Primeiramente , antes de qualquer início de conversa sobre veganismo, devemos perguntar aos leitores:vocês sabem o que realmente significa veganismo?
Bom, veganismo é uma vertente ideológica libertaria, que visa boicotar e repudiar o abuso, exploração e a morte de animais inocentes (especismo). Veganos não fazem o consumo de carnes, ovos, leite e seus derivados, mel, peles de animais, produtos testados nos mesmos e etc.
A implicação ideológica disso é desconstruir socialmente a imagem de que o homem tem poder sobre o planeta terra e os animais pertencentes ao meio ambiente. Entretanto no cotidiano, inúmeros elementos sociais, como a mídia por exemplo, distorcem o que é o veganismo realmente.
Tornar-se vegano é se posicionar dentro de um tabu social, pois os seres humanos se julgam capacitados a explorar tanto etnias distintas, quanto os animais que estão no planeta e os recursos naturais. Portanto, a partir do instante que boicotamos a exploração animal, entramos em conflitos com a sociedade que oprime diariamente,
Mas, como diria Émilie Zola: “O destino dos animais é muito mais importante para mim do que o medo de parecer ridículo”.
Tornar-se vegano é abdicar ao sofrimento animal e a objetificação dos seres, rodeios, circos e espetáculos de tortura animal. Bem como a luta pró direitos.
Para algumas pessoas um espetáculo onde um animal se contorce de dor ou é submetido ao homem é algo normal, porém essa é uma ideia doentia e os seres humanos que enxergam isso e lutam contras ão na verdade difusores da ideia de compaixão e libertação.
Muitas pessoas lutam pela equidades de direitos humanos, entretanto poucas lutam pelos direitos de todos os terráqueos, ou seja, toda vida animal presente na terra.
A liberdade humana só se dará completamente, quando enxergarmos que SOMOS TODOS ANIMAIS e somos explorados também, pelo capitalismo, pelas indústrias e etc. Devemos querer além da nossa própria alforria a dos nossos irmãos animais e um estreitamento maior com nossa verdadeira casa, a terra.
Lembre-se, o homem, por mais que inúmeras pessoas digam que sim, não possui características fisiológicas adequadas ao consumo de “alimentos” de origem animal e a cada dia que passa inúmeros estudos científicos mostram isso.
Além do quesito ecológico e muitos outros fatores, o veganismo é puramente isso, uma filosofia de vida, pró TODAS as vidas, não uma minoria.
Para mais informações sobre veganismo acesse:
Nós, pertencentes ao Coletivo Vegano Abolição Especista estamos completamente à disposição daqueles que desejam fazer parte dessa difusão de amor, e luta contra o assassinato e exploração de seres inocentes: o veganismo.
xDulce Lolitax