Revista Colaborativa Rio Claro Online Contato WhatsApp: +55 19 9 9801.7240 | 3597.0881 contato@rioclaroonline.com.br


1
22 de abril de 2019

Homem que estuprava o filho em Rio Claro/SP é preso


Nessa madrugada(22),  por volta das 1h15, foi informado via COPOM, uma ocorrência que aconteceu na Rua 9 MP, bairro Mãe Preta, a equipe da PM compareceu ao local juntamente com o CGP para realizar contato com as vítimas.

 

A criança e a mãe relataram que o pai molestava e praticava os atos ilegais desde os 5 anos de idade do menino.

 

O indivíduo foi encontrado e conduzido ao Plantão Policial e as vítimas foram encaminhada para a UPA, onde foi feito encaminhamento ao setor de perícia devido a constatação do fato, onde autoridade plantonista elaborou B.O. por Flagrante de Estupro de Vulnerável e recolheu o indivíduo a carceragem local.


joaquim-ribeiro
17 de abril de 2019

Busto de bronze de patrono da Escola Estadual Joaquim Ribeiro é furtado em Rio Claro


Na madrugada dessa terça-feira (16), o busto do patrono da Escola Estadual Joaquim Ribeiro, esculpido em bronze pelo escultor Vilmo Rosada, foi furtado do hall de entrada do colégio.

 

Boletim de ocorrência foi feito pela direção da escola, que enviou imagens de segurança para a polícia para auxiliar nas investigações.

 

O local foi invadido pelo portão da frente e teve uma das vidraças da porta de entrada quebrada. Informações sugerem que o invasor teria se ferido, já que marcas de sangue estariam espalhadas por todo o local.

 

HISTÓRICO

 

Joaquim Ribeiro, patrono da escola, faleceu em janeiro de 1954. No mesmo ano, em novembro, aconteceu a cerimônia de inauguração de seu busto esculpido por Vilmo Rosada, da Fundição A Monumental. O busto permanecia no hall de entrada da escola, que já sofreu um incêndio no passado.

 

PATRIMÔNIO

 

Este não é o primeiro furto de monumentos históricos de Rio Claro. De acordo com a Revista do Arquivo, um busto de Plínio Salgado também foi furtado há anos atrás.

 

Outro item produto de furto foi o busto de Ulysses Guimarães, que ficava na Praça da Liberdade. Nova peça foi colocada no local para substituir a homenagem.

 

A estátua da Diana, na praça Central, trambém foi alvo da ação de criminosos. O objeto foi substituído e também sofreu a ação de vandalismo.

 

Fonte: Diário do Rio Claro


jardim-publico-rioclaro
16 de abril de 2019

Falta de iluminação no Jardim Público é questionada


Não é de hoje que o local é alvo de reclamações, e por diversos fatores.

 

Há algum tempo, uma onda de furtos de fios de energia comprometeu a iluminação do Jardim Público e prejudicou até os comerciantes da área. Um deles precisou arcar com o prejuízo para reestabelecer a fiação elétrica e continuar trabalhando.

 

Andando pela praça, é possível constatar fios soltos e desencapados, com risco visível, além da falta de lâmpadas em vários postes. “Eu já acho complicado passar durante o dia, à noite evito porque tem vários pontos sem luz”, disse a vendedora Monalisa Cristina.

 

 

A publicitária Roberta Faria diz que sempre passa pelo centro à noite por ser seu trajeto e fica atenta. “Tem bastante árvore e sem iluminação fica complicado”, alegou.

 

O Jardim Público, que fica na região central, possui uma média de espécies de árvores. É utilizado para eventos culturais e, desde 2014, se tornou patrimônio histórico do estado. “O local é bonito, é gostoso ficar por aqui, mas merece mais atenção e iluminação é primordial”, avaliou o aposentado José Cristaldo.

 

PREFEITURA

 

A prefeitura, procurada pela reportagem, através de nota afirma que com relação ao Jardim Público, está fazendo levantamento de custos e de recursos para melhorar a iluminação. “Desde que assumiu a prefeitura em 2017, o governo municipal tem dado grande atenção à iluminação nas praças da cidade. Exemplos recentes são a praça Dalva, o Lago Azul, a praça da Vila Olinda, localizada nas ruas 14 e 15 com a Rua Jacutinga, e Avenida 52”, afiança.

