Munícipes de Rio Claro compareceram na câmara de vereadores nas últimas quatro semanas e prometem comparecer novamente em peso nesta segunda-feira (14) e aumentar a pressão sobre os vereadores.
As principais pautas de reivindicação dos manifestantes são:
A revogação da taxa de iluminação e a redução salarial dos vereadores, reivindicação que vem crescendo entre a população pelas cidades do interior de São Paulo.
A criação da taxa de iluminação foi enviada pelo prefeito municipal Dú Altimari e aprovada por ampla maioria pelos vereadores, os manifestantes alegam que cidades vizinhas como Limeira e Cordeirópolis assumiram os custos da manutenção da iluminação pública sem a necessidade de criar uma nova taxa para o consumidor, e pontuam que forma de cobrança é injusta já que as contas de energia comprovam que quem gasta mais, paga proporcionalmente um valor de tarifa menor.
Quanto a redução salarial dos vereadores, alegam que o salário pago aos vereadores e seus indicados políticos na câmara não condizem com a realidade de crise atual, já que a prefeitura alega estar com os cofres vazios e inclusive não fez um repasse previsto para a Santa Casa no valor de 2 milhões de reais.
Evento nas redes sociais: https://www.facebook.com/events/958783477514592/