Coca-Cola Brasil comemora 75 anos com livro criado por Agência O Globo em parceria com WMcCann

Com edição especial e distribuição dirigida, livro retrata grandes marcos da história da empresa no país com peças do acervo da Agência O Globo

 

Rio de Janeiro (RJ) 25/04/1973 – Moda Feminina – Minissaia – Praia de Ipanema – Avenida Vieira Souto – carrinho da Coca-Cola – Foto Arquivo / Agência O Globo – Negativo : 105822 – Foto Arquivo / Agência O Globo / Foto de 1973, na Praia de Ipanema

 

Em uma grande festa no hotel Belmond Copacabana Palace, no dia 6 de dezembro, a Coca-Cola Brasil apresentou a convidados o livro em tiragem especial que celebra os 75 anos da companhia no Brasil. Resultado de um projeto desenvolvido em parceria pela Agência O Globo e WMcCann, o livro mostra a evolução da empresa ao longo de mais de sete décadas, desde a chegada ao Brasil do refrigerante mais conhecido e consumido do planeta até a consolidação de um amplo portfólio que inclui, além dos refrigerantes, também águas, cafés, chás, néctares, lácteos, sucos e bebidas esportivas, com a ampliação de categorias e mais opções de bebidas.

 

Com 120 páginas e nove capítulos, o livro viaja até 1942 para mostrar a chegada da Coca-Cola ao Brasil, em pleno período de guerra, com a inauguração de sua primeira fábrica no bairro de São Cristóvão, no Rio de Janeiro. A consolidação do produto como preferência do brasileiro, nos anos 1940 e 1950, abre espaço para o lançamento de novas marcas – e assim chega ao país a Fanta, em 1964.

 

Outros marcos são lembrados ao longo dos capítulos, do lançamento das máquinas de post-mix nos anos 1970 à apresentação de marcas que já fazem parte do dia a dia dos consumidores, como Sprite, Crystal e Coca Zero. Também ganham destaque as aquisições de marcas que se incorporaram à linha de produtos, entre elas Ades, Matte Leão e Del Valle. Um movimento que está no centro do próprio propósito da empresa: oferecer bebidas que atendem às necessidades dos consumidores.

 

Ao construir um paralelo entre as conquistas da empresa e os acontecimentos de cada época, o livro confirma a relevância cultural da empresa ao longo dos anos no Brasil. Hoje a Coca-Cola Brasil conta com mais de 62 mil colaboradores diretos e 600 mil indiretos. São 42 unidades industriais e nove grupos parceiros de fabricantes, distribuídos por todo o país. Os números que mostram a força da ligação da empresa com os brasileiros são reforçados com a postura de responsabilidade social e ambiental que a empresa incorporou ao seu cotidiano nessas sete décadas e meia.

 

O livro é ricamente ilustrado com imagens de arquivo e fac-símiles das páginas do jornal O Globo ao longo desses 75 anos, reproduzindo reportagens e anúncios da Coca-Cola Brasil. O desenvolvimento do conteúdo foi resultado da atuação conjunta da Agência O Globo com o G.LAB, estúdio de branded content das publicações do Grupo Globo, explorando um foco na ressignificação do acervo em produção de conteúdo para as marcas.

 

– A complexidade de um projeto como esse, para uma marca que é referência mundial, permite que a Agência O Globo explore de maneira muito diferenciada e abrangente seu imenso acervo de fotos, ilustrações e textos, para chegar a um resultado final que encante todos que o folheiam – diz Taíssa Paschoal, da Agência O Globo.

  

Fonte: O Globo


© 2024 - Rio Claro Online
Todos os Direitos Reservados
Agência Interativa Nautilus Publicidade