Após o sucesso da estreia em Rio Claro, o grupo foi convidado para participar do Festival de Teatro de Catanduva. Sob a direção de Claudio Lopes, a Cia Tempero D´Alma apresentará a peça “Máquina Hamlet” hoje na mostra.
Na peça aparecem as catástrofes da história e da cultura ocidental, além da crise do artista e intelectual, dividido entre o desejo de se transformar em uma máquina sem dor ou pensamentos e a necessidade de ser um historiador desse tempo conturbado do século XX. É uma autodevoração de teatro, da representação, da história e do autor, parecendo não mais se tratar do ser ou não ser, mas sim do ser e não ser. Durante 30 anos, o Hamlet Machine foi para o autor uma verdadeira obsessão. É uma crítica à história e ao teatro, que se transforma em grito.
Segundo a Cia: “O mais importante desse processo foi trabalharmos sem medo do novo, já que para a Cia., a rebeldia de Heiner Müller nos possibilitaria ir além da interpretação corriqueira do nosso cotidiano, o que nos daria a liberdade de irmos da dança teatro para o pós dramático. A obra nos faz pensar sobre temas universais como a insegurança, a revolta, a traição, a vingança, a morte, o contestamento de ser ator, personagem, autor, a mídia e o interesse em crescer em cima dos outros e suas amargas consequências, por meio de personagens singulares da dramaturgia de William Shakespeare remodelado na visão de Müller, preparando o espectador para adentrar num universo de 5 quadros distintos entre si, dando um desfecho moralizante através de uma história não tão bem sucedida da nossa humanidade. No início do processo de montagem, os atores puderam conhecer um pouco mais sobre o autor descriminado pela sua ousadia em sua época e seus outros textos, que não são tão famosos entre o público. Figuras importantes no pós dramático como Kurt Joss, Pina Bausch, Bob Wilson, Tadeuz Kantor, Antunes Filho, entre outros foram pontos fortes de referência nessa pesquisa, dando margem para a nossa criação.”
A apresentação ocorre hoje às 21h, no Teatro Municipal de Catanduva.
Ficha técnica do espetáculo:
Texto: “Máquina Hamlet” / Autor: Heiner Müller / Tradução: Fernando Peixoto / Orientador: Tin Urbinatti / Direção: Cláudio Lopes.
Elenco: Adriano Maldonado, Beatriz Doranti, Caio Brito, Carlos Rosa, Cleber Fiorio, Dan Prazeres, Isabela Argento, Luana Menezes, Lucas Oliveira, Lucas Sirico, Luciana Silva, Lucy Alves, Marlene Vitor, Nícolas Del Prá, Val Morari, Vitor Machado, William Vilarine.
EQUIPE TÉCNICA: Cenário, figurinos, maquiagem: Demetrius Camolesi / Iluminação, preparação Corporal e vocal: Cláudio Lopes / Trilha Musical: Luana Menezes / Sonoplastia: Lázaro Maciel / Contra regras: Demetrius Camolesi, Vitor Machado e Isabela Argento / Fotos: Thainá Fernandes.
Fotos: Thainá Fernandes
Release: Cia Tempero D´Alma
Matéria: Rogério Borges