 

A nota diz ainda que serviço semelhante foi feito na Vila Alemã, em trecho da Rua 3-A, entre as avenidas 32-A e 24-A, na praça Silvério Scatolin, na entrada da cidade pela Avenida Tancredo Neves, entre muitas outras.

 

PRAÇA DA LIBERDADE

 

O conteúdo encaminhado ao Centenário enfatiza que, tendo em vista uma parceria entre a Udam, Poder Judiciário e prefeitura, a Praça da Liberdade está recebendo ações de revitalização, que incluem melhorias na iluminação a partir de programa de eficiência energética com o uso de lâmpadas de led.

 

Esse investimento, de aproximadamente R$ 25 mil, é fruto de convênio entre a Udam e o Judiciário. “Já a prefeitura está realizando serviços de manutenção, como poda de árvores, reforço na pintura de faixas de sinalização no entorno da praça, limpeza e outros”, finaliza.

 

ADOTE UMA PRAÇA

 

Desde outubro do ano passado, a prefeitura lançou o Programa Adote uma Praça e já realizou algumas parcerias com empresas para manutenção e cuidado de algumas áreas. As empresas Álcool Safra e Indústria Barthmann foram duas das primeiras a aderirem. Recentemente, a BRK Ambiental adotou a praça São Benedito, uma das mais antigas e tradicionais de Rio Claro.

 

Rio Claro conta com 146 praças. As empresas, instituições e munícipes interessadas em adotar uma delas devem procurar, em horário comercial, a Secretaria Municipal de Governo, Desenvolvimento Econômico e Planejamento, que fica no paço municipal. O adotante recebe permissão de uso para instalar placa publicitária na praça, respeitando a padronização definida pela prefeitura.

 

Fonte: Diário do Rio Claro

 


senac
11 de abril de 2019

Sala Senac de Educadores promove palestra gratuita na unidade Rio Claro


Ministrada por Priscila De Nadai Fonseca, apresentação debaterá a educação como o melhor caminho para evitar o esquecimento cultural

 

Termo raramente debatido, o epistemicídio originou-se no período de colonização do Brasil, com a morte cultural e a baixa produção de conhecimento sobre determinados povos, principalmente negros e indígenas. Para resgatar a questão, o Senac Rio Claro promove, dia 26 de abril, às 15 horas, uma palestra gratuita sobre o tema durante a Sala Senac de Educadores 2019.

 

Ministrada por Priscila De Nadai Fonseca, bacharel em direito, especialista em gestão escolar e coordenadora de desenvolvimento profissional do Senac Jaú, a palestra terá reflexões sobre o esquecimento histórico no país e o seu impacto na construção social do homem e da mulher negra na atual sociedade. Além disso, a atividade apresentará informações e exemplos de epistemicídio.

 

No evento, que tem a finalidade de promover a reflexão e contribuir com o processo de formação de educadores, Priscila destacará também a educação como o melhor caminho para evitar o apagamento cultural. “O ensino é uma das portas de entrada do racismo, mas também a saída para um novo olhar. Por isso, é importante que os currículos educacionais em todos os níveis tenham conteúdos sobre a história da África, como já é previsto em lei. Somente assim vamos prevenir e conscientizar a sociedade.”

 

A palestrante adianta ainda outros tópicos da sua palestra. “Vamos falar de transformações sociais, ensino livre e democrático, movimento negro, machismo, LGBTfobia. O Senac valoriza o aprendizado, o respeito e a convivência, e essa iniciativa mostra exatamente isso”, pontua.

 

Para Felipe Soave Viegas Vianna, gerente da unidade Rio Claro, a Sala Senac de Educadores 2019 promove a reflexão sobre temas importantes que fazem parte do universo da educação e contribuem com a formação de educadores. “Debates como o epistemicídio é fundamental para que possamos atuar como agentes na geração do conhecimento e trocarmos experiências vividas dentro e fora da sala de aula.”

