Um ônibus com aproximadamente 30 criminosos, que estavam nos atos terroristas registrados na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, no último domingo (8), foi detido pela Polícia Federal Rodoviária nesta segunda-feira (9), os envolvidos foram identificados e encaminhados para a delegacia de Rio Claro/SP, sendo autuados, os celulares foram apreendidos para análise.
O ônibus foi identificado após consulta da placa na lista de restrições divulgada aos órgãos de segurança.
A justificativa dos criminosos para participarem dos atos terroristas e de vandalismo é que não aceitam a vitória do atual presidente Lula.
Devido às ações terroristas deste domingo (8), o presidente Lula decretou intervenção federal no Distrito Federal na tarde do domingo, e segue até o dia 31 de janeiro de 2023.
Os terroristas de extrema direita apoiadores de Jair Bolsonaro invadiram e destruíram às sedes dos três poderes, na capital federal.
O Governador Ibaneis Rocha foi afastado do governo do Distrito Federal, e o secretário de Segurança Pública, Anderson Torres foi exonerado.
A Advocacia Geral da União pediu ao Supremo Tribunal Federal a prisão do secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Anderson Torres.
O Ministério da Justiça informou que 1,2 mil pessoas foram presas e conduzidas à Polícia Federal.