A população e o município de Rio Claro/SP receberam em Agosto/2018 dois drones adquiridos pela Prefeitura para auxiliar ações de monitoramento, o modelo adquirido foi o Phantom 4 Pro – Obsidian, na época a Prefeitura investiu R$ 36 mil na compra dos aparelhos, acessórios e treinamento dos operadores.
O drone que “desapareceu” na cor azul e detalhes em cinza claro, identificado com o logotipo da Guarda Civil Municipal de Rio Claro, sumiu na manhã da última quarta-feira (22) durante uma ação no Lago Azul em um evento do “Dia Mundial da Água no Lago Azul”.
Segundo informações o drone sobrevoava o local e fazia imagens, e em determinado momento “o equipamento perdeu o sinal e sumiu” da visão do operador.
A equipe da Rio Claro Online esteve nas ruas da cidade, e perguntou a opinião da população:
“Os equipamentos são da população que paga impostos para receber uma segurança mínima” – Antonio, 33 anos.
“Eu acho um tremendo absurdo com a gente que confia, não conseguem nem cuidar de um robô” – Dona Célia, 56 anos.
“Será que eles pensaram que era igual videogame? Perderam o equipamento que nem deles são? É dinheiro nosso isso aí indo para o ralo” – Carlos Silva, 47 anos.
“Se teve treinamento para o uso adequado do equipamento não era para dar erros que não fossem notados antes.” – Simone, 32 anos.
“Que falta de respeito com o dinheiro do povo, só Rio Claro mesmo que vemos isso…” – Priscila, 28 anos.
“Será que vão colocar outro no lugar? Acabou a bateria do drone no ar?
Achei bem confuso… ele não tem um comando de voltar antes de sair do ar? E a Localização?” – Samuel, 22 anos.
Os drones são para ajudar no trabalho realizado por diversos setores da administração municipal como Defesa Civil, Guarda Civil Municipal (GCM), obras, trânsito e meio ambiente,
e ainda em ações conjuntas do Poder Público com as Polícias Civil e Militar.
Quem tiver informações ou localizar o equipamento drone que “desapareceu” agora no final de Março/2023, pode entrar em contato através do telefone 153.