“Adolescências no uso de álcool e outras drogas… e agora? o que vamos fazer? ou não fazer?”. Esse é o tema da palestra do psicólogo Ricardo de Castro e Silva, convidado para falar no 82º Bate-papo Cultural do Arquivo Público e Histórico de Rio Claro.
O bate-papo acontece nesta quarta-feira (25), às 20 horas, na sede do Arquivo. O evento é aberto ao público e deve atrair a presença de jovens, pais e educadores.
Segundo Ricardo, a experiência junto à população adolescente que vive em centros urbanos nos apresenta muitos desafios, pois essas adolescências estão vulnerabilizadas e produzindo sintomas. “Vamos discutir sobre o que de fato estas juventudes necessitam e o que fazer diante desta realidade”, diz.
Psicólogo e psicodramatista, Ricardo de Castro e Silva é mestre e doutor em educação e consultor sobre sexualidade humana e cidadania na escola. Em 2002, publicou o livro Orientação Sexual, Possibilidade de Mudança na Escola.
Atuou na área de saúde do adolescente e do jovem no ministério da Saúde e no gerenciamento de serviço público de saúde mental nas adolescências. Trabalhou em Guiné Bissau (África) na capacitação de profissionais para prevenção da AIDS.
O Arquivo Público localiza-se na Rua 6, nº 3.265, Alto do Santana, no NAM – Núcleo Administrativo Municipal. O Bate-papo Cultural oferece certificado de participação e conta com sorteio de quites com produtos do Arquivo. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3522.1935.