Segmento é um dos poucos que deve passar ileso à crise econômica, já que o campo de atuação dos profissionais tem aumentado nos últimos anos
A área de computação gráfica é uma das poucas que deve passar incólume à atual crise econômica, segundo especialistas da área. O motivo é que existe uma demanda crescente no mercado de trabalho por profissionais qualificados, com destaque para agências de publicidade e propaganda e escritórios de arquitetura. Estes setores, nos últimos anos, vêm recrutando cada vez mais pessoas.
Essa demanda é reflexo da migração de efeitos especiais de filmes de ficção científica e de games, antes restritos ao cinema, para outras áreas como publicidade, arquitetura, decoração, entre outras, criando assim um novo e promissor mercado de trabalho para os profissionais de computação gráfica.
Em quais áreas é possível trabalhar com computação gráfica? A primeira área que é associada a esse profissional é a animação, ou seja, contar histórias por meio de personagens ou objetos trabalhados virtualmente. Mas, o campo de trabalho está cada vez mais amplo: produção publicitária, com uma demanda enorme de talentos por parte de produtoras e agências; visualização de produtos, que pode incluir de peças de mobiliário a embarcações.
Há também demanda por novos profissionais na arte da visualização arquitetônica, indispensável para apresentar por meio de imagens e animações aos futuros compradores como ficará o empreendimento que ainda está na planta; educação, já que o crescente uso de recursos multimídia em salas de aula aumenta a demanda por profissionais para representar imagens e animações sobre diversos assuntos; games, seja produzindo conteúdo para consoles, PCs ou smartphones; e web design, que é a produção de material gráfico em 3D para a internet.
Segundo o monitor da área de tecnologia da informação do Senac Rio Claro, Diego João de Ramos, o profissional poderá atuar ainda nas áreas de CAD (Computer Aided Design ou Projeto Auxiliado por Computador), Modelagem e Animação 3D e Edição e Tratamento de Vídeo (Captura, edição, tratamento, composição e finalização).
Curso – o Senac Rio Claro está com inscrições abertas para o curso Técnico em Computação Gráfica. O curso habilita o aluno a identificar, gerenciar e desenvolver projetos integrados de 3D, vídeo e CAD, bem como finalizar e acompanhar, sob supervisão, a implantação de projetos gráficos e técnicos de animação, ilustração e vídeo.
Ainda segundo Ramos, o diferencial do curso é a infraestrutura dos laboratórios, parcerias com Adobe e Autodesk e a quantidade de aulas práticas, o que possibilita ao aluno explorar as capacidades relativas ao universo da computação gráfica, adequando os projetos desenvolvidos ao mercado de trabalho.
Mais informações sobre cursos, pré-requisitos e inscrições podem ser obtidas no Portal Senac www.sp.senac.br/rioclaro ou pelo telefone (19) 2112-3400.
Serviço:
Técnico em Computação Gráfica
Data: 29 de fevereiro de 2016 a 14 de setembro de 2017
Horário: segunda, terça, quarta e quinta-feira, das 14 às 18 horas
Local: Senac Rio Claro
Endereço: Av. Dois, 720 – Centro
Informações: www.sp.senac.br/rioclaro ou telefone (19) 2112-3400