Vacinação de cães e gatos no final de semana

A Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro, por intermédio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), inicia no próximo sábado (13) a campanha de vacinação contra a raiva na área urbana. Cães e gatos devem ser imunizados.

 

As equipes estarão em pontos estratégicos dos bairros nos finais de semana para garantir o máximo de cobertura. Os proprietários de animais devem acompanhar o calendário com dia e horário estabelecidos para a vacinação. De acordo com o gerente do CCZ, Josiel Hebling, a campanha de vacinação segue até o dia 9 de abril. Em caso de chuva o trabalho será remarcado.

 

Na zona rural cães e gatos já receberam a vacinação, que foi realizada em julho de 2015. Foram imunizados 2.767 cães e 897 gatos. Os animais de grande porte (equinos e bovinos) também precisam ser vacinados. Neste caso os proprietários devem adquirir as vacinas – disponíveis em agropecuárias – e providenciar a aplicação.

 

A imunização é a única forma de prevenção contra a raiva. A doença é transmitida por morcegos e, além de ser fatal para os animais, também provoca a morte do ser humano que for contaminado, através de mordeduras ou contato direto com secreções de animais infectados.

 

Sinais da doença

 

Os sinais da raiva variam conforme a espécie. Quando a doença acomete animais carnívoros, com maior frequência eles se tornam agressivos (raiva furiosa) e, quando ocorre em animais herbívoros, sua manifestação é a de uma paralisia (raiva paralítica).

 

No entanto, em todos os animais costumam ocorrer os seguintes sintomas: dificuldade para engolir, salivação abundante, mudança de comportamento, mudança de hábitos alimentares, mudança de hábitos e paralisia das patas traseiras. Nos cães, o latido torna-se diferente do normal, parecendo um “uivo rouco”; e os morcegos, com a mudança de hábito, podem ser encontrados durante o dia, em hora e locais não habituais.

 

Fonte: Guia Rio Claro

 


© 2024 - Rio Claro Online
Todos os Direitos Reservados
Agência Interativa Nautilus Publicidade