Uma banda importante dentro do underground da cidade, da região. E neste ano comemorando dez anos de luta, dez anos de batalha. Dez anos de responsa movimentando a cena, com muito peso muito nervo e múltiplas texturas em ótimas composições- com vocês uma entrevista exclusiva com o Coaggula, às vesperas do XIV Equinócio Rio Claro!
Rio Claro Online: Falem um pouco sobre a história do Coaggula: integrantes, mudanças na formação, tempo de estrada.
O Coaggula foi formado em 06/11/2005, por Leonardo Oliveira (voz, de Rio Claro)e Marcelo Oliveira(guitarra, de Pirassununga) da antiga Kamasutra, junto com Pedro AnimalDrummer (bateria, de Araras). Na antiga formação constava Ricardo “magrello” Santos( de Araras, no baixo) substituído após 3 anos por Rafael Bovo (de Rio Claro).
Após 7 anos de estrada, hoje consta com duas guitarras, incluindo o guitarrista Santhiago Stecca ( de Rio Claro).
Rio Claro Online: Qual a origem do nome Coaggula? Como é o processo de composição da banda?
Antigamente a banda era titulada de Coaggula Dy Sophie, que na verdade, entre todos os mitos contados, foi a junção de duas ideias. Como por problemas de escrita em eventos, pronúncia, e até abreviação do público como “os cara do Coaggula“, resumimos para apenas o singular…
As composições são por ideias de riffs ou liks de batera ou até mesmo de uma linha de voz, o processo de composição demora semanas, até mesmo meses. Lembro que temos coisas criadas desde o início da banda que não terminamos ainda hahahaha, confessamos que as composições são trabalhosas porém satisfatórias para a banda, e esperamos que o público goste…
Rio Claro Online: A sonoridade de vocês é muito trabalhada, com alternância de atmosferas e levadas de peso, como na pedrada “Connectivity”, que aliás possui um vídeo bem louco no Youtube. Quais são as influências de vocês?
Temos particularidades dos integrantes sobre gênero musical, o new metal é um dos em comum que os integrantes tem.
O começo da banda tinha muita influência de Korn, Slipknot,Limp Bizkit, Deftones, Tool, Machine head, hoje temos outras influências como Gojira, Meshuggah,Lamb of God, mas procuramos sempre fazer dentro do metal um estilo próprio, sem muita comparação à outras bandas, ou preferimos não nos comparar, nem mesmo copiar…
Rio Claro Online: Dia 9 de maio vocês se apresentam mais uma vez no Equinócio Rio Claro.Qual a expectativa e importância de tocar neste histórico festival, que chega agora à sua décima quarta edição?
A segunda vez que tocamos neste festival, inclusive a primeira foi a gravação do clipe Connectivity (clique aqui).
O Equinócio sempre foi um evento referência regional, e porque não até estadual ou nacional, sempre um público grande apreciador de som, bandas da região independentes unidas pelo underground, é sempre uma honra para o Coaggula tocar em um evento que respeitado como este que deveria ter o reconhecimento merecido!
Rio Claro Online: Obrigado pela entrevista! Espaço para merchan, recados e contatos.
Galera deixo aqui uns links para saber sobre a banda…
Facebook: https://www.facebook.com/pages/Coaggula
SoundCloud: https://soundcloud.com/coaggula
Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=vsXbCU6XykQ
agradeço a todos os parceiros do Coaggula inclusive a Rio Claro online pela entrevista que nos deixa muito honrado em fazer parte deste veiculo informativo, um grande abraço a todos os leitores e da organização!
Pedro, Léo, Marcelo, Rafa e San…