 

Para obter mais informações e fazer inscrição, acesse o Portal Senac: www.sp.senac.br/rioclaro.

As vagas são limitadas.

 

Serviço:

Sala Senac de Educadores 2019
Data:
26 de abril de 2019

 

Palestra: Epistemicídio

Data: 26 de abril de 2019

Horário: sexta-feira, das 15 às 16 horas

 

Senac Rio Claro

Endereço: Avenida Dois, 720 – Centro – Rio Claro/SP

Informações e inscrições: www.sp.senac.br/rioclaro


gaeco
9 de abril de 2019

Gaeco cumpre mandados de busca e apreensão e prende cinco pessoas em Araras/SP


Operação Erede contou com o apoio da Polícia Militar e da corregedoria da Polícia Civil.

 

Na manhã desta terça-feira (09), equipes do GAEGO (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) estiveram em Araras (SP), onde cumpriram quatro mandados de prisões preventivas contra 4 empresários e um investigador de polícia. Há advogado envolvido nas investigações.

 

Todos suspeitos de envolvimento com esquema de jogo do bicho e máquinas caça-níquel, foram levados para prestarem depoimentos na Central de Polícia Judiciária. Segundo a Secretaria de Segurança de São Paulo (SSP), a Operação Erede contou com o apoio da Polícia Militar e da corregedoria da Polícia Civil.

 

A SSP ressaltou que não compactua com desvios de conduta de seus policiais civis e apura com rigor todas as suspeitas, promovendo a punição daqueles que cometem qualquer irregularidade, por meio da corregedoria da instituição.

 

Nossa reportagem esteve conversando com exclusividade com a Dra. Fernanda Escobar, a advogada do caso, que está acompanhando a operação desde as 6h da manhã.

 

Investigação

 

A investigação teve início a partir da promotoria de Justiça de Araras, que constatou, nas audiências designadas pela Vara do Juizado Especial Criminal para apurar contravenções de jogos de azar, que boa parte das defesas técnicas nos processos criminais ficava sempre a cargo dos mesmos advogados.

 

Após análise criteriosa dos boletins de ocorrência e termos circunstanciados que deram origem às audiências na Vara do Juizado Especial Criminal, a menção aos nomes dos advogados foram recorrentes em vários procedimentos policiais.

 

O Gaeco obteve junto à Vara Criminal de Araras o afastamento do sigilo das comunicações telefônicas dessas pessoas. Por meio do monitoramento das ligações, foi possível compreender a estrutura da organização criminosa e identificar seus integrantes.

 

Mandados

 

A Operação Erede, cujo nome significa “herdeiro” em italiano, começou às 6h para cumprir mandados de busca e apreensão e a prisão preventiva dos envolvidos.

 

Segundo o tenente Carlos Eduardo Salgado, comandante de Força Tática de Limeira (SP), em uma das casas foram localizados diversos materiais para montagem de máquinas caça-níquel, como monitores e computadores. Em outra casa foram apreendidas duas armas de fogo.

 

A advogada Fernanda Escobar, que defende o investigador e um dos empresários presos, disse que acompanhou o primeiro interrogatório feito na Polícia Judiciária, mas ainda não teve acesso ao processo que corre em segredo de Justiça.

 

De acordo com o Gaeco, o investigador preso tinha a incumbência de influenciar a atividade policial para que fossem realizadas apreensões em pontos de jogos de azar pertencentes a concorrentes da organização criminosa, bem como de avisar com antecedência sobre ações policiais que pudessem recair em locais de jogos de azar vinculados a dois investigados.

 

A SSP ressaltou que não compactua com desvios de conduta de seus policiais civis e apura com rigor todas as suspeitas, promovendo a punição daqueles que cometem qualquer irregularidade, por meio da corregedoria da instituição.

 

Com informações Repórter Beto Ribeiro


Camara
8 de abril de 2019

Bate-Papo da Rio Claro Online na Câmara Municipal: Vereadores que não retornaram a Revista


A Revista Digital Rio Claro Online apresentou uma série de entrevistas rápidas em forma de bate-papo com os vereadores da Câmara Municipal de Rio Claro/SP, e como de costume, todo começo de ano a ideia é abordar assuntos que são de interesse público para a população rioclarense, comentar sobre os projetos apresentados no começo de cada ano vigente da cidade é muito importante, visando dessa forma contribuir sempre para uma sociedade mais justa e democrática.

