Produtor executivo
É o “cara da grana”: colabora financeiramente com o filme, mas não participa ativamente do dia a dia no set. Diferentemente do produtor, não lida com questões técnicas. Há quem considere que esse crédito só é concedido para afagar a vaidade do beneficiado
Gerente de locações
“Locação” é o jargão técnico para qualquer cenário não construído em estúdio. Esse profissional precisa pesquisar lugares reais (um museu, uma casa, uma rua…) adequados a cada cena. Se o diretor aprovar, o próximo passo é conseguir a autorização (ou negociar o pagamento) para o uso do local
Gerente de produção
Nem todo mundo está envolvido com a parte artística do filme. Esse profissional, por exemplo, cuida de toda a parte burocrática: custos de produção, aluguel de equipamento, salários, cronogramas… Ele é essencial para evitar estouros no orçamento ou atrasos na filmagem, por exemplo
Produtor
Grosso modo, é ele quem torna um filme possível. Ele coordena aspectos como a arrecadação de dinheiro,a contratação de profissionais e adistribuição do longa. Envolve-se em praticamente todas as etapas, desde aseleção do projeto que será executado até a pós-produção
Designer de produção
É ele quem responde pelo visual do filme como um todo, passando por cenário, figurino e maquiagem. É preciso que esses elementos estejam bem coordenados: não faz sentido uma atriz vestindo um figurino antigo, mas com um estilo de maquiagem atual e atuando em um cenário futurista, né?
Sonoplasta
Já na pós-produção, esse artista cria, artificialmente, os efeitos sonoros exigidos pela cena. Por exemplo: ele pode bater diferentes tipos de metais para criar o ruído de um acidente de automóvel. Hoje, porém, é muito comum a manipulação de arquivos digitais já prontos com esse tipo de som
Departamento de arte
É o setor que reúne todos os profissionais responsáveis por aspectos visuais, como o diretor de arte, o decorador de set, o designer de set e até os ilustradores, que criam desenhos durante a pré-produção para ajudar aequipe a entender melhor o filme
Diretor de arte
Supervisiona o trabalho dos ilustradores,dos artistas gráficos e dosdesigners no set de filmagem
Diretor de elenco
Tom Cruise ou Brad Pitt? Scarlett Johansson ou Natalie Portman? Cabe a ele escolher os atores certos para cada papel. Muitas vezes, o processo envolve testar dezenas ou centenas de candidatos a cada personagem, que leem algum trecho do roteiro. Esses testes são chamados de audições
Storyboarder
Algumas cenas são caras ou complicadas demais para serem simplesmente feitas “na hora”. O storyboarder cria uma espécie de HQ que ajuda o diretor e o cinematógrafo a planejar os movimentos da câmera, por exemplo. O cargo surgiu no estúdio de animação de Walt Disney, nos anos 30
Figurinista
Cuida de cada detalhe das roupas dos atores, o que inclui elementos como tecidos, cores e caimento. Não basta ser bom estilista: para filmes de época, por exemplo, os figurinistas mais aplicados pesquisam materiais, tingimentos e padronagens típicos do período ou garimpam peças em brechó
Departamento de som
É o conjunto de profissionais encarregados da gravação e do tratamento de todos os sons de um filme. São eles, por exemplo, que posicionam e operam os diferentes tipos de microfone. Também cuidam da mixagem do áudio, ou seja, da combinação de vários sons simultâneos
Maquiador
Responsável pelo make do rosto e, em alguns casos, do corpo inteiro. O maquiador-chefe cuida dos atores principais, enquanto os assistentes ficam com os secundários. Há também especialistas em maquiagem de próteses (como as orelhas pontudas de Spock, em Jornada nas Estrelas)
Cinematógrafo ou diretor de fotografia
É basicamente a mesma função, mas há quem diga que o termo cinematógrafo só pode ser aplicado quando o diretor de fotografia também opera a câmera.A função dele é obter o visual almejado pelo diretor para cada cena, por meio de ajustes de luz, regulagem da câmera e uso de filtros
Operador de câmera
Alguns diretores, diretores de fotografia ou cinematógrafos gostam de “colocar a mão na massa” e operar, pessoalmente, as câmeras. Mas, na maioria dos casos, há um técnico designado especificamente para essafunção, que é orientado para realizar cada movimento (zoom, panorâmica etc.)
Maquinista ou grip
Diferentes movimentos de câmera podem exigir, por exemplo, que o aparelho deslize sobre trilhos ou seja anexado a guindastes móveis. Quem monta esses equipamentos é o maquinista-chefe, ou grip. Ele também precisa deixar a iluminação como o diretor de fotografia definiu
Assistente de direção
Ajuda o diretor na parte artística e o gerente de produção na parte técnica. Em alguns casos, pode dirigir o segundo plano de cenas principais ou até trabalhar paralelamente ao cineasta, cuidando de cenas menores em uma locação diferente, por exemplo. Nesse caso, conta com uma equipe própria, chamada de segunda unidade
Fotógrafo de still
Não confunda com o diretor de fotografia. Esse aqui registra os “stills” (ou seja, as fotos paradas) que servirão para a divulgação do filme. Seu material pode ser usado em pôsteres ou cedido para jornais e revistas, por exemplo. Ele também pode fotografar o set para ajudar o trabalho do diretor
Decorador de set
Imagine um decorador de interiores – mas, em vez de mobiliar uma casa, ele adereça os cenários do filme. Assim como o figurinista, pode “caçar” peças reais interessantes ou desenhar e construir, do zero, os móveis que deseja. Ele divide o Oscar de direção de arte com o designer de produção
Fonte: Mundo Estranho