Na noite de ontem (2) manifestantes compareceram a Câmara de Vereadores de Rio Claro, os manifestantes pediam a cassação do vereador Paulo Guedes (PSDB) por quebra de decoro parlamentar, após ter se tornado réu na justiça, “O Guedes já é réu. A ação foi proposta à 3ª Vara Criminal. O juiz deu ciência aos acusados. Eles apresentaram as defesas, e o juiz reconheceu que há indícios suficientes para apurar o crime, aceitando a denúncia” – confirmou o promotor André Vitor de Freitas na época em reportagem do Jornal Cidade.
Os manifestantes também protestavam contra a Taxa de Iluminação que arrecadou ao município a quantia de R$ 8.370.967,00 em 10 meses conforme levantamento do Guia Rio Claro, contra um projeto que proíbe o funcionamento do Uber em Rio Claro e contra a Vereadora Raquel Picelli (PT) que também responde a processos na justiça.
O manifestante Rogério da Cunha informou que estava participando do protesto “porque temos uma situação parecida com a da câmara dos deputados em Brasília. Temos na câmara de vereadores de Rio Claro dois vereadores que são RÉUS em processos do MP. Por uma questão moral a câmara deveria abrir uma comissão de ética e afastar esses dois vereadores enquanto o processo estivesse correndo. A mesa diretora se faz de surda e mantém esses vereadores legislando e aprovando projetos destinados a cidades. Desconfio que o crime cometido por eles (Rachid) é uma prática comum na câmara, por isso a mesa diretora se nega a instalar a comissão de ética e afastar esses vereadores. Nós, rioclarenses, devemos cobrar nas sessões camarárias que o regimento interno seja cumprido e que esses dois vereadores sejam afastados enquanto durar o processo”.
Rogério ainda aponta que “essa atitude deveria se de todos os Rioclarenses indignados com a corrupção, inclusive daqueles cidadãos que foram protestar contra a corrupção nas ruas quando a Globo mandou”.
Embora o presidente da Câmara Legislativa tenha chamado a atenção dos manifestantes em alguns momentos, a sessão foi concluída normalmente.
Imagens cedidas por Anaí Arraes
O texto contém informações dos sites:
Jornal Cidade: http://www.jornalcidade.net/rio-claro/politica/paulo-guedes-vira-reu-por-dividir-salarios-de-assessoras/
Guia Rio Claro: http://www.guiarioclaro.com.br/materia.htm?serial=206008122&seccao=Not%EDcias