 

Foram questionadas no mês de março/2019 três perguntas simples para os vereadores(as):

1- ) Pergunta: O que você achou do Projeto de empréstimo no valor de R$ 60 milhões de autoria do Poder Executivo, do Prefeito João Teixeira Júnior? Lembrando que o Projeto foi retirado para adequações.

2- ) Pergunta: O que você achou do Pedido de Cassação representado pelo Partido Psol contra o vereador Paulo Guedes?

3-) Pergunta: Você apoia o projeto de lei que institui a data da Semana e Parada LGBT do Movimento LGBT no município de Rio Claro/SP? Projeto LGBT que visa o fomento do estudo, das atividades sadias e socioeducacionais, saúde e segurança, do culto ao saber, à humanidade, à família, do culto ao respeito que o indivíduo deve a si mesmo, ao que é seu, ao respeito que deve aos demais e à propriedade alheia, visando direitos LGBT’s, para assim, formar na juventude a consciência cabal de sua responsabilidade perante a vida, seus semelhantes, sua cultura e o seu mundo.

 

Dos 19 vereadores da câmara municipal, 14 vereadores (as)  receberam e responderam a equipe da Rio Claro Online, e 5 vereadores (as) não quiseram se posicionar para a Revista. Os vereadores que não quiseram opinar e não retornaram até o fechamento dessa série de entrevistas da Rio Claro Online são: Paulo Guedes (PSDB), Andre Godoy (DEM), Pereira (PTB), Carol Gomes (PSDB), e Geraldo Voluntario (DEM). Todos os vereadores foram solicitados mais de três vezes no período de três semanas, para que pudessem informar sobre os questionamentos da população e se tinham interesse em participar da série de entrevistas.

 

 

Veja a lista de vereadores eleitos:

 

Paulo Guedes (PSDB) – 3.376 votos

Luciano Bonsucesso (PR) – 1.977 votos

Maria do Carmo (PMDB) – 1.963 votos

Val Demarchi (DEM) – 1.898 votos

Seron Do Proerd (DEM) – 1.770 votos

Andre Godoy (DEM) – 1.709 votos

Pereira (PTB) – 1.584 votos

Hernani Leonhardt (PMDB) – 1.352 votos

Pastor Christofoletti (PMDB) – 1.291 votos

Rogerio Guedes (PSB) – 1.240 votos

Carol Gomes (PSDB) – 1.204 votos

Geraldo Voluntario (DEM) – 1.177 votos

Julinho Lopes (PP) – 1.085 votos

Irander Augusto (PRB) – 1.072 votos

Adriano La Torre (PP) – 1.053 votos

Rafael Andreeta (PTB) – 936 votos

Thiago Japonês (PSB) – 934 votos

Ney Paiva (DEM) – 901 votos

Yves Carbinatti (PPS) – 865 votos

 

 

A Rio Claro Online encerra com exclusividade assim, para você algumas respostas e posicionamentos dos nossos representantes, na data 08/04/2019, nobres vereadores da cidade de Rio Claro/SP, a equipe da Rio Claro Online agradece a colaboração e participação novamente dos entrevistados(as).

 

Foto/Divulgação Câmara Municipal de Rio Claro


vereadora-maria-docarmo-rioclaro-sp
21 de março de 2019

Bate-Papo da Rio Claro Online na Câmara Municipal: Vereadora Maria do Carmo Guilherme


A Rio Claro Online traz com exclusividade para você algumas respostas e posicionamentos dos nossos representantes, a população rioclarense no geral quer saber a opinião de cada um deles, nobres vereadores, a Rio Claro Online agradece a colaboração e participação dos entrevistados (as).

 

A entrevistada da vez é a Vereadora Maria do Carmo Guilherme.

