A Falta de Segurança do Campus da Unesp Rio Claro/SP

A insegurança se tornou rotina para os moradores do bairro Bela Vista, Vila Nova e São Miguel em Rio Claro (SP), que vem sofrendo com os constantes assaltos às casas e comércios.

 

Ontem (13) por volta da meia noite foi registrado mais um B.O referenciando dois incidentes na delegacia nessa noite de quarta-feira, os profissionais no caso estavam recolhendo informações sobre os ocorridos e fazendo o recolhimento dos objetos furtados.

 

Dois homens estão assaltando a região a mão armada, de moto e capacete!

Muito cuidado lojistas e munícipes (…) 

 

Confira alguns comentários:

“Estamos na delegacia agora! A polícia prendeu um dos ladrões da moto e já foi reconhecido por duas vítimas! Se mais alguém quiser vir na delegacia reconhecer, quem foi assaltado entre ontem e hj por ladrões com moto e armado, aproveitem.. Estamos aqui esperando. Eles estão recuperando pertences de vítimas.”

Marina Turini

 

“Oi gente, nessa madrugada, perto de 5h30 da manhã estouraram o portão da garagem da minha kit e levaram a minha bicicleta. Foi aqui na avenida 20a.
Tomem muito cuidado !! Ate aconselho nao andar com celular e dinheiro a mais na carteira.. Ta MUITO perigoso !
COLEM NA MANIFESTAÇÃO DE TERÇA !”

Gabriela Costa

 

“Enviado hoje de manhã: [Textão mas vale a pena ler até o fim]

“Prezada ouvidora,

venho por meio deste pedir desesperadamente que os órgãos administrativos (IB e IGCE) da UNESP de Rio Claro,SP manifestem-se e tomem medidas imediatas para sanar este problema de segurança no campus. Segue em anexo um documento que fiz que poderá ser utilizado como via de informação ao IB e IGCE.

Tal tema já foi discutido com os ouvidores, já foi pauta de muitas reuniões administrativas mas mesmo assim nunca obtivemos uma resposta concreta e/ou alguma medida das chefias do IB e do IGCE.

Os alunos da UNESP de Rio Claro, SP pedem SOCORRO! Antes que algo pior aconteça!

Agradeço imensamente pelo espaço e peço humildemente que a senhora faça tudo o que estiver ao seu alcance para nos ajudar, pois estamos totalmente desamparados há anos!

Existe um grupo no facebook que se chama “A falta de segurança no campus” que visa avisar aos outros alunos como, quando e onde os últimos furtos ocorreram. Precisamos de uma solução imediata e permanente urgentemente antes que o pior aconteça. Já existem relatos de assaltos dentro da própria universidade, roubo de projetores das salas de aula, alunos sendo assaltados dentro da sala de aula e até mesmo roubo a mão armada de carros nos arredores da universidade.

Por favor prezada Ouvidora, nos ajude no que puder pois os alunos estão em perigo!

Muito obrigado!

Atenciosamente,

Lucas Cesar Gomes Squillante”

RESPOSTA 1:

“Prezado Lucas

Recebemos seu email e já o encaminhamos aos diretores das duas Faculdades (IB e IGCE) e ao ouvidor do IB, para análise e resposta.
Logo que recebermos uma resposta, lhe encaminharemos.
Obrigada por ter nos escrito.
Atenciosamente,

Profª Maria Suzana S. Menin
Ouvidoria Geral da UNESP
Telefone: (11) 5627-0555”

RESPOSTA 2:

“Prezado Lucas

Recebemos e lhe repassamos a seguinte resposta do Diretor de sua unidade, Prof. Dr. Sergio Roberto Nobre, a respeito de sua demanda sobre falta de segurança no campus de Rio Claro.
Na resposta há documento anexo que foi enviado à Câmara Municipal de Cordeirópolis que também indagou a unidade sobre questões de segurança.
O Diretor ficou muito motivado a chamá-lo para ajudar a pensar em outras iniciativas possíveis. Seria muito interessante ter uma comissão de alunos auxiliando a direção da unidade sobre isso.
Obrigada por nos ter procurado.

Profª Maria Suzana S. Menin
Ouvidoria Geral da UNESP
Telefone: (11) 5627-0555″

Anexo o documento escrito pelo diretor do IGCE que me foi repassado como resposta.

