelos empresários Alvaro Molinari e Alvaro de Andrade Molinari, o Bellatrix Residencial conta com 20 apartamentos, entre simples e duplos, com segurança 24 horas e profissionais como cuidadores, técnicos em enfermagem, enfermeiros, médico, nutricionista, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, musicoterapeuta, psicólogo, psiquiatra, cozinheiras, camareiras, passadeiras, lavadeiras, equipes de limpeza, jardinagem e multidisciplinar para realização de atividades voltadas ao convívio social, lazer e integração com a natureza.

“Além de toda acessibilidade, com corredores largos, acessos com rampas e apoiadores em todos os ambientes, os moradores dispõem de uma equipe altamente capacitada para atender as mais variadas e específicas necessidades de cada um”, explicam os proprietários. “Graças aos avanços na qualidade de vida e saúde dos idosos, temos um projeto para ampliar o espaço e em breve oferecer mais 10 apartamentos”, ressalta Alvaro de Andrade Molinari, diretor administrativo do Bellatrix.

Para moradores com doenças crônicas, degenerativas ou com alguma deficiência específica, o Bellatrix Residencial para Idosos oferece um tratamento diferenciado, com profissionais e acompanhantes qualificados para tornar seus dias mais prazerosos e com mais qualidade de vida. “Desde o surgimento da instituição contamos com uma equipe diferenciada para cuidar, dar carinho e atenção, principalmente aos que estão com Alzheimer e Parkinson”, destaca Molinari.

SERVIÇO – O Bellatrix Residencial para Idosos fica na Avenida das Azaleias, quadra 39, lotes 12 e 13, no bairro Alpes das Águas, em São Pedro. Mais informações pelo (19) 3481-4282 ou www.bellatrixresidencial.com.br

Crédito das fotos: Daniella Oliveira