O Motorhead Moto Grupo surgiu por ideia de Eduardo César Lopes de Azevedo, à época conhecido como Cigano.
Cigano frequentava os churrascos semanais realizados na casa de Marcos Antonio Tofolo, mais conhecido como Kerozênimus (ou Kerozene para a maioria), onde contava histórias que lhe aconteciam nos eventos de motociclistas que costumava frequentar.
Kerozene, animado com aquele estilo de vida, tentou por algumas vezes ingressar no moto clube do qual Cigano fazia parte, porém, sem sucesso. Foi neste momento que Cigano sugeriu a Kerozene que montasse seu próprio clube.
Aceitando a sugestão, Kerozene conversou com seu amigo Jean Carlo de Paula, vulgo Shaolim. Shaolim já conhecia o meio há algum tempo e aceitou o convite de Kerozene para, junto com ele, montar um moto clube.
Para montar o brasão, Kerozene pediu a seu filho Ricardo de Carvalho Tofolo, apelidado de Lubis, para colocar suas ideias no papel, resultando no brasão que hoje é utilizado pelo grupo. Muitas pessoas acreditam que o nome “Motorhead” seja em homenagem à banda liderada por Lemmy Kilmister, porém, não é verdade. Lubis sugeriu este nome por ter como elemento central do brasão um motor saindo de dentro de um crânio. Além disso, a palavra “motorhead” é um termo em inglês que se refere aos fanáticos por motores.
Segundo Vanute di Donato, cada elemento do brasão tem seu significado: o crânio representa a igualdade; o motor em “V” saindo da cabeça exalta a paixão por motocicletas; a corrente em forma de escudo significa a união dos nossos membros e a proteção que um deve oferecer ao outro; os grilhões abertos nas pontas das correntes simbolizam a liberdade; e o fogo (ou fundo vermelho, nos tecidos bordados) mostra a paixão pelo motociclismo.
Após prontos os coletes, Kerozene convidou Cigano para ser o primeiro presidente do Motorhead Moto Grupo, devido a sua experiência e conhecimento. Cigano aceitou, e assim foi fundado o Motorhead Moto Grupo, em 10 de outubro de 2007. Desde então, nosso grupo vem realizando eventos beneficentes em prol ao município de Rio Claro, tentando ajudar as pessoas (e animais) quando pode, como pode e com quanto pode, sempre agradecendo aos moto clubes, moto grupos, motociclistas e simpatizantes que nos ajudam a realizar nosso trabalho. Além disso, nós tentamos participar do maior número de eventos beneficente possível, sejam eles realizados por motociclistas ou não. Afinal, o importante é ajudar, não interessa como.
Nossos integrantes, quando recebem seus “brasões fechados” (momento em que a pessoa se torna membro definitivo do Motorhead Moto Grupo), passam pelo ritual do Círculo de Fogo, idealizado por Lubis para representar a purificação do membro e a aliança formada com o Grupo.
Hoje, o Motorhead Moto Grupo conta com aproximadamente 35 integrantes e é registrado oficialmente em cartório como Associação Beneficente de Motociclistas Motorhead Moto Grupo.
Como dito na reunião de ontem, nós somos uma Associação Beneficente que trabalha de maneira intermediária, ou seja, realizamos eventos beneficentes a fim de auxiliar as entidades e comunidades carentes da cidade de Rio Claro.
Entrega ao Projeto Despertai
Para maiores informações, visite nossa página no Facebook:
www.facebook.com/motorheadmotogrupo