Seleção Brasileira terá mais de um mês de preparação até os Jogos Olímpicos (Divulgação/CBB)

A Seleção Brasileira iniciou sua preparação para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016. Na última sexta-feira, o grupo convocado pelo técnico Rubén Magnano se apresentou em São Paulo (SP) e iniciou suas atividades visando a disputa da principal competição esportiva do planeta.

Dos 14 jogadores chamados por Magnano apenas quatro ainda não se apresentaram. Envolvidos nas Finais da NBA, Leandrinho Barbosa e Anderson Varejão, do Golden State Warriors, se juntarão a seus companheiros na próxima quinta (30/06), assim como Raulzinho Neto e Augusto Lima.

“Toda a equipe está comprometida com a seleção. No dia 30, todos os atletas terão se apresentado. Está tudo certo. Na apresentação falei que devemos ter coragem de acreditar que se pode fazer um bom trabalho e lutar pela medalha. Temos que alimentar o grupo com trabalho e confiança. Nossas perspectivas são boas, como já falei. Não falo por falar, mas por experiência já vivida”, afirmou o treinador argentino da Seleção.

Com seis jogadores, o NBB CAIXA é a competição que mais forneceu jogadores para a lista (Rafa Luz, Larry, Marquinhos, Alex, Giovannoni e Hettsheimeir). Da NBA são cinco atletas chamados por Magnano, enquanto que três dos convocados vêm do basquete europeu. Antes das Olimpíadas, dois dos 14 convocados serão cortados.

Para a disputa dos Jogos Olímpicos em casa, a Seleção Brasileira chega após duas grandes campanhas nas últimas competições internacionais. Nas Olimpíadas de Londres em 2012, o grupo verde-amarelo ficou com a quinta posição. Dois anos depois, na Copa do Mundo da Espanha, os brasileiros terminaram na sexta colocação.

“Temos a possibilidade de fazer história e conquistar uma medalha, já que nossa equipe jogou de igual para igual contra nossos principais adversários nos Jogos de Londres (2012) e na Copa do Mundo da Espanha (2014). E o que vai definir o quanto estaremos prontos é a nossa preparação, a nossa intensidade, a química com os jogadores. A motivação maior é você estar numa Olimpíada, isso não tem preço. É muito orgulho poder defender o seu país, principalmente em casa diante de sua torcida”, destacou Nenê.

Com seus principais talentos reunidos novamente. Seleção terá desafio de jogar Olimpíadas em casa (FIBA/Divulgação)

Neste início da preparação, quatro jovens jogadores estão treinando com o grupo principal da Seleção. Cortados do grupo que viajou para a disputa do Campeonato Sul-Americano, Deryk e Humberto participam das atividades comandadas por Magnano. Os outros dois são os pivôs Wesley Sena (Paschoalott/Bauru) e Pedro Henrique (Paulistano/Corpore).

A Seleção Brasileira permanecerá treinando em São Paulo até o dia 02 de agosto. Neste período, a equipe nacional realizará alguns amistosos na capital paulista, com adversários e datas a definir. Além disso, o time verde-amarelo também disputará algumas partidas preparatórios em Mogi das Cruzes, no Ginásio Professor Hugo Ramos.

O Brasil está no grupo “B” das Olimpíadas e terá como adversários na primeira fase Lituânia (dia 7), Espanha (9), o vencedor do Pré-Olímpico Mundial 3 (11), Argentina (13) e por último a Nigéria (15). A chave “A” é formada por Austrália, China, Estados Unidos, Venezuela e os vencedores do Pré-Olímpico Mundial nas posições 1 e 2.

Confira a lista completa de convocados:

Armadores
Larry Taylor (Mogi das Cruzes/Helbor)
Marcelinho Huertas (Los Angeles Lakers-EUA)
Rafa Luz (Flamengo)
Raulzinho (Utah Jazz-EUA)

Alas
Alex Garcia (Bauru Basket)
Leandrinho Barbosa (Golden State Warriors-EUA)
Marquinhos (Flamengo)
Vitor Benite (Murcia-ESP)

Pivôs
Anderson Varejão (Cleveland Cavaliers-EUA)
Augusto Lima (Real Madrid-ESP)
Guilherme Giovannoni (UniCEUB/Cartão BRB/Brasília)
Nenê (Washington Wizards-EUA)
Rafael Hettsheimeir (Bauru Basket)
Vitor Faverani (Murcia-ESP)

Convidados
Deryk Ramos (UniCEUB/Cartão BRB/Brasília)
Humberto Gomes (EC Pinheiros)
Pedro Henrique (Paulistano/Corpore)
Wesley Sena (Bauru Basket)

Programação
– 21 a 25 de julho – Jogos amistosos em São Paulo (adversários a definir)
– 28 de julho – Amistoso: Brasil x Austrália em Mogi das Cruzes (SP)

Desafio Super BRA
Ginásio Municipal de Esportes “Professor Hugo Ramos” / Mogi das Cruzes
– Dia 30 de julho – Austrália x Lituânia e Brasil x China
– Dia 31 de julho – Perdedor x Perdedor e Vencedor x Vencedor

– 2 de agosto – Amistoso em Mogi das Cruzes (adversário a definir)
– Viagem para o Rio de Janeiro e entrada na Vila

por Liga Nacional de Basquete