Revista Colaborativa Rio Claro Online Contato WhatsApp: +55 19 9 9801.7240 | 3597.0881 contato@rioclaroonline.com.br

Jogos em 2D: uma plataforma em ascensão

senac
30 de novembro de 2018

Dentro dessa perspectiva, o Senac Rio Claro oferece a capacitação Games 2D – criando seu primeiro jogo para interessados no setor.

 

Em algumas situações – na fila do supermercado ou na espera pelo transporte ou num dia comprometido pela chuva -, muitas pessoas recorrem aos jogos no celular para passar o tempo enquanto esperam. Esse comportamento, além de evidenciar o uso constante dos smartphones, também mostra como os games móveis ganharam espaço no mercado. Os aplicativos desenvolvidos na plataforma 2D, em duas dimensões, são exemplos dessa expansão.

 

Durante as décadas de 80 e 90, a vez foi dos consoles como o Super Nintendo e o Mega Drive. Atualmente, as produções de entretenimento parecidas estão mais associadas à indústria independente e aos dispositivos móveis. O que ajudou a ganharem novos adeptos. Segundo Jonathan Perdiza de Campos Leite, docente da área de tecnologia da informação do Senac Rio Claro, a plataforma 2D requer menos recursos de processamento, os desenvolvedores encontram um amplo campo criativo, tornando-os mais atraentes e práticos.

 

“O mercado está em plena ascensão e tem se expandido com facilidade. E hoje, quando falamos em games de sucesso, associar sua popularidade somente à perspectiva dimensional é um equivoco. O 3D pode ser mais chamativo, mas não garante qualidade”, ressalta. Para o docente, a prova de que a plataforma 2D voltou com tudo são os jogos premiados anualmente pela cerimônia The Game Awards, equivalente à popularidade do Oscar, que, neste ano, tem entre os destaques o jogo Celeste, construído dentro dessa visão.

 

Para auxiliar quem pretende investir nesse mundo virtual, a unidade disponibiliza o curso Games 2D – criando seu primeiro jogo. Na capacitação, o aluno entende os conceitos de programação e construção que estão por trás dos jogos em duas dimensões, além de conhecer os caminhos que levam ao desenvolvimento de um game.

 

Para se inscrever, o estudante precisa ter conhecimentos básicos no sistema operacional Windows e ter concluído o curso Lógica de Programação ou possuir conhecimento equivalente. “A capacitação é indicada para quem está começando na área, porém, exige certo grau de entendimento dos desenvolvedores”, explica Jonathan. As aulas estão previstas para começar em fevereiro de 2019.

 

Para mais informações, acesse o Portal Senac: www.sp.senac.br/rioclaro. No endereço on-line, você confere ainda a programação completa da unidade.

 

Serviço:
Games 2D – criando seu primeiro jogo
Data: 8 de fevereiro a 7 de junho de 2019
Horário: sexta-feira, das 19 às 22 horas

 

Senac Rio Claro
Endereço: Avenida Dois, 720 – Centro – Rio Claro/SP
Informações e inscrições: www.sp.senac.br/rioclaro