FUNDAÇÃO ULYSSES GUIMARÃES

A história da construção da democracia no Brasil sempre terá que se reportar a Ulysses Guimarães.

 

A Fundação Ulysses Guimarães foi criada sem nenhum cargo remunerado.


Todas as funções, prevista em sua criação eram de alta relevância e sem remuneração pessoal.

 

Nunca faltaram pessoas interessadas em compor sua diretoria, reconhecendo que poderiam contribuir com a perpetuação histórica do nome de seu homenageado e da entidade com possibilidades de fortalecer os bens públicos.

 

Politicamente eu tinha muitas divergências com Ulysses Guimarães. Isso não me impediu de reconhecer sua trajetória como importante personagem da história do Brasil.

 

Ele foi o deputado federal Diretas Já. Enfrentou diversos momentos da ditadura que se apropriou indevidamente do Brasil. Foi o grande personagem da Constituinte.

 

Entre os personagens que homenagearam o rio-clarense há depoimentos de:

 

André Franco Montoro; Barbosa Lima Sobrinho; Celso Lafer; Fernando Henrique Cardoso; Ibsen Pinheiro; José Genoino Neto; Leonel Brizola; Luiz Carlos Bresser Pereira; Luiz Gonzaga Belluzzo; Luis Inácio LULA da Silva; Maria da Conceição Tavares; Mário Covas; Miguel Reale Jr.; Nelson Jobim; Orestes Quércia; Osvaldo Manicardi; Pedro Simon; Tito Henrique da Silva.

 

Apesar de divergências me incluo entre os personagens da história de Rio Claro que reconheceram e homenagearam a figura desse importante personagem. E esses são apenas alguns cidadãos que selecionei nas mais diversas cores partidárias.

 

Agora, Rio Claro por iniciativa de seu Executivo e seu Legislativo ao invés de corrigir as distorções que foram praticadas ao longo da história de gestões municipais, prefere ignorar a importância de Ulysses Guimarães.
Acabam com a Fundação que poderia e deveria prestar muitos serviços relevantes para nossa população, para os registros históricos. Para justificar essa ignorância criam uma creche com o nome do importante personagem.

 

Para criar a creche, muito justa e necessária, não precisariam acabar com a Fundação. Bastaria dar à Fundação ULYSSES GUIMARÃES um uso adequado aos fins de sua criação.

 

A História registrará os coveiros da história, seja do Executivo, seja do Legislativo. Tais coveiros demonstram que não são capazes de valorizar a cultura e a história de Rio Claro.
UMA VERDADEIRA VERGONHA !!!

 

Att, ‎Cláudio Di Mauro 


© 2024 - Rio Claro Online
Todos os Direitos Reservados
Agência Interativa Nautilus Publicidade