Com o apoio da prefeitura, o município de Rio Claro recebe no domingo (3) o Circuito Sesc de Artes – Conectando lugares, circulando ideias. A programação inclui apresentações de música, dança, circo, artes visuais e literatura, e será realizada no Lago Azul. A entrada é gratuita e as atividades terão início às 16 horas.
Na programação destaque para a banda de reggae Tribo de Jah (do Maranhão), uma das pioneiras do reggae no Brasil. Na literatura, a Muda Práticas de Leitura (de São Paulo) estimula diálogos literários com a atividade Leve Livro. Photolink Remix levará a artemídia ao público, que também poderá conferir apresentação de dança da Trupe Benkady (de São Paulo). O espetáculo circense Se chove, não molha, encenado pelo Circo Vox (de São Paulo), completa a programação.
O Circuito Sesc de Artes é uma realização do Sesc São Paulo. Este ano, o evento chega a 108 cidades do interior, litoral e Grande São Paulo, além da capital. Ao todo, são 68 atrações e 615 apresentações e intervenções artísticas nos finais de semana (sextas, sábados e domingos), no período de 24 de abril a 10 de maio, com a participação de 392 artistas. Em 2014, 280 mil pessoas passaram pelas atividades do Circuito.
Programação com sinopses
LITERATURA
Leve Livro
Muda Práticas de Leitura (SP)
Uma estante móvel montada na praça, com cerca de 200 livros para ler e trocar. É só chegar, escolher um e sentar-se num dos bancos da sala de leitura ao ar livre. Essa ação busca criar aproximações entre os leitores, estimulando diálogos literários, conversas sobre os livros que cada um já leu, proporcionando a troca de opiniões e histórias. O público conta com o suporte de dois mediadores que auxiliam na seleção dos livros disponíveis de acordo com o interesse de cada leitor. E eles também entram na roda de conversas com suas experiências. A rua se torna uma biblioteca viva.
Curadoria: Heloísa Sobral e Fábio Figueiredo / Produção e Coordenação: Heloísa Sobral / Concepção, Projeto Cenográfico e Design: Laura Sobral / Cenotecnia: Raphael Franco e Rodrigo de Moraes Machado / Mediadores de Leitura: Muda Práticas Culturais e Educativas
ARTEMÍDIA
Photolink Remix
memelab (SP)
Instalação em que são projetadas fotos tiradas em duas cidades diferentes, em tempo real, criando um diálogo de imagens e de pessoas. O visitante faz seus próprios registros fotográficos ao mesmo tempo em que fotos enviadas de outra cidade são projetadas em seu corpo. O Photolink procura criar uma conversa entre pessoas e lugares diferentes por meio da apropriação e da mixagem das imagens produzidas ali na hora. Com isso, reproduz de forma artística a lógica da reapropriação e do ruído da internet.
Concepção e Criação: memelab
DANÇA
Diálogos Ancestrais
Trupe Benkady (SP)
O coletivo paulistano apresenta um repertório de danças e ritmos dos balés tradicionais do povo mandingue, tribo que ocupa parte do território do Mali. Nesta região da África, a música e a dança fazem parte do cotidiano: para cada ocasião social, como batismos e casamentos, há um canto próprio e um ritmo específico. A proposta da Trupe Benkady é divulgar a riqueza dessa cultura milenar pouco conhecida no Brasil. Além de apresentações públicas dessa cultura, a trupe também vem se dedicando a oferecer oficinas para os participantes. Ela é formada por quatro percussionistas e quatro dançarinos, entre eles a professora Flávia Mazal, fundadora do grupo.
Dançarina e Professora: Flávia Mazal / Dançarinos: Rafael Rodrigues, Thaise Reis, Louis Handberg / Percussionistas: Rafael Fazzion, Hiles Moraes, Thiago Dan Olubi, Adilson Fernandes / Produtora: Paula da Paz
CIRCO
Se Chove, Não Molha
Circo Vox (SP)
Três palhaços da mesma família chegam para apresentar seu espetáculo, mas se atrapalham tanto para fazer os números que ficam neste “chove, não molha” até o último momento. Reconhecido por sua irreverência e desenvoltura, o Circo Vox foi criado em 1996, por Gallo Cerello e Elena Cerândola. Com nove espetáculos em seu repertório, a trupe navega pelas belezas do circo dentro e fora da lona, criando situações divertidas a partir de números de mágica, malabares e acrobacia. Neste espetáculo, a brincadeira dos palhaços está justamente no desejo de fazer uma apresentação impecável. Só no fim é que percebem que suas palhaçadas no picadeiro são o verdadeiro e divertidíssimo espetáculo.
Direção: Circo Vox / Elenco: Elena Cerântola, Gallo Cerello, André Farias / Técnicos: Rogério Santana e Gui Bressane / Produção: Circo Vox – Moretti Cultura e Comunicação.
Duração: 50 minutos
MÚSICA
Tribo de Jah (MA)
Uma das pioneiras do reggae no Brasil, a Tribo de Jah nasceu em 1986 quando quatro de seus cinco integrantes começaram a tocar juntos na Escola de Cegos de Maranhão. Nos bailes do interior conheceram o vocalista Fauzi Beydoun, que apresentava um programa de rádio dedicado ao reggae. Nesses vinte e nove anos de carreira o grupo já lançou quinze discos.
Com: Aquiles Rabelo Filho (baixo), Kenilson Alberth Cama Enes (teclado), João Rodrigues (bateria), Alexsandro Costa Enes (guitarra), Fauzi Beydoun (voz) e Pedro Elias Beydoun (backing vocal).
Duração: 75 minutos
Com informações: Portal da imprensa da prefeitura.