 

Maria do Carmo Guilherme é Assistente Social e Vereadora pelo Partido Movimento Democrático Brasileiro, nasceu em 12/01/1962.
Contato: (19) 3526-1308
E-mail: contato@mariadocarmo.net
Facebook: https://www.facebook.com/mcgrioclaro/

 

1- ) Pergunta: O que você achou do Projeto de empréstimo no valor de R$ 60 milhões de autoria do Poder Executivo, do Prefeito João Teixeira Júnior? Lembrando que o Projeto foi retirado para adequações.

Resposta: Eu acho que não está bem esclarecido ainda por 60 milhões, quem vai pagar quem não vai pagar, quais são os bairros que serão asfaltados, o recapeamento, a saúde, eu acho que ele teria que estar fazendo um trabalho junto a Santa Casa, e isso não está bem esclarecido, e quanto ao DAAE também, ele tem outras prioridades, não comprar moto, não comprar trator, ele que alugasse menos carros e fizesse esse trabalho, então eu sou contrária ao empréstimo. A e outra coisa, eu acho que a Fundação e o Conselho Municipal de Saúde tem que se posicionar com relação ao 5 milhões do empréstimo, primeiro, por que Bezerra de Menezes, os 30 leitos, segundo, como que os médicos vão passar visitas lá nesses 30 leitos, quais são esses médicos? Por que se você é do corpo clínico da Santa Casa, você não pode entrar no Bezerra né, então essas atas por exemplo não vem para a câmara, não sei se foi aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde, entendeu? Então eu acho que esse valor por exemplo de 5 milhões poderia estar fazendo aumento de leitos de UTI, é o que se precisa hoje, eu acho que tem coisas mais prioritárias para se fazer dentro da saúde a nível de Santa Casa, não sou contrária ao Bezerra, mas eu acho que poderíamos estar discutindo coisas melhores e mais urgentes para o município de Rio Claro e também para a Microrregião.

 

2- ) Pergunta: O que você achou do Pedido de Cassação representado pelo Partido Psol contra o vereador Paulo Guedes?

Resposta: O Vereador Paulo Guedes ainda tem os recursos que ele pode usufruir, enquanto a Justiça não deliberar não podemos ter atitude nenhuma quanto a isso, pois suponhamos que você cassa e depois ele consegue reverter essa situação, ele pode entrar com danos morais, então é melhor aguardar a Justiça sempre.

 

3-) Pergunta: Você apoia o projeto de lei que institui a data da Semana e Parada LGBT do Movimento LGBT no município de Rio Claro/SP? Projeto LGBT que visa o fomento do estudo, das atividades sadias e socioeducacionais, saúde e segurança, do culto ao saber, à humanidade, à família, do culto ao respeito que o indivíduo deve a si mesmo, ao que é seu, ao respeito que deve aos demais e à propriedade alheia, visando direitos LGBT’s, para assim, formar na juventude a consciência cabal de sua responsabilidade perante a vida, seus semelhantes, sua cultura e o seu mundo.

Resposta:  Sobre o Projeto de Lei do Movimento LGBT, eu vou dar entrada no Projeto que inclui no calendário oficial do município de Rio Claro/SP a Semana do Orgulho LGBT de Rio Claro/SP, prevista para ocorrer sempre próxima a segunda semana do mês de outubro de cada ano vigente, e ai os Srs. vereadores, cada um analisa e a decisão será no plenário, por votação.


hernani-leonhardt
18 de março de 2019

Bate-Papo da Rio Claro Online na Câmara Municipal: Vereador Hernani Leonhardt


A Rio Claro Online traz com exclusividade para você algumas respostas e posicionamentos dos nossos representantes, a população rioclarense no geral quer saber a opinião de cada um deles, nobres vereadores, a Rio Claro Online agradece a colaboração e participação dos entrevistados (as).

 

O entrevistado da vez é o Vereador Hernani Leonhardt.

 

Hernani Leonhardt é Administrador e Vereador pelo Partido Movimento Democrático Brasileiro, nasceu em 27/07/1974.
Contato: (19) 3526-1326
E-mail: hernani.leonhardt@rioclaro.sp.leg.br
Facebook: https://www.facebook.com/hernani.leonhardt/

 

1- ) Pergunta: O que você achou do Projeto de empréstimo no valor de R$ 60 milhões de autoria do Poder Executivo, do Prefeito João Teixeira Júnior? Lembrando que o Projeto foi retirado para adequações.

