Conta de luz vai começar a cair em todo o Brasil

Aneel deve reduzir os valores das bandeiras tarifárias implantadas em 2015 e criar uma nova, mais barata

 

O preço da conta de luz vai começar a cair já nos primeiros meses do ano, prevê a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A informação é do diretor da agência, José Jurhosa, que comentou a redução das chamadas bandeiras tarifárias, implantadas no ano passado para custear as usinas térmicas, mais caras, em utilização desde a seca que reduziu os níveis dos reservatórios de todo Brasil.

 

A agência vai anunciar nesta terça-feira (26) os novos valores dessas bandeiras, divididas entre as cores verde, amarela e vermelha. A verde não acrescenta valores à conta, a amarela incide R$ 2,5 a cada 100 quilowatts-hora, enquanto a vermelha adiciona R$ 5,5.

 

Desde janeiro do ano passado, no entanto, quem estampa as contas é a bandeira vermelha, responsável por encarecer as contas em 10%. Além de os valores das bandeiras amarela e vermelha caírem, será criada uma alternativa, rosa, entre a amarela e vermelha.

 

Jurhosa afirmou que o preço das tarifas já poderia ter caído se fosse possível utilizar a Usina de Belo Monte para abastecer o Nordeste. O Ministério Público, no entanto, detém uma limitar que impede o término da usina porque o governo não reestrutura a Funai na região.

 

Fonte: Brasileiros

 


© 2024 - Rio Claro Online
Todos os Direitos Reservados
Agência Interativa Nautilus Publicidade