A mitomania é uma distúrbio de personalidade onde o paciente possui uma tendência compulsiva pela mentira. Esta doença é também conhecida como mentira obsessivo-compulsiva.
Uma das grandes diferenças do mentiroso esporádico ou “tradicional” para o mitômano, é que no primeiro caso o indivíduo não tem resistência em admitir a verdade, enquanto o portador da compulsão por mentir usa a mentira em proveito próprio ou em prejuízo de outro de forma imoral e insensível, sem sentir necessidade de desfazer o engano.
Como reconhecer um mentiroso compulsivo
O mitômano é um indivíduo que mente compulsivamente. Algumas vezes são pequenas mentiras, enquanto que outras vezes são pitorescas, elaboradas detalhadamente, que induzem a todos a acreditar nelas. Na mitomania o paciente usa a mentira de forma consciente para enganar pessoas e tirar vantagens, ele nunca admite suas mentiras embora tenha plena consciência de que são histórias imaginárias, e também não se constrange quando suas mentiras são descobertas.
O diagnóstico da mitomania pode ser feito pelo médico psiquiatra após uma avaliação minuciosa com o indivíduo.
O que causa essa doença
As causas da mitomania não são totalmente esclarecidas mas sabe-se que há inúmeros fatores psico-sociais envolvidos na questão. Acredita-se que a baixa auto-estima e a tentativa de se proteger de situações constrangedoras marquem o início da mitomania.
Qual o tratamento para mentira compulsiva
O tratamento da mitomania pode ser feito através da toma de medicamentos e sessões psiquiátricas e psicológicas, mas esse comportamento patológico se torna um estilo de vida difícil de ser controlado como qualquer outra doença psiquiátrica. Durante o tratamento é importante a colaboração de amigos e familiares para levantar a auto-estima do indivíduo, oferecendo todo o amor e compreensão que ele precisa para vencer a doença.
Mitomania tem cura?
A mitomania tem cura e ela pode ser alcançada com as terapias acima citadas, mas em muitos casos é necessário um grande investimento financeiro e de tempo para algum resultado possa ser observado.
Fonte: Tua Saúde