Segundo a estatal, a realização de parcerias estratégicas é uma parte importante do Plano de Negócios e Gestão 2017-2021
RIO DE JANEIRO/SÃO PAULO (Reuters) – A Petrobras informou nesta quarta-feira que fechou acordo estimado em 2,2 bilhões de dólares com a petroleira francesa Total, envolvendo cessão de direitos em áreas no pré-sal, compartilhamento de terminal de regaseificação, transferência de fatias em térmicas, entre outros negócios.
O montante inclui entrada de caixa de 1,6 bilhão de dólares após conclusão da operação, o que deve demorar cerca de 60 dias, além de pagamentos contingentes e um carrego de investimentos no desenvolvimento da produção de ativos comuns às duas empresas.
O montante será pago pela Total à Petrobras e suas subsidiárias.
Com o acordo, a Petrobras já cumpriu cerca de 13 bilhões de dólares do plano de desinvestimentos para o biênio 2015-16, de 15,1 bilhões de dólares.
O presidente da Petrobras, Pedro Parente, disse a jornalistas que a empresa trabalhará para atingir a meta de desinvestimentos até o fim de 2016.
Ele disse ainda que o acordo com a Total é de cooperação e parceria, e por isso não pode ser considerado apenas como uma operação de desinvestimento.
(Por Marta Nogueira e Roberto Samora)
Fonte: Extra – Foto: Folha de São Paulo