Na tarde desta segunda-feira (10), por volta das 14h30, a equipe da Polícia Militar foi chamada pela vice diretora de uma Escola Estadual localizada no bairro Arco-Íris, em Rio Claro/SP, para verificar uma denúncia de que dois alunos estavam portando armas brancas em suas mochilas.
Os policiais foram até a sala da vice diretora, onde estava um punhal encontrado na mochila de um aluno de 11 anos de idade e um canivete encontrado na mochila de uma aluna de 12 anos de idade.
Os pais dos alunos foram chamados e compareceram à escola para acompanharem seus filhos e conversarem com eles. Os pais informaram que os filhos pegaram as armas brancas em suas próprias casas, mas que não sabiam o que estavam fazendo.
A diretora da escola registrou um Boletim de Ocorrência no dia 06/04/2023, sobre ameaça, tendo em vista que pais de alunos estavam repassando a mensagem na escola que estavam ouvindo muitos comentários de um possível ataque na unidade de ensino.
As armas brancas foram apreendidas e encaminhadas para análise. Os Policiais Militares liberaram os alunos para seus responsáveis legais e chamaram o Conselho Tutelar na escola, mas o conselheiro tutelar de plantão no momento informou que não seria possível comparecer na escola e, que os registros da ocorrência devem ser encaminhadas antes ao Conselho Tutelar.
O Boletim de Ocorrência foi registrado como apreensão de objeto.
O ocorrido levanta novamente a discussão sobre a segurança em escolas e a importância de se criar ambientes seguros para alunos e professores. É importante que as autoridades competentes tomem medidas efetivas para garantir a segurança nas escolas, incluindo a prevenção de casos como este e o acompanhamento de alunos que apresentam comportamentos que possam indicar risco à comunidade escolar. Além disso, é necessário que a sociedade como um todo reflita sobre as possíveis causas da violência em escolas e trabalhe para construir uma cultura de paz.
Foto Imagem Ilustrativa