Cia Tempero D´Alma une núcleo de teatro CAPS com adolescentes em performance inédita hoje !

A Cia. Tempero D’Alma de Artes Cênicas desenvolve há vários anos uma parceria com a Fundação de Saúde de Rio Claro, em que tem como maior meta a reintegração com a sociedade dos usuários do CAPS III. Nesses anos vários espetáculos foram criados, inclusive um curta-metragem com parceira do grupo de cinema Kino-Olho. Todos, com encenações dos atores usuários que são trabalhados durante o decorrer do ano.

Nesse ano a proposta é além de um trabalho teatral com os usuários, é que sejam inclusos outros grupos, e com isso surgiu à ideia de unir a Cia Teatro Novo Caminho – CAPS III com o Grupo Teatral Maktub – Alunos da escola Marciano Toledo Piza. Os dois grupos têm a direção do ator Cleber Fiorio, e dessa ideia surgiu a performance “Suficientemente Estranho”, que será apresentada no dia de comemoração do movimento antimanicomial no calendário nacional, dia 18 de Maio. A data deriva de um encontro de profissionais da área da saúde mental na cidade de Bauru, ocorrido em 1987. Desse movimento antimanicomial, que também é conhecido como Luta Antimanicomial, começaram as primeiras reformulações dos serviços psiquiátricos, só em 2001 temos a lei 10216 de 2001 (Lei Paulo Delgado) mudando o modelo de Atenção à Saúde Mental, tirando do setor hospitalar e criando uma Rede de Atenção Psicossocial, estruturada em serviços públicos abertos. Esse dia, como todos os outros, tem a intenção de mostrar que os doentes mentais não sejam excluídos da sociedade e maltratados como um dia já foram, e que eles sejam orientados e acompanhados.

“A performance tem o objetivo de desmistificar a doença mental na sociedade, relatando as dificuldades, os percalços e uma fase difícil, que é a da aceitação da doença pelo o usuário. Esse momento é de total importância à sustentação familiar, com o apoio dos amigos e o acompanhamento clinico, entra o CAPS – Centro de Atenção Psicossocial.”

A ideia da construção artística é inverter os papéis: “Em uma conversa com uma amiga, ela sugeriu o porquê não trocar os papeis. Claro que amei a ideia e desenvolvi esse trabalho com os dois grupos. Desde o primeiro encontro entre eles houve muita cumplicidade, muita vontade fazer algo a mais, de querer dar um carinho, um abraço… Algo raro nos dias de hoje, mais ainda pra quem é taxado como insociável. Tenho certeza que esse é apenas o primeiro passo de uma parceria que dará muitos frutos e ensinamentos a toda sociedade.”, conta o diretor da performance, Cleber Fiorio.

A apresentação da performance será nessa segunda-feira 18/05 às 19:30 horas no Arquivo Publico, NAM (núcleo administrativo municipal), Situada na Rua 6 nº 3. 265 Alto do Santana e terá duração de 20 minutos.

Elenco:

Grupo Teatral Novo Caminho (CAPS III): Erenilda, Joana, Nivanda, João, Erondim, Gilberto, José Anísio e José Fernando.

Grupo Teatral Maktub (Escola Marciano): Gabriely Verônica, Jean Algarve, Leandro Balduino, Mariana Marçola, Mayara Mercante, Thays Silva e Ynara Oliveira.

Direção: Cleber Fiorio

Matéria: Rogério Borges


© 2024 - Rio Claro Online
Todos os Direitos Reservados
Agência Interativa Nautilus Publicidade