A operação de Olho na Queimada começou nesta semana em Rio Claro. A prefeitura se antecipou à operação Estiagem, que começa em todo o estado de São Paulo em primeiro de maio. “Já estamos mobilizados na intensificação do monitoramento de áreas com maior perigo de incêndio durante a época de estiagem”, explica o diretor da Defesa Civil de Rio Claro, Wagner Martins Araújo.
Na operação De Olha Queimada, a Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário envia diariamente equipe aos pontos mais críticos, a fim de evitar focos de incêndios ou combater o fogo em estágio inicial. “Assim, minimizamos danos e poupamos recursos materiais e humanos, além de reduzir transtornos trazidos por esse tipo de situação”, comenta o secretário de Segurança, Marco Antonio Bellagamba.
A colaboração da comunidade é essencial para reduzir os riscos de incêndios, que causam prejuízos materiais, põem vidas em risco, afetam a saúde pública por causa da fumaça, e impactam a flora e fauna; entre outros transtornos. Por isso, a Defesa Civil de Rio Claro pede que as pessoas não ateiem fogo em lixo, entulhos, galhos, folhas e outros materiais em terrenos baldios. “Uma pequena fogueira pode se tornar um grande incêndio”, comenta o diretor da Defesa Civil do município.
Quem observar foco de incêndio deve ligar para o Corpo de Bombeiros (193) ou Defesa Civil (199).
IMPRENSA DA PREFEITURA DE RIO CLARO – SP