Revista Colaborativa Rio Claro Online Contato WhatsApp: +55 19 9 9801.7240 | 3597.0881 contato@rioclaroonline.com.br


feena
29 de julho de 2019

Gaema Piracicaba promove reuniões para prevenção e controle de incêndios florestais


Setores e órgãos públicos apresentaram propostas.

 

Nos últimos dias 25 e 26 de julho, foram realizadas em Piracicaba reuniões promovidas pelo Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente (Gaema) sobre prevenção, monitoramento e combate a incêndios florestais, em lavouras de cana-de-açúcar e em rodovias. A iniciativa é coordenada pela promotora de Justiça Alexandra Facciolli Martins e pelo 16º Grupamento do Corpo de Bombeiros.

 

Diversos setores e órgão públicos foram chamados a colaborar, dentre eles a Coordenadoria de Fiscalização e Biodiversidade (CFB/ Sima), Fundação Florestal, Instituto Florestal, Cetesb, Polícia Militar Ambiental e Escritório de Defesa Agropecuária de Piracicaba. Os encontros têm como objetivo a elaboração de estratégias regionais para a melhoria das medidas de prevenção, monitoramento e combate aos incêndios florestais e em lavouras de cana-de-açúcar na área de abrangência do Gaema Piracicaba.

 

Foram discutidas providências para a criação de redes de apoio regionais de prevenção e que possam prover respostas mais rápidas e eficientes. Pretende-se, ainda, por meio da articulação, otimizar recursos e aperfeiçoar a comunicação.

 

A primeira reunião, na manhã do dia 25 de julho, foi realizada com o setor sucroenergético. União da Agroindústria Canavieira (Unica), Associação dos Fornecedores de Cana de Piracicaba (Afocapi), Raízen, Grupo Furlan, Usina Ester, USJ Açúcar e Álcool, entre outras, apresentaram os compromissos assumidos pela indústria e associações de fornecedores de cana por meio do Protocolo Agroambiental Etanol Mais Verde, que prevê a eliminação da queima como método de colheita. Além disso, foram também expostos os esforços adotados para a manutenção de uma estrutura adequada de prevenção e de combate rápido aos incêndios.

 

Na mesma data, no período da tarde, o DER, a Artesp e as concessionárias de rodovias da região, como AutoBAn, Centrovias e Intervias, também compareceram para esclarecer sobre as ações adotadas, apresentando os dados de monitoramento e os procedimentos para atendimento e comunicação.

 

Em 26 de julho os encontros foram com as administrações municipais da região, com o objetivo de verificar a estrutura de atendimento pela Defesa Civil e a necessidade de sua adequação para viabilizar a formação das redes de apoio regionais coordenadas pelo Corpo de Bombeiros. Também está sendo estimulada a ampliação das adesões ao Sistema Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais – Operação Corta Fogo.

 

A educação ambiental e a comunicação com a sociedade sobre a eliminação do uso de fogo e sobre os riscos de incêndios florestais também foram apontadas por todos os participantes como imprescindíveis para o sucesso do projeto.

 

Nos dias 30 de julho e 1º de agosto acontecerão mais encontros. Fazem parte do Gaema Piracicaba os municípios de Águas de São Pedro, Americana, Analândia, Capivari, Charqueada, Cordeirópolis, Corumbataí, Ipeúna, Iracemápolis, Itirapina, Limeira, Mombuca, Piracicaba, Rafard, Rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Bárbara d’Oeste, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra e São Pedro.

 

Fonte: Núcleo de Comunicação Social
Ministério Público do Estado de São Paulo
Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
comunicacao@mpsp.mp.br 
Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095

 

feena

Foto: Bom dia Cidade