Ontem na rede globo foi exibido o primeiro capitulo da nova novela das 21h, eu confesso que não assisti, e nem sabia que a última tinha acabado haha. Porém, quando entro na minha página pessoal no facebook vejo um alarde sobre um tal beijo gay, um beijo gay entre duas mulheres, um beijo gay entre as atrizes mais que respeitadas Fernanda Montenegro e Nathalia Timberg, um beijo gay no primeiro capitulo de uma novela global em horário nobre, um beijo gay que chegou dando voadora no peito da família tradicional brasileira que até agora não se recuperou e prolifera palavras e frases como: “duas atrizes dessa categoria fazendo um papel desse, que absurdo” ou “nossa vocês viram as duas velhas se beijando, nunca imaginei ver isso” e por ai vai, só piorando.
Então pensei, ter um beijo gay entre duas mulheres, entre duas mulheres idosas e divas da TV e ainda mais na estréia da novela no horário nobre é importante?! Claro que é, é importante pra se ter representatividade, é importante pra mostrar que o amor entre iguais também não tem idade, que essas mulheres existem e estão aqui, é importante que seja uma cena mais emocional do que sexualizada como muitas vezes são as cenas lésbicas na TV, porque só erotizando você consegue ter “aceitação”, pelo menos da ala masculina. Mas, ainda sonho com o dia em que vou entrar no face e não haverá mais alarde sobre isso, sonho com o dia em que as manchetes não vão escrever sobre o beijo gay, vão apenas escrever sobre a cena, vão apenas escrever sobre a qualidade ou não da mesma, sonho com o dia em que não precisaremos mais brigar por representatividade na mídia pois isso já vai ser algo natural, o dia que não precisaremos fazer mais alarde porque um beijo gay assim como o hétero é só um beijo.
Pra quem não viu e quiser ver a cena, aqui esta o link: https://www.youtube.com/watch?v=8lNYg5_cXpo
Imagem tirada da página “Nos muros de Bauru”: https://www.facebook.com/nosmuros/photos/a.261348190633047.43892.261343850633481/607633506004512/?type=1&theater