A cena de brincar na enxurrada até que parece divertida e era assim que muitas crianças de divertiam no passado, porém, toda esta brincadeira ingênua pode acarretar diversos problemas.
O contato com água de enchentes pode causar danos à saúde de qualquer pessoa.
Segundo a Vigilância Epidemiológica da Fundação de Saúde, as chuvas e enchentes aumentam o risco de doenças infectocontagiosas. Por esse motivo, é importante alertar sobre a necessidade de prevenção para evitar problemas de saúde ocasionados pelo contato com a água suja das chuvas, que carregam uma série de bactérias e vírus.
Diversos tipos de doenças podem se manifestar a partir da contaminação. Como a leptospirose, causada por uma bactéria encontrada na urina do rato e que pode entrar pela pele humana.
SINTOMAS
O setor de saúde alerta que se a pessoa tiver contato com a água ou lama das enchentes, precisa ficar atento a sintomas como febre, dor muscular, náuseas e dor de cabeça, nesse caso, procurar atendimento e relatar o ocorrido.
A hepatite A também pode ser transmitida pela água misturada com esgoto humano. As enchentes também aumentam o risco de diarreia aguda, causada por bactéria, vírus e parasitas.
Outra doença que pode se manifestar e também com risco de ser transmitida pelo contato com enxurradas é a Febre tifoide, causada pela salmonella typhi, bactéria encontrada nas fezes. Também tem o risco de ser transmitida através de águas em enchentes.
A Vigilância Epidemiológica orienta os seguintes cuidados:
– Evitar contato com águas de enchentes;
– Caso ocorra, permanecer o menor tempo possível;
– Não deixe que as crianças nadem ou brinquem na água e na lama;
– Evite manusear objetos que tenham sido atingidos pela água ou lama;
– Proteja os pés e as mãos com botas e luvas de borracha ou sacos plásticos duplos;
– Jogar fora medicamentos e alimentos que entraram em contato com as águas da enchente, mesmo que estejam embalados com plásticos ou fechados e dentro da data de validade;
– Lave bem as mãos antes de preparar alimentos;
– Procure beber sempre água potável, que não tenha tido contato algum com as enchentes;
– Se sua casa for atingida pela enchente, após o recuo da água providencie limpeza e desinfecção dos ambientes, utensílios, móveis e outros objetos. Usando luvas, botas de borracha ou outro tipo de proteção para pernas e braços, descarte tudo que não der para recuperar.
Fonte: Diário do Rio Claro