Resposta:  Desde o início, quando o projeto apresentado em dezembro do ano passado, ainda referente a R$ 40 milhões, me posicionei de forma cautelosa. Em conjunto com demais vereadores, solicitamos que o Executivo encaminhasse as garantias de pagamento, a capacidade de endividamento do município e um detalhamento dos serviços que seriam realizados, pois estava tudo muito vago. Basicamente, sobre as garantias, o que nos foi enviado foi uma simples projeção do aumento de arrecadação do IPVA nos próximos anos, o que claramente não configura garantia alguma.


Em janeiro, o Prefeito enviou à Câmara Municipal uma emenda ao projeto original, aumentando em 20 milhões de reais o valor total do financiamento. Fui o primeiro vereador a questionar essa manobra do Executivo, haja vista que aumentar em 50% o valor de um financiamento através de uma simples emenda me parecia inconstitucional. O próprio Regimento Interno da Casa, em seu artigo 144 diz que se houver mudança substancial na matéria, ela deve ser reapresentada como Projeto Substitutivo e não como uma simples emenda.


Estávamos certos e o projeto foi retirado e até o momento não foi enviado novamente para a Câmara e, caso seja, já declarei meu voto contrário.

 

2- ) Pergunta: O que você achou do Pedido de Cassação representado pelo Partido Psol contra o vereador Paulo Guedes?

Resposta: Acho válido que a sociedade civil, partidos políticos e quem quer que seja se manifeste a respeito de processos que correm na esfera pública, sobretudo relacionado a agentes políticos. Mas reforço que inicialmente cabe um posicionamento oficial da Mesa Diretora da Câmara Municipal, através de sua Procuradoria Jurídica, responsável por todo o funcionamento da Casa. Num segundo momento, há de se respeitar a Constituição e conceder ao acusado o direito de ampla defesa e após o trânsito em julgado, ai sim esta Câmara Municipal tem a obrigação jurídica e moral de se manifestar sobre o caso.

 

3-) Pergunta: Você apoia o projeto de lei que institui a data da Semana e Parada LGBT do Movimento LGBT no município de Rio Claro/SP? Projeto LGBT que visa o fomento do estudo, das atividades sadias e socioeducacionais, saúde e segurança, do culto ao saber, à humanidade, à família, do culto ao respeito que o indivíduo deve a si mesmo, ao que é seu, ao respeito que deve aos demais e à propriedade alheia, visando direitos LGBT’s, para assim, formar na juventude a consciência cabal de sua responsabilidade perante a vida, seus semelhantes, sua cultura e o seu mundo.

Resposta:  Sem sombra de dúvidas. O Movimento LGBT e suas vertentes vem ganhando seu merecido espaço na sociedade e não vejo o movimento como forma de se sobrepor a crenças e religiões, mas sim como uma maneira de garantir seus direitos básicos, sua segurança e, principalmente, respeito de todos. No que se referir ao bem comum e ao convívio em harmonia entre todos de nossa sociedade, contem sempre com este Vereador.


chuvas-rioclaro-sp-perigo
7 de março de 2019

População deve tomar cuidados com água de enchentes


A cena de brincar na enxurrada até que parece divertida e era assim que muitas crianças de divertiam no passado, porém, toda esta brincadeira ingênua pode acarretar diversos problemas.

 

O contato com água de enchentes pode causar danos à saúde de qualquer pessoa.

 

Segundo a Vigilância Epidemiológica da Fundação de Saúde, as chuvas e enchentes aumentam o risco de doenças infectocontagiosas. Por esse motivo, é importante alertar sobre a necessidade de prevenção para evitar problemas de saúde ocasionados pelo contato com a água suja das chuvas, que carregam uma série de bactérias e vírus.

 

Diversos tipos de doenças podem se manifestar a partir da contaminação. Como a leptospirose, causada por uma bactéria encontrada na urina do rato e que pode entrar pela pele humana.

 

SINTOMAS

 

O setor de saúde alerta que se a pessoa tiver contato com a água ou lama das enchentes, precisa ficar atento a sintomas como febre, dor muscular, náuseas e dor de cabeça, nesse caso, procurar atendimento e relatar o ocorrido.

