Palavra Ministrada no Culto: 23/10/2016

O QUE DEUS ESPERA DE NÓS?

ISAÍAS 5: 1-7

 

A parábola da vinha, e a sua aplicação 

 1 Ora, seja-me permitido cantar para o meu bem amado uma canção de amor a respeito da sua vinha. O meu amado possuía uma vinha num outeiro fertilíssimo.

2 E, revolvendo-a com enxada e limpando-a das pedras, plantou-a de excelentes vides, e edificou no meio dela uma torre, e também construiu nela um lagar; e esperava que desse uvas, mas deu uvas bravas.

3 Agora, pois, ó moradores de Jerusalém, e homens de Judá, julgai, vos peço, entre mim e a minha vinha.

4 Que mais se podia fazer à minha vinha, que eu lhe não tenha feito? e por que, esperando eu que desse uvas, veio a produzir uvas bravas?

5 Agora, pois, vos farei saber o que eu hei de fazer à minha vinha: tirarei a sua sebe, e será devorada; derrubarei a sua parede, e será pisada;

6 e a tornarei em deserto; não será podada nem cavada, mas crescerão nela sarças e espinheiro; e às nuvens darei ordem que não derramem chuva sobre ela.

7 Pois a vinha do Senhor dos exércitos é a casa de Israel, e os homens de Judá são a planta das suas delícias; e esperou que exercessem juízo, mas eis aqui derramamento de sangue; justiça, e eis aqui clamor.

Poderíamos falar de muita gente hoje aqui, mas correria o risco de ser injusto porque por mais que pesquise sobre a vida de alguém, eu nunca saberia a verdade absoluta sobre aquela pessoa, então falarei de mim mesmo e mesmo que falei demais, será sobre quem não irá se ofender comigo e eu me livrarei do risco de ser processado por danos morais.

Desde que nasci e me conheço por gente, me lembro dos meus pais pegando no meu pé porque eu queria brincar e eles que eu aprendesse a trabalhar, a fazer algo que fosse útil, mas como criança normal, pelo menos eu pesava que era, o meu pensamento nunca foi alinhado com os deles. A consequência sempre foi a repreensão e eu me sentia sempre na contramão da vida, parecia que todo mundo estava contra mim e aí eu via todo mundo como meus inimigos.

Você pode ver que aí estava um provável futuro delinquente, revoltado com tudo e com todos. A questão principal neste momento era: O QUE EU ESPERAVA DOS MEUS PAIS? Mas havia uma outra questão: O QUE MEUS PAIS ESPERAVAM DE MIM?

Mas estas questões sequer passavam pela minha cabeça e o que prevalecia era o instinto de uma criança que estava crescendo e não era compreendido, porque eles faziam o que haviam aprendido com os pais deles. Se certo ou errado não vem ao caso, mas hoje eu vejo que eu não estava totalmente certo e nem eles estavam totalmente errados e vice-versa.

Sejamos práticos, se eu soubesse o que meus pais esperavam de mim, melhoraria e muito nosso relacionamento correto? E ele até que tentaram, porém, a dureza do meu coração e a minha visão de que todo mundo queria me machucar, acionava o meu instinto de autoproteção e defesa fazendo com que eu reagisse muitas vezes de forma agressiva para me proteger causando stress para mim e para todo mundo ao meu redor.

Percebem a luta travada entre eu e o mundo?Eu tinha a impressão que tudo que eu fazia era errado e eu até tinha a certeza que o mundo todo estava contra mim, que eu era um coitado perseguido até mesmo pelos meus pais, que viviam dizendo que eram meus protetores, mas eles só me batiam sem eu fazer nada…
o meu posicionamento sempre foi de autopreservação e autoproteção, nunca havia me colocado no lugar de nenhum deles até o momento em que me casei e nasceu o meu primeiro filho, o Richardson.

A partir daí começou a vir a minha mente: O QUE UM PAI ESPERA DE UM FILHO? EU SEMPRE PENSAVA NO QUE EU ESPERAVA DO MEU PAI. Começo agora a ver que o pai sempre espera que seu filho seja bom, obediente, estudioso, integro e trabalhador, etc., não é verdade?

Assim também Deus espera de seus filhos sejam obedientes, santos, sintam o desejo de conhecê-lo cada vez mais e progredir neste relacionamento, que sejamos frutíferos, produzindo boas obras; que sejamos de fato seus representantes aqui na terra.

Me converti aos 35 anos e a partir daí as coisas mudaram na minha vida de forma tremenda, pois onde Cristo entra as coisas mudam, os frutos mudam. De um provável delinquente o Senhor me transformou em um ministro da Sua Palavra. Não me pergunte o que Deus viu em mim, porque até hoje eu não sei, só sei que Ele é bondoso, misericordioso, visionário e acho que até maluco, porque se eu fosse Ele, ficaria longe de mim. Mas no momento em que ele entrou na minha vida os frutos mudaram:

Gl 5.22,23 – Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei.

João 1: 12 Mas, a todos quantos o receberam, aos que creem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus;

Deus nos chamou para produzirmos bons frutos. Jó 15.16 Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça;

Precisamos conhecer o nosso pai para saber o que ele espera de nós. Quando garoto ainda alguma coisa me levava a aprender com meu pai, tanto que o meu desejo sempre foi ser maquinista, conduzir aqueles trens compridos que ele trabalhava, aquilo era o máximo para mim e me decepcionei quando ele quis que eu fosse ser mecânico não maquinista. Você precisa conhecer o teu pai, a tua mãe.

O apóstolo Paulo diz em Cl 1.10 Para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus;
Só podemos agradar a aquele que conhecemos, o contrário haveremos de contrariá-lo.
A gente só tem percepção destas coisas depois que tem um encontro verdadeiro com Cristo, foi o que aconteceu comigo.

Percebam o que o Senhor diz neste trecho de Isaías:

1 Ora, seja-me permitido cantar para o meu bem amado uma canção de amor a respeito da sua vinha. O meu amado possuía uma vinha num outeiro fertilíssimo.

2 E, revolvendo-a com enxada e limpando-a das pedras, plantou-a de excelentes vides, (ninguém planta nada esperando dar fruto ruim)e edificou no meio dela uma torre, (lugar de vigília e todos os pais devem vigiar seus filhos)e também construiu nela um lagar; e esperava que desse uvas, mas deu uvas bravas. (se aconteceu com Deus, poderá acontecer conosco, fiquemos em alerta total, diz a Palavra que os olhos de Deus estão por sobre toda a terra)

16 Mas o Senhor dos exércitos é exaltado pelo juízo, e Deus, o Santo, é santificado em justiça.

 Amados, o nosso Deus espera que O conheçamos, espera que O sigamos, e pratiquemos a Suas obras e justiça, que sejamos produtores de bons frutos, fruto do Espírito Santo e não há outra maneira sem que conheçamos profundamente o nosso Deus e Pai. Ele espera que sejamos tal como Ele em espírito.

Pastor

Geraldo Silva

953c1a2a8ae0c1fc602c85e1eb6c86de


© 2025 - Rio Claro Online
Todos os Direitos Reservados
Agência Interativa Nautilus Publicidade