O município de Rio Claro alcançou a cobertura de 73,31% dos grupos indicados para a vacinação da gripe. A campanha será encerrada na segunda-feira (31) em todas as unidades de saúde, que atendem das 7 às 16 horas.
O percentual de Rio Claro registrado no Ministério da Saúde significa que foram vacinadas 29.652 até essa segunda-feira (24), de uma estimativa de 40.448 pessoas.
Os grupos indicados para a vacina são: crianças de seis meses até menores de cinco anos, gestantes, mulheres que acabaram de ter filhos (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, idosos, portadores de doenças crônicas, Exército, Aeronáutica e Marinha, funcionários dos Correios, motoristas e cobradores de ônibus das linhas estaduais e municipais, professores, policiais, moradores de rua, refugiados, funcionários da Defensoria Pública Federal, Estadual e Municipal; e funcionários da coleta de lixo e da limpeza das ruas.
Segundo o Ministério da Saúde, a vacina é segura e também considerada uma das medidas mais eficazes na prevenção de complicações e casos graves de gripe. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da doença.
Gripe
A transmissão dos vírus influenza ocorre pelo contato com secreções das vias respiratórias, que são eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também acontece por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).
À população em geral, o Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples como medida de prevenção, tais como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal.
Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.
Informações: Imprensa da prefeitura