 

A hepatite A também pode ser transmitida pela água misturada com esgoto humano. As enchentes também aumentam o risco de diarreia aguda, causada por bactéria, vírus e parasitas.

 

Outra doença que pode se manifestar e também com risco de ser transmitida pelo contato com enxurradas é a Febre tifoide, causada pela salmonella typhi, bactéria encontrada nas fezes. Também tem o risco de ser transmitida através de águas em enchentes.

 

A Vigilância Epidemiológica orienta os seguintes cuidados:

 

– Evitar contato com águas de enchentes;
– Caso ocorra, permanecer o menor tempo possível;
– Não deixe que as crianças nadem ou brinquem na água e na lama;
– Evite manusear objetos que tenham sido atingidos pela água ou lama;
– Proteja os pés e as mãos com botas e luvas de borracha ou sacos plásticos duplos;
– Jogar fora medicamentos e alimentos que entraram em contato com as águas da enchente, mesmo que estejam embalados com plásticos ou fechados e dentro da data de validade;
– Lave bem as mãos antes de preparar alimentos;
– Procure beber sempre água potável, que não tenha tido contato algum com as enchentes;
– Se sua casa for atingida pela enchente, após o recuo da água providencie limpeza e desinfecção dos ambientes, utensílios, móveis e outros objetos. Usando luvas, botas de borracha ou outro tipo de proteção para pernas e braços, descarte tudo que não der para recuperar.

  

Fonte: Diário do Rio Claro


thiago-vereador-rioclaro-sp-2019
7 de março de 2019

Bate-Papo da Rio Claro Online na Câmara Municipal: Vereador Thiago Yamamoto


A Rio Claro Online traz com exclusividade para você algumas respostas e posicionamentos dos nossos representantes, a população rioclarense no geral quer saber a opinião de cada um deles, nobres vereadores, a Rio Claro Online agradece a colaboração e participação dos entrevistados (as).

 

O entrevistado da vez é o Vereador Thiago Yamamoto.

 

Thiago Yamamoto é Vereador pelo Partido Socialista Brasileiro, nasceu em 01/12/1982.
Contato: (19) 3526-1336
E-mail: thiago_japones@hotmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/Thiago-Japon%C3%AAs-1217084234994285/

 

1- ) Pergunta: O que você achou do Projeto de empréstimo no valor de R$ 60 milhões de autoria do Poder Executivo, do Prefeito João Teixeira Júnior? Lembrando que o Projeto foi retirado para adequações.

Resposta: Empréstimo é a última opção, o DAAE tem dívida grande, tem que haver gestão e receber de quem deve primeiro. A saúde precisa de cuidados, acredito em ações preventivas, fazer funcionar bem as Unidades Básicas de Saúde, e não tem como negar, as carretas estão indo embora…e fica uma população sem atendimento, parcialmente sou contra a ideia de empréstimos, mas estou estudando também algumas ideias. Alguma coisa tem que ser feita.

 

2- ) Pergunta: O que você achou do Pedido de Cassação representado pelo Partido Psol contra o vereador Paulo Guedes?

Resposta: O que a Justiça determinar eu sou favorável, mas sou contrário um ativismo judiciário quando entra na esfera legislativa e vice-versa. Vamos aguardar a Justiça!

 

3-) Pergunta: Você apoia o projeto de lei que institui a data da Semana e Parada LGBT do Movimento LGBT no município de Rio Claro/SP? Projeto LGBT que visa o fomento do estudo, das atividades sadias e socioeducacionais, saúde e segurança, do culto ao saber, à humanidade, à família, do culto ao respeito que o indivíduo deve a si mesmo, ao que é seu, ao respeito que deve aos demais e à propriedade alheia, visando direitos LGBT’s, para assim, formar na juventude a consciência cabal de sua responsabilidade perante a vida, seus semelhantes, sua cultura e o seu mundo.

Resposta: A vida das pessoas todos nós temos que proteger sempre, independente de qualquer coisa, desde a sua concepção até a sua morte, eu apoio a vida e vou analisar o projeto com certeza.