Como o Corpo de Bombeiros de Rio Claro foi criado
O CORPO DE BOMBEIROS QUE AJUDEI A CRIAR
Jenyberto Pizzotti
Em 1977 (eu então com 25 anos), através de artigos e reportagens nas páginas do jornal “Diário do Rio Claro”, da família de Jodate David, fui um dos primeiros cidadãos a incentivar, alertar e apelar as autoridades através da imprensa, sobre a necessidade da criação e implantação de um Corpo de Bombeiros em Rio Claro.
Existia a preocupação, mas nada acontecia, então publiquei um artigo de ficção (domingo, 17 de julho de 1977) no Suplemento Especial do Jornal “Diário do Rio Claro”. Com foto de primeira página e um longo artigo no suplemento, alertei sobre a possibilidade de um incêndio destruidor no Cine Excelsior e Prédio Padula, com ameaça até ao Hospital “Santa Filomena”.
O artigo de ficção e ao mesmo tempo, um alerta, provocaram comoção e a reação dos rioclarenses.
O artigo e o jornal ficaram expostos durante semanas na vitrine da “Casa Edison” (Avenida 1/Rua 4) com velas acessas, e isso despertou uma brilhante e intensa campanha paralela de idealistas de Rio Claro e dos Clubes Sociais e Filantrópicos de Rio Claro que exigiram e apelaram as autoridades, até a criação do Corpo de Bombeiros em nossa cidade.
Na continuidade dessa matéria, vou transcrever a reportagem e publicar, pois o texto é muito interessante.
Jenyberto Pizzotti
jenyberto@yahoo.com.br