Material Escolar: Dicas para a Hora da Compra

Docente do Senac Rio Claro ensina como economizar e tornar a tarefa mais fácil e prazerosa  

 

Para quem tem filhos, um dos maiores gastos no início do ano é com a compra do material escolar. Muitas vezes por falta de tempo ou prática, o consumidor não pesquisa preços ou questiona o valor dos produtos. Para saber como economizar e até mesmo transformar essa atividade em um agradável programa familiar, Gabriella de Paiva Matos, docente da área de gestão e negócios do Senac Rio Claro, dá algumas dicas.

 

A primeira sugestão é fazer uma lista dos itens que a escola pediu antes de ir às lojas. Dessa maneira, fica mais fácil resistir aos impulsos consumistas. “É ideal conversar com os filhos previamente e alinhar o quanto poderão gastar com os materiais”, explica a docente. Nem sempre o item mais sofisticado é o de melhor qualidade ou o mais adequado. Evite escolher cadernos com personagens, logotipos e acessórios licenciados, porque geralmente os preços são mais elevados.

 

Outra orientação é conversar com outros pais para realizar a compra em conjunto. As lojas concedem descontos maiores para vendas de mercadoria em grande quantidade. Também vale a pena analisar o material escolar do ano anterior e verificar o que pode ser reutilizado. “Na maioria das vezes, é possível reaproveitar livros didáticos do filho mais velho para o mais novo, trocar materiais com colegas de escola e vizinhos. Precisa apenas ficar atento se o exemplar é o mesmo”, orienta Gabriella.

 

Se a prioridade é economizar ainda mais, as lojas on-line são sempre uma alternativa interessante. “Verifique o histórico das empresas conversando com conhecidos e acessando os sites do Procon e Reclame Aqui”, indica a docente do Senac Rio Claro. Nas lojas físicas, o consumidor deve preferir o pagamento à vista, deixando a prazo como última alternativa.

 

O ideal, segundo Gabriella, é guardar uma provisão, ao longo do ano, para a lista de material escolar. Também é importante adquirir o hábito de ir às compras no fim do ano, pois, em geral, as lojas recebem novas mercadorias em janeiro e os preços acabam sendo reajustados. “No caso dos livros didáticos, é possível reservá-los com antecedência. Dessa forma, o cliente adquire o produto com o preço vigente na época da encomenda”, explica.

 

Por último, exija nota fiscal e, ao recebê-la, cheque se os produtos estão devidamente descritos. É a garantia do cliente em caso de troca de produto.

 

 

Serviço:

Senac Rio Claro

Endereço: Avenida Dois, 720 – Centro

Informações: 19 2112-3400

www.sp.senac.br/rioclaro


© 2024 - Rio Claro Online
Todos os Direitos Reservados
Agência Interativa Nautilus Publicidade