A natureza, o cérebro e o poder da gratidão

Por Maristela Negri Marrano

Possibilidade de mudar a nossa perspectiva diante da vida

 

Sabe aquele fim de domingo, no silêncio, no banco do jardim, sentindo o perfume do jasmim? Este pode ser um momento para pensar no presente, na vida que pulsa e movimenta, no cantarolar dos pássaros, no germinar das plantas, na natureza que nutre e nos alimenta de todas as formas.

 

O contato com a natureza tem o dom de acalmar e relaxar. Esses sentimentos atuam na liberação da endorfina, trazendo sensação de leveza e tranquilidade, melhorando o humor, o que ameniza o estresse, a ansiedade e a depressão.

 

Imbuídos dessa leveza, sentimo-nos motivados a refletir sobre a nossa verdade e, de repente, o sol reaparece, traz luz à realidade, desperta nossa consciência, para que valorizemos os caminhos da vida, erros e acertos. Um novo recomeço, recheado de infinitas possibilidades e a clareza da gratidão pela vida.

 

Neste momento, veio a aprendizagem como inspiração, o poder da gratidão em nossas vidas, a possibilidade de mudar a nossa perspectiva. E por meio de escolhas conscientes abrirmos um canal para criarmos um universo de bons sentimentos, pensamentos e ações.

 

Quando inundamos nossos pensamentos com sentimentos de gratidão passamos a ativar nosso sistema de recompensa do cérebro, localizada numa área chamada Núcleo Accubens. Esse sistema é responsável pela sensação de bem-estar e prazer do nosso cérebro. Quando nosso cérebro identifica que algo de bom aconteceu em nossas vidas e somos gratos por isso, ocorre a liberação do neurotransmissor dopamina, o qual aumenta a sensação de prazer. As pessoas que têm o hábito de manifestar gratidão vivem em níveis elevados de otimismo e vitalidade.

 

A exuberância da natureza desperta em nós o poder da gratidão, levando-nos ao encantamento diante da beleza e do mistério da vida. Alguém ou algo nos toca, como a natureza me tocou e nos tornamos maravilhados. A alma resplandece, torna-se tomada pela ternura e pelo estado de graça.

 

A gratidão nos ensina a exercitar o amor, a compaixão, o olhar grato independente da situação que se apresenta. Distribuir sorrisos, olhares, abraços de conforto, solidariedade, de gratidão que nos permitem identificar o quão preciosa pode ser a composição do nosso dia a dia, basta nos tornarmos sensíveis e atentos para perceber como a vida oferece dádivas sem nos darmos conta.

 

É gratificante ser inundada por pessoas gratas em vez de vozes que reclamam o tempo todo! Agradecer é celebrar a vida. Para praticar a gratidão faz-se necessário uma decisão consciente, disposição e disciplina. Observe e amplie o olhar para cada detalhe de seu dia, sempre há algo para agradecer!

 

A todos que estão lendo nesse momento, peço que fechem por um instante os olhos e se conectem com algo que os faça se sentir profundamente gratos!

 

Gratidão a todos!

 

Maristela Negri Marrano é pós-graduada em Neurociências aplicadas a Longevidade – UFRJ, mestre em Educação Física pela Unimep e sócia-diretora do Centro de Longevidade e Atualização de Piracicaba (Clap).

Contato: maristela@centroclap.com.br


© 2024 - Rio Claro Online
Todos os Direitos Reservados
Agência Interativa Nautilus Publicidade