Em comemoração ao aniversário da cidade de Rio Claro, a Orquestra Sinfônica de Rio Claro, apresentou neste sábado 20/06 a sua Orquestra Experimental em um belo concerto!
Ontem a Orquestra Sinfônica de Rio Claro se apresentou no Teatro do Centro Cultural “Roberto Palmari” com o espetáculo Cinema em Concerto que apresenta diversas trilhas sonoras do cinema, como por exemplo; O fantasma da ópera, Rei leão, Titanic e uma novidade bem esperada; frozen, animação dos estúdios disney que vem conquistando cada vez mais o púbico.
A Orquestra Sinfônica de Rio Claro foi fundada em 1983. Durante mais de 20 anos tem sido um dos grandes patrimônios culturais a serviço da nossa cidade. Tanto pela realização artística promovida pelos concertos da temporada, quanto pelo incansável trabalho pedagógico realizado pela Escola de música “Fábio Marasca”. O fruto desse trabalho pode ser aferido pela grande quantidade de músicos que, tendo aqui iniciado sua formação, partem para integrar orquestras em todo o brasil e inclusive no exterior. Contando com o apoio decisivo da Prefeitura Municipal de Cultura, a realização dos concertos eu compõem a temporada anual da Sinfônica contribui para sedimentar a já conhecida tradição musical de Rio Claro.
Visando um nível de escolas de música, universidades e orquestras jovens modelos do país, a Direção da Orquestra Sinfônica de Rio Claro criou a Orquestra Experimental, na qual todos os alunos em processo de aprendizado intermediário poderão fazer parte e assim adquirir experiência de gestual de regência, leitura de repertório e dinâmica de ensaio, tornando assim esses futuros músicos mais preparados para grandes concertos e processos de ensaios de uma orquestra profissional.
A escola da Orquestra Sinfônica de Rio Claro, desta forma produzirá músicos mais bem experientes para o mercado de trabalho e universidades brasileiras.
Outra novidade da Orquestra experimental, é que parte dos músicos dos naipes de sopro e precursão, fazem parte da uma parceria feita com a Banda da União dos Artistas Ferroviários de Rio Claro, podendo assim atuar como uma orquestra sinfônica.
A apresentação durou aproximadamente 2h e contou com diversos músicos e maestros. Um espetáculo para ser aplaudido de pé.
Texos retirados no portfólio do espetáculo
Orquestra Sinfônica de Rio Claro.
Fotos: Michael Edward Willis – Willis fotografia