Sugiro que escrevam para os órgãos administrativos superiores (Ouvidoria, Assessoria Jurídica…) pois a pressão de uma mudança sistemática na segurança do campus tem que vir de cima até os diretores de nossos respectivos institutos. Adicionalmente, participarem de todos os movimentos pacíficos de manifestação em relação ao assunto.

Paz para todos nós!”

Lucas Cesar Gomes Squillante

 

“Encontrei isto aqui no Facebook.
O projeto B.O. Coletivo foi criado no OuiShare Fest POA. O projeto faz um mapeamento dos lugares onde a violência ocorre na cidade. Com um cartaz escrito “Aqui fui assaltado. Você também? Escreva seu nome abaixo”, o projeto pretende alertar as pessoas e as autoridades que o local é inseguro.

Não sei se ajudaria de alguma forma no nosso caso, mas pelo menos as pessoas saberiam quais locais mais propícios de ocorrer assaltos, pois estes papéis colados ficariam bem visíveis. Ficaria uma poluição visual, mas se funcionar…”

Juliane Cestari

 

2

 

 

“Pessoal, é inadmissível tudo isso que está acontecendo fazer PARTE DAS NOSSAS ROTINAS!
É ilógico sairmos de casa para ir estudar, ou mesmo no mercado, com medo. Onde vivemos? Síria?

Quantas pessoas vão ter que perder bens, se não a vida, até que isso passe sequer a ter uma (possível) solução?

Gostaria de saber o que NÓS, como um todo, podemos fazer. Sei que já fizemos B.O., as estatísticas crescem, vem uma ou outra ronda ocasional para o bairro, mas ainda assim (provavelmente) as MESMAS pessoas continuam cometendo os MESMOS crimes. Não existe horário, nem lugar. Só existem as mesmas vítimas!

Sério, nossa vida não pode se resumir à isso. Não faz sentido nenhum.

Pergunto o que podemos fazer, pois não sei mesmo. Um movimento? Protestos?

Sério, na opinião de vocês, qual nossa solução para isso?

Isso tem que ser resolvido!

Sugestões?”

Luiz Ricardo Prais

 

“Olá pessoal. Como essa questão de assaltos tomou rumos desproporcionais ultimamente, a galera se mobilizou para fazer alguma coisa, tomar alguma providência, etc. Sabemos que a situação se encontra assim provavelmente em todo o estado, que é quem teoricamente deveria prover segurança, que é um direito, assim como o acesso à educação, moradia, lazer, enfim. O meu posicionamento é de que algo precisa ser feito imediatamente, e com medidas a longo prazo que envolvam debates, discussões, formações de opinião, construções e desconstruções e etc.

Algumas pessoas podem ver nossa preocupação como irrelevante, mas eu acho bem foda saber que os caras tão armados e arrombando casas, e botando a maior pilha nas ruas. Como eu já disse ontem, se o cara que aborda já presume que você tem um celular ali na hora e manda você passar, e você não está com ele, acontece o que? Você morre por isso?”

Carolina Reame Santos

 

“Pessoal,
A Giovanna Risardo da EPTV entrou em contato e estão interessados em correr uma matéria sobre a onda de assaltos. Irão discutir isso hoje na reunião de pauta e entrarão em contato mais tarde.
Eles ressaltaram a necessidade de material audiovisual, então seria de enorme interesse ter:
-Disponibilidade de alunos que foram assaltados a darem entrevista.
-Quem teve a casa arrombada e tem alguma evidência dos danos, que possam levar a equipe de filmagem para registrar.
-A pilha com os BOs coletados até agora.
Essas matérias são feitas de forma rápida então precisamos do material entre hoje e amanhã.
Quem tiver acesso a qualquer um destes pontos, ou conhecer pessoas que tenham os BOs ou possam dar entrevistas manifestem-se.
Sério, manifestem-se agora.
Não estou interessado em likes, precisamos de nomes e contatos para agora.
Me mande uma mensagem pelo FB, caso esteja disponível para fazer isso.”

Karl Mokross

 

Vamos nos unir e fazer justiça!

Participe do Grupo de Informações e Fique Atento! Toda informação é válida – Clique aqui.


© 2025 - Rio Claro Online
Todos os Direitos Reservados
Agência Interativa Nautilus Publicidade