Se você tem uma Loja Física e está sofrendo com o fraco desempenho das vendas no comércio, montar uma Loja Virtual é uma grande alternativa para tirar sua empresa da crise e “dar a volta por cima”.
Ressaltando a afirmação acima, o Bom Dia Brasil da TV Globo destacou uma reportagem que trata exatamente disso:
O E-commerce é a Grande Oportunidade para quem tem uma loja física driblar a crise financeira e o fraco desempenho as vendas que o país está vivendo.
Na reportagem entrevistaram a empresária Claudia Venâncio da Loja Bellalune que estava com vendas fracas em sua loja física. Ela e o sócio decidiram montar uma loja virtual com intuito de aumentar suas vendas.
O planejamento do negócio foi bem feito e deu certo.
Eles já projetam um faturamento maior vindo do canal online do que da loja física.
Outro empreendedor o Thiago, começou do zero e abriu uma loja virtual de presentes 3 meses atrás, para vender presentes online. Thiago “toca” toda a operação a partir de casa e o negócio dobra de tamanho a cada mês, segundo ele.
O que aconteceu com a Cláudia e o Thiago que criaram lojas virtuais e bombaram rapidamente tem explicação.
Eles focaram nas 6 etapas obrigatórias para o sucesso de uma loja virtual que são:
Planejamento
Criação da Loja Virtual
Lançamento
Divulgação
Gestão e Análise
Retorno Financeiro
Comportamento do Mercado Consumidor
O número de lojas virtuais cresceu mais de 40% nos primeiros seis meses de 2015, o que indica um intenso movimento de novos empreendedores e também empreendedores do varejo físico apostando nas vendas pela internet.
Isso tem explicação!
As venda no comércio eletrônico cresceram 17% no ano passado, chegando a faturar mais de R$ 35 bilhões.
Para esse ano 2015 é esperado um crescimento de cerca de 20%, atingindo mais de R$ 42 Bilhões.
Observando esse cenário e refletindo sobre o nosso comportamento de compra, podemos rapidamente encontrar razões para esse forte crescimento do mercado de E-commerce, vejamos alguns deles:
Mudança no comportamento do consumidor,
Preços mais baixos,
Facilidade em comparar produtos, preços e condições,
Comodidade,
Variedade,
Falta de tempo do consumidor para ir a lojas físicas,
Aumento contínuo do uso de smartphones,
Entre vários outros.
Esses são apenas algumas razões para o forte crescimento do setor de e-commerce nos últimos anos e isso não vai parar, não pelos próximos cinco anos, pelo menos.
Outro fator é que as pessoas, estão usando cada vez mais Internet nos celulares, isso irá contribuir muito para o contínuo crescimento das vendas online.
Hoje em dia não temos mais tempo disponível pra nada, todo mundo vive “correndo” de um lado para o outro, de olho no tempo… Enquanto você tá no taxi (ou no Uber) preso no transito, entra na internet no celular e compra algum item que está precisando.
Até compras de mercado eu faço online às vezes… E olha que eu dizia que jamais iria fazer compras de mercado online (pq eu adoro ir ao mercado rsrsrs).
Fonte: Ecommerce na Prática