Violência Física: Uso de força física, que fere, provoca dor ou até a morte.
Violência Psicológica: Vem de agressões verbais ou gestuais com o objetivo de aterrorizar, humilhar, restringir a liberdade ou isolar do convívio social.
Violência sexual: refere-se ao ato ou jogo sexual de caráter homo ou heterorrelacional. Esses abusos visam obter excitação, relação sexual ou práticas eróticas por meio de aliciamento, violência física ou ameaças.
Abandono: é uma violência que se manifesta pela ausência ou deserção dos responsáveis governamentais, institucionais ou familiares de prestarem socorro a uma pessoa que necessite de proteção e assistência.
Negligência: refere-se à recusa ou omissão de cuidados devidos e necessários por parte dos responsáveis familiares ou institucionais. A negligência é uma das formas de violência mais presente no país. Ela se manifesta frequentemente associada a outros abusos que geram lesões e traumas físicos, emocionais e sociais, em particular, para as que se encontram em situação de múltipla dependência ou incapacidade.
Autonegligência: Diz respeito à conduta da propria pessoa que ameaça sua saúde ou segurança, pela recusa de prover cuidados a si mesmo.
Violência Econômica: consiste na exploração impropria, ou ilegal, ou ao uso de não consentido pela pessoa de sues recursos financeiros e patrimoniais,
Violencia emocional e social: refere-se à agressão verbal crônica, incluindo palavras depreciativas que possam desrespeitar a identidade, dignidade e autoestima. Caracteriza-se pela falta de respeito à intimidade, falta de respeito com os desejos, negação do acesso a amizades, desatenção as necessidades sociais e de saúde.
Violência Medicamentosa: é a administração por familiares, cuidadores e dos profissionais dando medicamentos de forma indevida, aumentando, ou diminuindo ou excluindo os medicamentos orientados.
Chega de violência! Vamos nos respeitar e cuidar de quem precisa.